Prova de vida dos servidores aposentados termina nesta quinta-feira (30)

 Quem não realizar o cadastramento no prazo ainda não terá o benefício cancelado, mas o bloqueio do pagamento é imediato

Na próxima quinta-feira (30), encerra-se o prazo para que servidores civis do Executivo Federal aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis realizem a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A necessidade de comprovação havia sido suspensa como medida de proteção à pandemia, mas o ato foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

O prazo varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020. Quem faria a prova de vida em setembro ou outubro de 2020 e ainda não fez a atualização deve realizar o procedimento até o dia próximo dia 30 de setembro.

O exame tem por objetivo realizar a atualização cadastral. Ou seja, quem não cumprir a exigência pode sofrer restrições que podem levar até à suspensão do pagamento de benefícios.

A comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. Quem já tem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel.

E se eu não conseguir fazer a prova de vida, terei o benefício cancelado imediatamente?

Até que isso ocorra, há duas etapas, sendo a primeira o bloqueio do benefício e depois a suspensão do pagamento. Neste mês de setembro, quem teve o benefício bloqueado em junho entra na etapa de suspensão. Se ainda assim o beneficiário não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

Caso o benefício seja bloqueado, posso reativá-lo?

Sim. Segurados que tiveram os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. O mesmo vale para os benefícios cancelados.

Para isso, o segurado precisa ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício.

O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, é só buscar por Reativar Benefício, na lupa.

O recadastramento é feito no banco onde o aposentado ou pensionista recebe seu benefício (no guichê de atendimento, pelo caixa eletrônico e até pelo internet banking, em alguns casos). 

Prova de vida em casa para maiores de 80 anos

Quem tem mais de 80 anos e pessoas com mais de 60 anos, que têm alguma dificuldade de locomoção podem fazer a prova de vida em casa.

beneficiário ou um familiar precisa agendar o exame pelo 135 ou pelo Meu INSS, solicitando uma visita de um funcionário do órgão.

Vencimento

O mês original de renovação da prova de vida é estabelecido pelo banco que paga o benefício. O critério varia de acordo com cada instituição:

Caixa - O vencimento se dá em até um ano da última prova de vida realizada.

Banco do Brasil - A prova de vida é feita no mês de aniversário do beneficiário.

Bradesco - O vencimento da prova de vida é o mês em que o cliente recebeu o primeiro pagamento.

Itaú Unibanco - O vencimento ocorre quando completado um ano após a realização do último procedimento.

Santander - O vencimento da prova de vida ocorre anualmente com base na data da concessão da aposentadoria.

Segundo o INSS, desde o ano passado, mesmo no período em que a prova de vida deixou de ser obrigatória, por conta da pandemia de covid-19, mais de 28,7 milhões de beneficiários realizaram o procedimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios