“Cúmplice”: associação médica critica Conselho Federal de Medicina em crise da Prevent Senior

 Médicos lamentam "omissão" e acionam TCU e MPF para exigir a responsabilização do órgão

Nesta terça-feira (28), a Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD) divulgou uma nota criticando o Conselho Federal de Medicina (CFM) por sua “omissão” na crise da Prevent Senior. A associação também solicitou ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União que “adotem as medidas que se fizerem necessárias para que o CFM cumpra suas responsabilidades institucionais.”

“Por sua omissão, o CFM tornou-se cúmplice do governo federal nas políticas de enfrentamento à covid-19, contrárias ao preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e por protocolos internacionais, desconsiderando as melhores evidências científicas existentes”, afirmou a ABMMD.

Documentos entregues à CPI da Pandemia revelaram que a Prevent Senior utilizou medicamentos sem eficácia comprovada em pacientes com covid-19, sem que eles fossem avisados sobre o uso dos remédios.

“Tais experimentos teriam ocorrido com o cometimento de diversas irregularidades, dentre elas a sonegação de informações aos pacientes, adulteração de prontuários, a omissão de óbitos, o uso indevido de medicamentos do denominado 'kit COVID' e a imposição de prescrição aos médicos do corpo clínico, em clara afronta ao preceito da autonomia médica”, aponta a associação.

Ainda de acordo com a entidade, “os prejuízos causados à saúde pública e, por conseguinte, à sociedade brasileira pelo posicionamento do CFM não podem ficar impunes”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira