Diretor de Tecnologia do Palácio do Planalto testa alcance de post sobre cloroquina no Twitter

 Chefe da TI do Planalto promove tratamento precoce e coloca em dúvida a eficácia de vacinas contra a covid-19

Publicação feita pelo diretor de Tecnologia da Informação da Presidência no Twitter "testa" alcance de post sobre cloroquina - Reprodução/Twitter

O diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria-Geral da Presidência, Hélio Sant'Ana, usou o Twitter para medir o engajamento de uma publicação com os termos "cloroquina" e "ivermectina".

O teste foi feito em sua conta pessoal na rede social na última sexta-feira (20). No perfil, ele se identifica como chefe da TI do Palácio do Planalto, marcando a conta oficial da Presidência em sua descrição.

O uso dos remédios foi uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante as ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Nenhum dos medicamentos tem eficácia comprovada no combate à covid-19.

A publicação de Sant'Ana teve mais de 300 compartilhamentos e 4.300 curtidas. Depois da repercussão, ele fez um comentário na própria postagem: "Pelo menos no Twitter ainda não fomos limitados".

Na mesma semana do post de Sant'Ana, uma reportagem da GloboNews revelou que o plano de saúde Prevent Senior não informou seus pacientes com covid-19 que seriam medicados com hidroxicloroquina e ivermectina. A pesquisa feita pela operadora ocultou mortes por decorrência do uso do remédios. 

Nas redes sociais, o diretor de Tecnologia da Informação do Palácio do Planalto tem se notabilizado por fazer comentários fervorosos a favor de Bolsonaro, além de publicações que colocam em dúvida a eficácia de vacinas contra a covid-19.

Sant'Ana é militar da ativa, tendo ocupado o posto de 1º tenente do Exército Brasileiro de 2009 a 2013. Segundo seu perfil LinkedIn, foi alocado na área de Tecnologia da Informação e atuou como chefe de Segurança e Monitoramento de Redes e coordenador de TI.

No currículo disponível no site do governo federal, a função descrita no mesmo período é mais modesta. No documento, afirma ter sido sub-chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação do Hospital das Forças Armadas.

Perfil de Helio Sant'ana disponível no site da Secretaria-Geral da Presidência / Reprodução/GOV.BR

No início do governo Bolsonaro, passou a ocupar cargo comissionado na Presidência da República. O militar ocupou diferentes cargos na Casa Civil até que assumiu, em março de 2021, a Diretoria de Tecnologia de Informação da Secretaria-Geral da Presidência.

Sant'Ana consta no rol de autoridades que deve ter sua agenda oficial publicizada. A seção com seus compromissos até existe no site da Presidência, mas não foi preenchida desde que ele passou a ocupar o posto de diretor. 


Agenda de Helio Sant'ana não tem compromissos oficiais registrados / Reprodução/GOV.BR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios