Brusque perde 3 pontos na Série B por injúria racial de conselheiro contra meia Celsinho

 Autor do ato racista foi identificado, multado e suspenso por 360 dias

O Brusque, time catarinense que subiu para o Campeonato Brasileiro Série B nesta temporada, perdeu três pontos na competição, por injúria racial de um conselheiro contra o meia Celsinho, do Londrina, durante confronto entre os clubes pelo primeiro turno. A informação foi inicialmente divulgada pelo portal ge.

O caso foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O conselheiro foi identificado, multado em R$ 30 mil e suspenso por 360 dias. O Brusque também foi penalizado e condenado a pagar R$ 60 mil.

Agora, o time cataraninse, que estava com 29 pontos, passa a ter 26, caindo da 15ª para a 16ª colocação. 

A injúria racial aconteceu no dia 28 de agosto, em confronto válido pela 21ª rodada da Série B, no Estádio Augusto Bauer, casa do Brusque. Entre outros xingamentos, Celsinho alegou ter sido chamado de ‘macaco’. 

Na súmula da partida, assinada pelo árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior, seus assistentes Cleriston Clay Barreto Rios e Daniel Vidal Pimentel e o quarto árbitro, Evandro Tiago Bender, a situação foi registrada da seguinte maneira:

"Por volta dos 45 minutos do 1º tempo, o atleta do londrina, Sr.Celso Luis Honorato Júnior informou ao quarto árbitro que foi ofendido com as seguintes palavras: "vai cortar esse cabelo seu cachopa de abelha", por um homem na arquibancada, que foi identificado pelo coordenador da cbf, sr. Ricardo Luiz, como Julio Antônio Petermann, staff da equipe do Brusque. Informo ainda que o referido atleta, juntamente com o diretor de futebol da equipe do londrina, sr. Germano Cardozo Schweger, estiveram na porta do vestiário da arbitragem, após o término do jogo e confirmaram o relato acima.”

No dia primeiro deste mês, o Londrina publicou um vídeo nas redes sociais em que é possível ouvir a ofensa a Celsinho. O clube paranaense usou o conteúdo para rebater a equipe catarinense que, em um primeiro momento, chamou Celsinho, que denunciou ter sido vítima de racismo, de "oportunista" por meio de nota. Depois, o clube pediu desculpas em um novo comunicado e anunciou po afastamento do conselheiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro