22.ª rodada do Brasileirão fecha com sete partidas neste domingo

 Mesmo com mudanças, Flamengo tenta manter sua essência ofensiva no duelo com o América-MG


A opção do técnico Renato Gaúcho por poupar titulares do Flamengo no Campeonato Brasileiro abrirá uma brecha importante para a sequência da equipe na temporada. Contra o América-MG, neste domingo (26), às 11h, o treinador observará se o Rubro-Negro, apesar das mudanças do meio para a frente, mantém sua postura ofensiva e consegue garantir os três pontos.

Com a provável entrada de Thiago Maia, o Flamengo projeta manter o equilíbrio na saída de bola e ter o trunfo em finalizações de longa distância. O espaço para Diego como titular abre um leque de oportunidades.

Com nova chance na equipe, o craque, recuperado do edema na panturrilha direita, tem no duelo no Independência a possibilidade de retomar seu ritmo de jogo e se tornar boa alternativa na distribuição de jogadas do Rubro-Negro. O desempenho atuando mais próximo do setor ofensivo é um bom desafio para esta retomada prestes à equipe disputar o jogo da volta da semifinal da Copa Libertadores.

Provável opção para o decorrer do jogo, Andreas Pereira também pode ser observado na mesma posição. O jovem, que se destaca pela vitalidade e pela precisão na finalização, não atuará no decorrer do jogo.

Já na linha de frente, o Flamengo confiará novamente na boa fase de Vitinho, que tem se mostrado forte taticamente e vem dando passes importantes na campanha da equipe. Sua dobradinha com Matheuzinho (que será titular pois Isla é um dos poupados) também rende grandes esperanças. Outra alternativa é apostar nas investidas pelas pontas de Michael, em especial pelo lado esquerdo, em dobradinha com Renê.

Além da confiança em Bruno Henrique, Pedro receberá nova oportunidade de mostrar seu ímpeto ofensivo. O centroavante ocupará o lugar de Gabigol e, com mais minutos para jogar, pretende comprovar suas condições de deslanchar como titular.

Inter tenta entrar no G-6 do Brasileiro, enquanto Bahia luta para fugir da degola 


Internacional e Bahia se enfrentam com ambições diferentes, neste domingo, às 16 horas, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 29 pontos, os gaúchos estão de olho em uma vaga na próxima Copa Libertadores e tentam entrar no G-6, enquanto os baianos, com 23, lutam para fugir das últimas colocações e da ameaça do rebaixamento.

Sem o título brasileiro desde 1979, o Inter sabe que acabar com este jejum em 2021 é uma tarefa praticamente impossível. Desta forma, a disputa da principal competição sul-americana serviria de consolo. Por isso, os três pontos diante do Bahia são considerados obrigatórios.

O técnico Diego Aguirre conta com o retorno do experiente Taison, recuperado de lesão. Já os laterais Moisés e Renzo Saravia estão suspensos e são desfalques certos do time, que soma sete partidas de invencibilidade. O treinador uruguaio aproveitou a semana para intensificar o trabalho de força e espera por um grupo mais resistente para impor um ritmo forte durante os 90 minutos.

O elenco de Aguirre está com moral elevado após as convocações de Edenílson para a seleção brasileira e Paolo Guerrero, para o selecionado do Peru. O clube também festejou na sexta-feira a inauguração do CT para as categorias de base em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O clube espera dar um salto de qualidade na formação de jogadores com as melhorias no complexo, que ficou quase seis meses em obras.

"As melhorias realizadas foram motivadas pela profissionalização da paixão pelo Internacional. Nós consideramos que a infraestrutura precisava de uma mudança para dar um salto de qualidade na formação dos atletas", disse o diretor desportivo da base, Gustavo Grossi.

BAHIA - Vindo de dois empates seguidos - Santos (0 a 0) e Red Bull Bragantino (1 a 1) - o Bahia estará na capital gaúcha mergulhado em crise. A sexta-feira foi conturbada no clube. Com parte dos salários em atraso, os jogadores decidiram que não vão concentrar nos jogos realizados em Salvador, nem vão dar entrevistas como exigem seus contratos. Eles realizaram o último treino antes do jogo e depois foram liberados. O grupo só se reapresentou no sábado para a viagem até Porto Alegre.

Em nota, a direção do clube confirma que há atraso de um mês de salário e três de imagem para o elenco, com "exceção a sete atletas remanescentes do ano passado, que estão com outros quatro meses de imagem em aberto, fruto de acordo de renegociação da pandemia".

Dentro de campo, com 23 pontos somados, o Bahia espera o quanto antes se afastar da zona de rebaixamento. Para isso, terá que quebrar um jejum de sete anos sem vitória sobre o time gaúcho. A última vez que venceu foi em 2014, quando levou a melhor em confronto pela primeira fase da Copa Sul-Americana, venceu por 2 a 0, no Sul.

Depois disso, Bahia e Inter voltaram a se enfrentar outras nove vezes. Foram dois empates e sete vitórias do Inter. Pelo primeiro turno do Brasileirão, em Salvador, o Bahia perdeu por 1 a 0, gol de pênalti de Edenílson.

O técnico argentino Diego Dabove contará com o retorno do zagueiro Germán Conti, após cumprir suspensão pelo terceiro amarelo. O goleiro Danilo Fernandes, emprestado pelo Internacional, fica fora por questão contratual. Mateus Claus deve continuar no gol.

O curioso é que o meia Rodriguinho segue como opção no banco, embora tenha sido contratado ano passado na condição de estrela. Outro fato interessante é que Gilberto, com oito gols, também virou opção depois que o colombiano Rodallega entrou no comando de ataque e fez cinco gols, quatro deles contra o Fortaleza na vitória por 4 a 2. O outro ele fez no empate com o Red Bull Bragantino.

Com mudanças, Fluminense e Red Bull Bragantino se enfrentam pela quarta vez na temporada


Pela quarta vez na temporada, Fluminense e Red Bull Bragantino se enfrentam. Neste domingo, o duelo acontece no Maracanã, às 16h, em partida válida pela 22ª rodada do Brasileiro. Nos últimos cinco encontro entre as equipes, desde 2020, o Tricolor só venceu um deles, pela Copa do Brasil. No entanto, ambos os elencos sofreram mudanças desde o último encontro.

No início das campanhas de 2021, Flu e Bragantino se enfrentaram em sequência: em 11 dias, foram três jogos, dois pela terceira fase da Copa do Brasil e uma pela 3ª rodada do Brasileiro. Na competição eliminatória, o Tricolor levou a melhor no jogo de ida por 2 a 0 e abriu a boa vantagem que garantiu a classificação, mesmo com a derrota por 2 a 1 na volta, em Bragança Paulista.

Pelos pontos corridos, logo após a eliminação do time paulista, as equipes terminaram empatando por 2 a 2. Até agora, o Red Bull faz boa campanha fora de casa no campeonato, sendo o segundo melhor visitante com apenas uma derrota, além de seis vitórias e três empates. Já o Fluminense tem deixado a desejar no Maracanã, e é o oitavo melhor mandante somando quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.

No entanto, apenas os números não traduzem o que esperar desta partida. Na época dos duelos, em junho, os clubes ainda não tinham sofrido baixas no elenco. Três meses depois, o Fluminense perdeu os meias Nene, para o Vasco, e Miguel, que assinou justamente com o Bragantino nesta semana após rescindir o contrato com Laranjeiras. No caso do camisa 77, que foi para o rival, ele se destacou nos duelos anteriores.

Por outro lado, algumas mudanças no time carioca foram no sentido contrário. No mesmo período, o time foi reforçado por Nonato e Jhon Arias, além de ter passado por uma mudança de comando, agora nas mãos de Marcão, que entrou no lugar de Roger Machado e, desde que assumiu, ainda não perdeu no Brasileiro.

No caso da equipe de Bragança Paulista, também houve uma saída importante. Claudinho, destaque da equipe, assinou com o russo Zenit em agosto. Além disso, o time não planeja entrar com força total. Isso porque a equipe de Maurício Barbieri terá o jogo de volta da semifinal da Sul-Americana na próxima quinta-feira. Na ida, no Brasil, o Bragantino abriu boa vantagem de 2 a 0 contra o Libertad.

Ainda que o histórico recente seja de duelos disputados, as mudanças ocorridas podem representar mais otimismo para a torcida tricolor. Atual oitavo colocado e buscando chegar mais perto da zona de classificação da Libertadores, o Fluminense tem chances de entrar no G6 em caso de vitória e com tropeços de Corinthians e Internacional. Se empatar, chega aos 30 pontos, empata com os paulistas e dependerá do saldo de gols.

Santos aposta em desencanto de Marinho contra Juventude para se afastar do perigo


O Santos fez uma grande temporada passada embalado pelos gols de Marinho. Foi à decisão da Copa Libertadores e terminou entre os melhores do Brasileirão. A fase do atacante virou e os resultados agora desapareceram. Neste domingo, às 16 horas, diante do Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, o astro é aposta para o início da fuga das últimas posições. O clube confia no "desencanto" do camisa 11 em confronto direto da parte inferior da tabela, em Caxias do Sul.

Marinho não marca desde o clássico com o Palmeiras, dia 10 de julho. Portanto, há quase 80 dias. São 18 jogos no período desde então, mas em mais da metade ele não esteve em campo, por causa de contusões musculares. Recuperou-se, mas, nas oito partidas em que atuou, não repetiu a fase artilheira que o fez ser reverenciado pela torcida.

atacante teve a chance de quebrar o incômodo jejum na rodada passada, mas escorregou na cobrança de um pênalti no Castelão e acabou mandando a bola para o alto no 0 a 0 com o Ceará. Batedor oficial do clube, foi justamente num tiro livre sua última bola na rede. No Allianz Parque, ele bateu com precisão a penalidade diante do Palmeiras. Contudo, o time perdeu por 3 a 2.

Fábio Carille aposta na semana livre que teve de treinos para resgatar as boas apresentações do jogador. O treinador trabalhou bastante o ataque para comemorar seu primeiro gol desde que assumiu o clube, há três rodadas. Marinho jogará ao lado de Lucas Braga e Léo Baptistão, com Carlos Sánchez voltando, recuperado do lesão no tornozelo, na missão de fazer a bola chegar na frente.

Carille diagnosticou "problemas" no setor de armação e apontou a falta de criatividade como principal motivo para o Santos passar em branco contra Bahia e Ceará (empates por 0 a 0) e diante do Athletico-PR (derrota por 1 a 0). Com Sánchez e laterais liberados para atacar o tempo todo, acredita em "novos tempos" em Caxias.

São nove jogos sem vitórias do Santos e uma perigosa queda para as últimas colocações. No 14º lugar, o time está a somente um ponto da zona de rebaixamento. Tem 24, contra 23 do Juventude, o 17º. "Temos de esquecer os resultados ruins e focar na volta das vitórias", pede Sánchez.

Aprovado na rodada passada, o esquema com três defensores será mantido. Carille gostou de ver João Paulo bem protegido no Castelão e vai repetir a formação com Velázquez, Danilo Boza e Wagner Leonardo na defesa. Recuperado, Madson disputa vaga com Pará na lateral-direita e pode ser escolhido pelas características ofensivas.

O Juventude, em situação um pouco menos favorável, busca escapar da zona de rebaixamento. Nas últimas quatro partidas em casa pelo Brasileirão, o Juventude somou apenas dois pontos. Foi derrotado para Cuiabá (2 a 1), empatou com o São Paulo (1 a 1), empatou com o Fortaleza (1 a 1) e perdeu para o Atlético-MG (2 a 1). A última vitória em casa aconteceu pela 13.ª rodada: 1 a 0 na Chapecoense, dia 26 de julho, há dois meses. Na competição inteira, o aproveitamento em Caxias do Sul é de 45,45%. São 11 jogos em casa, quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.

"Temos que transferir o nosso rendimento em resultados. Não só internamente, mas externamente estamos recebendo comentários de que estamos jogando bem. Infelizmente, por algum detalhe ou outro, não estamos conseguindo a vitória, mas isso são ajustes. O problema seria se a gente não produzisse para vencer", afirmou o atacante Ricardo Bueno.

O técnico Marquinhos Santos terá os retornos do lateral-esquerdo William Matheus e do atacante Marcos Vinícios após cumprirem suspensão na última rodada. Por outro lado, o zagueiro Rafael Forster, expulso contra o Athletico, fica de fora.

Durante a semana, o time gaúcho rescindiu o contrato do volante Matheus Jesus, além de afastar o lateral Alyson e o atacante Paulinho Boia do elenco com a alegação da falta de comprometimento. Na sexta, anunciou a chegada do lateral-esquerdo Guilherme Santos, do Botafogo, e do atacante Rafael Bilu, do Corinthians.

Para seguir no G4, Fortaleza busca vitória contra o Sport em duelo de nordestinos


Fortaleza e Sport se enfrentam neste domingo, às 18h15, na Arena Pernambuco, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de momentos bem diferentes na temporada, o confronto entre os leões é mais uma amostra da crescente representatividade que o futebol nordestino tem apresentado nas últimas temporadas no cenário nacional.

O Leão do Pici faz uma temporada histórica, eliminou o São Paulo e está nas semifinais da Copa Brasil pela primeira vez, além de estar no G4 do Brasileirão. Já o Leão da Ilha, que retornou à elite em 2020, não faz uma boa temporada e está na zona do rebaixamento, com apenas 17 pontos e na 19ª colocação.

Mesmo com uma possível queda do Sport, o Nordeste pode ter quatro representantes na próxima Série A pelo quinto ano seguido, já que o CRB é o 4º colocado na Série B, enquanto Náutico e Sampaio Corrêa tentam se recuperar em busca do acesso.

Atual presidente do Fortaleza, Marcelo Paz exalta os investimentos feitos na região e o desempenho dos times nordestinos nos últimos anos.

É um povo apaixonado pelo futebol. Com mais investimentos, começamos a colher os frutos de um desempenho esportivo melhor. A caminhada é longa, mas este é o caminho para as equipes se manterem competitivas - pontuou.

Dentro de campo, a equipe cearense teve um crescimento notável desde a chegada do treinador argentino Juan Pablo Vojvoda, em maio deste ano. O jogo ofensivo e agressivo dentro e fora de casa proporcionou uma virada de chave para o clube, que possui hoje o 4º melhor ataque do Brasileirão, com 29 gols marcados, e apresenta um desempenho superior ao de grandes equipes do futebol brasileiro.

- O Vojvoda tem um estilo de jogo agressivo, ofensivo, gosta que o time trabalhe a bola e atue com protagonismo. É um perfil de treinador que o nosso torcedor se identifica, é o nosso DNA, fizemos a contratação dele porque ele se enquadrou em todas essas exigências - afirmou Marcelo Paz.

Fora das quatro linhas, o Fortaleza se notabiliza pelo modelo de gestão responsável, com investimentos em infraestrutura e tecnologia. O compromisso com a gestão proporcionou ao clube a contratação de alguns reforços, como Yago Pikachu e Lucas Crispim, peças-chave do elenco cearense.

ótima temporada do Fortaleza corrobora com o bom papel exercido pelo futebol nordestino no cenário nacional. Além da manutenção e presença na elite de ao menos quatro equipes nordestinas que disputaram o Brasileirão 2020 - Fortaleza, Ceará, Bahia e Sport -, algo que ocorre desde 2018, o futebol nordestino emplacou seis clubes nas oitavas de final da Copa do Brasil 2021, com Vitória, Fortaleza, CRB, ABC, Bahia e Juazeirense. O número só não foi maior porque o Fortaleza eliminou o arquirrival Ceará na fase anterior.

Outro marco importante no torneio eliminatório foi conquistado pelo Fortaleza, que garantiu, pelo quarto ano consecutivo, um representante nordestino nas quartas de final. De acordo com Marcelo Segurado, executivo de futebol com passagem pelo Ceará, é notável o desenvolvimento dos clubes da região.

- Na minha primeira temporada pelo Ceará, alcançamos a elite e encerramos um longo jejum. A torcida sempre apoiou muito o time, o futebol é uma grande paixão do povo nordestino. A boa administração e a sólida estrutura podem levar esses clubes, muitas vezes considerados de menor expressão, a brigar por títulos importantes - destacou Segurado.

Cada vez mais relevante, a Copa do Nordeste também tem se mostrado muito importante para a organização dentro de campo das equipes e para elas se prepararem para o restante da temporada. De acordo com Segurado, o nível competitivo do torneio está ligado à boa fase no âmbito nacional.

- A competição exige muito dos clubes, com uma preparação de qualidade tanto dentro quanto fora de campo. É um torneio com uma exigência muito alta. Algumas equipes disputam o campeonato estadual com times de transição, com foco na competição regional, que a cada dia ganha mais força no cenário local e regional - completou o dirigente.

Grêmio encerra preparação para enfrentar o Athletico-PR


Grêmio concluiu, neste sábado, os treinamentos referentes ao jogo diante do Athletico Paranaense. A partida, válida pela 22ª rodada da Série A, está marcada para o domingo, às 18h15 (de Brasília), na Arena da Baixada.

O técnico Luiz Felipe Scolari coordenou um aquecimento inicialmente. Em seguida, o elenco foi dividido, visando aprimorar jogadas pelas laterais e a posse de bola.

A última parte dos trabalhos foi destinada a treinos de bola parada, tanto para o setor ofensivo como defensivo.

Com 22 pontos somados, o Grêmio é o 18º colocado do Brasileirão. A equipe vem de vitória contra o Flamengo, pelo placar mínimo, no Maracanã.

Atlético-GO tenta quebrar jejum e encerrar série positiva do Cuiabá


Buscando ganhar posições, Atlético-GO e Cuiabá se enfrentam neste domingo, às 20h30, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), pela 22.ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória é importante para ambos os times na busca para se distanciarem ainda mais da zona de rebaixamento.

O Cuiabá vive seu melhor momento no torneio. O time do Mato Grosso não perde há cinco jogos e soma 28 pontos, muito próximo da zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores. Na última rodada, empatou por 2 a 2 com o Fluminense. O Atlético-GO, por outro lado, não vence há quatro jogos, o que fez com que o time perdesse algumas posições na tabela. No domingo, perdeu para o São Paulo por 2 a 1, resultado que o deixou com 26 pontos.

Do lado do Atlético-GO, o técnico Eduardo Barroca poderá contar com o meia João Paulo e o atacante Zé Roberto, que cumpriram suspensão. Ambos os jogadores retomam suas respectivas posições na equipe titular do clube goiano.

Por outro lado, Eduardo Barroca não terá Willian Maranhão. O volante está suspenso e dará lugar a Matheus Barbosa, que treinou entre os titulares. De resto, o time será o mesmo das últimas partidas.

"Acho que a gente já passou por isso (má fase) antes. Passamos por isso no ano passado e neste ano. Ficamos alguns jogos sem vencer, mas conseguimos nos reerguer. É importante deixar de pensar na pressão para entrar no jogo contra o Cuiabá, que é muito importante, com bastante confiança", reforçou o treinador.

O técnico Jorginho Campos não deve contar com Rafael Gava, que não participou dos últimos treinos do Cuiabá por conta de um desconforto muscular. O setor do meio de campo, a tendência, é ser formado por Pepê, Auremir e Camilo. O treinador também não contará com o zagueiro Marllon e o atacante Rafael Elias, ambos suspensos.

"A gente vai sempre em busca da vitória. De forma nenhuma pensamos exclusivamente em nos defender, de ficar uma equipe reativa. Gosto que a equipe jogue para frente. Em alguns momentos do jogo a gente propositalmente chama o adversário para o nosso campo, para que possamos ter velocidade. Vamos com o propósito de ganhar os três pontos, sabendo o quanto será difícil", declarou Jorginho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro