Série B: Cruzeiro recebe CSA, querendo se afastar do Z4. Botafogo enfrenta Sampaio buscando se manter no G4. Ponte e Brasil fazem duelo dos desesperados

 CSA revê Cruzeiro no Independência e tenta embalar na Série B

Cruzeiro e CSA medem forças, neste domingo (26), pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2021. O duelo será disputado no Estádio Independência, em Mina Gerias, às 16h. O Azulão é o 8º colocado, com 35 pontos, e venceu o Botafogo na última quinta. O Cabuloso vem atrás, na 13ª posição, com 31, e arrancou empate com o Vasco, em São Januário, no derradeiro domingo.

No histórico geral, além de dois empates, ambos se enfrentaram dez vezes. O time mineiro tem seis vitórias e 22 gols contra quatro triunfos e 11 tentos do Azulão, porém, este não perde o confronto há seis partidas. 

No retorno da torcida ao Rei Pelé, após 18 meses, o CSA marcou duas vezes na segunda etapa e quebrou a sequência de cinco vitórias do Fogão, uma das melhores equipes no campeonato que luta pelo acesso. Marco Túlio abriu o placar, em falha de Diego Loureiro, e Iury Castilho decretou o triunfo em cruzamento de Ernandes.

Assim, o Azulão ganhou quatro posições e somou a segunda vitória sucessiva - antes tinha vencido o Londrina pelo mesmo placar. Mozart aproveitou bem o tempo que teve de trabalho, após a derrota para o Guarani, e vem colhendo frutos. Logo, o momento é de muita confiança e ímpeto para complicar a vida cruzeirense no fim de semana.

O Cruzeiro é um das equipes que mais empatou na competição: são 13 no total. O último foi contra o Vasco, por 1 a 1, na abertura da 25ª rodada. Sem a presença de Luxemburgo, a equipe deixou tudo igual, graças ao oportunismo do zagueiro Ramon, aos 49' do segundo tempo.

O jogo ainda contou com gol vascaíno anulado pelo VAR no lance anterior e muita reclamação. Foi um ponto importante conquistado pela Raposa para se distanciar da zona de rebaixamento. Agora, a meta é quebrar o tabu contra os alagoanos e iniciar uma arrancada para manter vivo o sonho do acesso.

CSA

Na sexta-feira (24) pela manhã, o elenco treinou às 9h, no CT do Nelsão. À tarde, viajou para Belo Horizonte. O técnico Mozart Santos terá desfalques para o jogo, mas deve optar pelo esquema tático 4-3-3.

O lateral Ernandes, o meia Didira e o atacante Dellatorre não viajaram com a delegação. Bruno Mota e Kevyn são opções para substituir Dellatorre e Ernandes, nessa ordem. Com cinco gols no Azulão, Marco Túlio deve começar jogando novamente no ataque, no lugar de Renato Cajá, e Cristovam segue na lateral direita.

Assim, um provável CSA tem: Thiago Rodrigues; Cristovam, Lucão, Matheus Felipe e Kevyn; Yuri, Geovane e Renato Cajá (Marco Túlio); Gabriel, Iury Castilho e Bruno Mota (Nilson).

Cruzeiro

Para sair de campo com os três pontos, o Cruzeiro vai precisar caprichar na pontaria. Contra Vasco, por exemplo, chutou apenas duas vezes no alvo adversário, as outras quatro foram para fora. O time conta com o retorno de Luxemburgo após suspensão.

Aliás, com o treinador, a equipe mineira segue invicta. No ataque, Keké, ex-Tombense, se recuperou de cirurgia no pé, treinou com o grupo e está à disposição para atuar em qualquer setor do ataque. Por outro lado, Luxa não deve contar o atacante Bruno José e o meia Marcinho.

Ambos seguem fazendo trabalho interno no tornozelo e pé direito, respectivamente. Além deles, Marcelo Moreno e Eduardo Brock tomaram o terceiro cartão amarelo e não jogam. Assim, Claudinho deve começar no ataque.

Com lesão na coxa direita, Welligton Nem também é desfalque. Diante disso, Luxa deve planejar um jogo mais intenso, explorando os atacantes Marco Antônio e Marcinho. No segundo tempo, Rafael Sóbis pode entrar no lugar de Giovanni e o zagueiro/lateral Geovane está recuperado e é opção na zaga.

A partida vai marcar o reencontro da Raposa com o técnico Mozart Santos, demitido fim de julho, com duas vitórias, sete empates e quatro derrotas. Assim, o Cruzeiro deve começar com: Fábio; Rômulo, Rhodolfo (Léo Santos), Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Marco Antônio, Rafael Sóbis (Giovanni), Felipe Augusto (Claudinho), Keké e Thiago.

Arbitragem

Flavio Rodrigues de Souza apita o jogo, auxiliado por Hugo Alex Ribeiro e Anderson José de Moraes Coelho (todos de São Paulo). Ronei Cândido Alves, de Minas Gerais, será o quarto árbitro e Gilberto Rodrigues Castro Junior, de Pernambuco, opera o VAR.

Botafogo recebe Sampaio Corrêa buscando manter a boa campanha 

O ano é 2015. O Botafogo, rebaixado, busca jogadores que se destacaram no ano anterior e aposta em Pimentinha. O atacante, contudo, fica menos de um mês no clube, saindo por se recusar a fazer um exame. Neste domingo, os dois se reencontram: o Alvinegro enfrenta o Sampaio Corrêa às 18h15, no Estádio Nilton Santos, pela 26ª rodada da Série B do Brasileirão.

O atacante chega para a partida sendo uma das referências do Sampaio Corrêa – clube que também defendia antes da “passagem relâmpago” pelo Botafogo. A Bolívia Querida é a 9ª colocada no Campeonato Brasileiro, mas ainda sonha com uma vaga no G4.

Pelo lado do Botafogo, a partida é para se confirmar entre os quatro primeiros colocados da competição. Em uma rodada repleta de confrontos diretos entre equipes que brigam pelo G4, o Botafogo tem a chance de criar vantagem para os clubes fora da zona de classificação para a próxima Série A.

A estratégia de contratações do Botafogo em 2015 era diferente da adotada na atual temporada: a diretoria do Alvinegro buscou jogadores que se destacaram na Série B do ano anterior – neste contexto, chegaram, por exemplo, Bill, Tomás Bastos e Rodrigo Pimpão. Pimentinha, principal jogador do Sampaio em 2014, se encaixava nisto.

O Botafogo anunciou a contratação de Pimentinha no dia 29 de janeiro. Em 27 de fevereiro, menos de um mês depois, o clube soltou uma nota oficial lamentando a decisão da saída do atacante, que deixou o Glorioso sem fazer nenhuma partida.

No dia 25, Pimentinha havia sentido dores do púbis e o plano do Botafogo era fazer exames no local. É aí que a relação começa a acabar: o jogador recusou a ser submetido ao procedimento e, 48 horas depois, o Alvinegro anunciou a saída, provocada por um pedido do jogador. Após isto, o clube divulgou uma nota sobre o acontecimento.

“O Botafogo vem a público esclarecer a saída do atleta Anderson Wanderllan de Moraes Rodrigues (Pimentinha). Antes da formalização do acordo, o atleta alegou dores no pubis e optou por não assinar o contrato. O chefe do Departamento Médico Luiz Fernando Medeiros realizou exames clínicos e solicitou a ressonância magnética na região, que foi recusada pelo jogador.

O Botafogo lamenta a atitude do profissional tendo em vista todos os esforços empenhados para a sua contratação e deseja sorte no prosseguimento de sua carreira”

Renê Simões, treinador do Alvinegro na época, se pronunciou sobre o caso em uma entrevista coletiva. O técnico afirmou que o clube contou a verdade e até relatou algumas palavras do jogador.

– Lamento muito a saída dele. Ele foi muito bem num jogo-treino, é jogador de futebol de salão, de velocidade, sabe fazer gol. Liguei, mas ele não atendia. Podem ter absoluta certeza de que o que Botafogo disse foi toda a verdade. O Luís Ricardo (lateral-direito) falou com ele pelo Whatsapp e disse que o Pimentinha relatava problemas no púbis. Ele contou que não poderia produzir nada por causa da dor no púbis. Disse ‘Me perdoe se fiz algo errado, tenho que ir embora’ – afirmou Renê

De qualquer forma, o fato é que Botafogo e Pimentinha estarão em lados opostos neste domingo. A partida no Estádio Nilton Santos é importante para as pretensões de G4 no Campeonato Brasileiro e reserva emoções.

CINCO MOTIVOS QUE FAZEM A PONTE PRETA CALCULAR VITÓRIA CONTRA O BRASIL DE PELOTAS

Antes de tudo a Ponte Preta enfrenta neste domingo (26) o Brasil de Pelotas em partida válida pela 26ª rodada da série B. Assim também como diz o ditado: não pode cantar vitória antes da hora, mas coloco cinco motivos que deixam vantagem da Ponte no jogo. Por outro lado a Macaca soma 29 pontos e ocupa a 15ª posição. Em contrapartida o Brasil soma 16 pontos e é o último colocado.

Eventualmente o jogo fecha a rodada dependendo do resultado da partida mais cedo entre Cruzeiro x CSA a Veterana pode terminar a rodada na 13ª posição. Do mesmo modo vamos esperar o fim dessa roda e enquanto isso coloco os pretextos:

Tal como o visitado chega embalado após a vitória fora de casa diante do Operário na quarta-feira (22) mesmo com dois jogadores a menos (Fábio Sanches e André Luiz foram expulsos). Assim também a Macaca quebrou um marco e conquistou a primeira vitória fora de casa após 5 meses. Antes da partida havia toda aquela pressão e a importância da vitória para se afastar da zona de rebaixamento. Em suma alcançou a meta!

Assim também faz alguns jogos que venho batendo que a Ponte é imbatível em casa. Em resumo desde o dia 23/07/2021, naquela partida diante do Goiás em que o time venceu no placar de 2×1 não perdeu mais no Majestoso. Tal como na sequência foi Londrina, Confiança, Brusque, Sampaio Corrêa, o empate diante do maior rival Guarani. Juntamente com isso chega com essa vantagem.

Equitativamente a Ponte tem Ivan que é o ídolo, capitão, o líder, o protagonista e vem se destacando defendendo a camisa 1. Outrossim carrega 152 jogos e em todas as partidas está fazendo defesas imensuráveis e decisivas.

Uniformemente os dois times se enfrentaram nove vezes entre Campeonato Brasileiro série B e Copa do Brasil. Tal como o último encontro aconteceu em parida válida pela sétima rodada e acabou em 1×1. Eventualmente os embates trazem três vitórias do Xavante, quatro empates e duas vitórias da Veterana.

Juntamente com isso para completar os cinco motivos time tem a volta de pelo menos três jogadores: Cleylton, livre de suspensão, enquanto Lucas Cândido é o favorito para ficar com a vaga no meio. Assim como Yago Henrique e Léo Naldi estão na disputa. Bem como a outra novidade é a volta de Felipe Albuquerque, recuperado de um trauma no glúteo que sofreu no último lance do dérbi.

Em resumo, esses foram cinco motivos e temos mais algum, nação? Eventualmente esses argumentos deixam a crer que a vitória vem.

Nos vemos após a partida.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios