Série A: Corinthians quer se firmar no G4 contra o Athletico-PR, que quer fugir do Z4. Lider Galo recebe o Flu, que quer o G4. Inter busca o G6 contra o Santos, que quer se livrar de vez do risco de rebaixamento

 Corinthians defende invencibilidade contra Athletico em Itaquera, mas não bate rival na Arena desde 2015 

Gabriel e Mosquito no último jogo com rival na Arena, onde os dois fizeram gols (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Embalado por sete vitórias consecutivas como mandante neste Brasileirão, o Corinthians vai precisar quebrar um longo jejum contra o Athletico-PR em jogos na Neo Química Arena para alcançar neste domingo o oitavo triunfo seguido em casa no torneio. O Alvinegro não consegue bater o rival em sua casa desde 2015, quando os clubes se enfrentaram pela primeira vez no local e os anfitriões ganharam por 2 a 0 na campanha do hexacampeonato nacional.

Aquela vitória foi conquistada no dia 9 de julho daquele ano, quando Elias e Jadson marcaram os gols corintianos. O goleiro Cássio, o lateral-direito Fagner, o zagueiro Gil e o meia Renato Augusto, integrantes do atual elenco comandado pelo técnico Sylvinho, estavam em campo pelo Timão naquele confronto. Já o atacante Nikão é o único remanescente pelo lado do Athletico.

Depois daquele embate, entretanto, o Timão acumulou cinco empates nos últimos cinco jogos contra o Furacão em Itaquera, todos também em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. A última delas foi uma igualdade por 3 a 3, em fevereiro passado, ainda pela edição de 2020 da competição.

Na ocasião, o Corinthians chegou a ficar por três vezes na frente no placar, com um gol de Gabriel e dois de Gustavo Mosquito, mas o Athletico buscou o empate por três oportunidades com Abner, Fernando Canesin e Vitinho.

Desta forma, os dois clubes protagonizam um equilíbrio muito grande entre os times no histórico de partidas em Itaquera, onde os corintianos marcaram nove gols e os atleticanos fizeram sete em seis confrontos. Em 2020, as equipes não se cruzaram no local porque o jogo do Brasileiro daquele ano foi adiado para 2021 pelo atraso do calendário provocado pela pandemia da Covid-19.

Já no retrospecto histórico geral do embate entre Corinthians e Furacão, o time paulista possui uma pequena vantagem, com 24 vitórias, 18 derrotas e 22 empates em 64 duelos. Neste período, o Alvinegro fez 91 gols sobre o adversário, que balançou as redes do oponente por outras 84 vezes.

Na última vez em que se encontraram, em partida válida pelo primeiro turno deste Campeonato Brasileiro, o Alvinegro venceu por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, com um gol do volante Roni, que volta ao Timão neste domingo depois de ter cumprido suspensão contra o Ceará na quinta-feira.

Confira os resultados dos seis jogos entre os clubes na Neo Química Arena:

9/7/2015 - Corinthians 2 x 0 Athletico-PR - Brasileirão de 2015
26/11/2016 - Corinthians 0 x 0 Athletico-PR - Brasileirão de 2016
15/7/2017 - Corinthians 2 x 2 Athletico-PR - Brasileirão de 2017
4/8/2018 - Corinthians 0 x 0 Athletico-PR - Brasileirão de 2018
10/10/2019 - Corinthians 2 x 2 Athletico-PR - Brasileirão de 2019
10/02/2021 - Corinthians 3 x 3 Athletico-PR - Brasileirão de 2020

Atlético-MG tem o desfalque de Réver e dúvida sobre Diego Costa; Fluminense conta com o retorno de André e Nonato

Fluminense pode entrar na zona de classificação para Libertadores se vencer o Atlético-MG (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

Neste domingo, o Atlético-MG recebe o Fluminense no Mineirão, às 16h, em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileiro. Se vencer o visitante, o Galo confirma o título do Brasileiro duas partidas antes do fim da competição. O Tricolor, por sua vez, pode encerrar a semana na zona de classificação para a Libertadores se conquistar os três pontos fora de casa.

Para o confronto, Cuca terá a ausência de Réver. O capitão sofreu uma contusão no duelo contra o Juventude, e posteriormente confirmou a lesão no músculo posterior da coxa direita. Nesta semana, Diego Costa sentiu dores na mesma região muscular e é dúvida para o jogo.

Do lado do Flu, Marcão conta com o retorno do volante André, que cumpriu suspensão na última rodada. Contudo, o time também tem desfalques importantes. Nino lesionou o músculo adutor da coxa esquerda e não viaja para Minas Gerais, assim como Gabriel Teixeira, que segue em recuperação. Após sentir dores na preparação para o jogo contra o Internacional, Martinelli também deve ficar de fora. No meio, o técnico pode optar por Nonato ou Calegari, que fez atuação de destaque no setor, na última quarta-feira.

Santos visita o Internacional para acabar com o risco de rebaixamento 

Santos x Internacional

O Santos enfrentará o Internacional neste domingo, às 19h (de Brasília), no Beira-Rio, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com 45 pontos, o Peixe pode acabar com o risco matemático de queda. O Alvinegro calcula a necessidade de mais um ponto para se livrar de fato de qualquer temor.

técnico Fábio Carille não deve contar com Diego Tardelli e Marinho por causa de incômodo na coxa. Madson, desfalque contra o Fortaleza, pode retornar.

O Inter caiu de rendimento e já é o nono no Brasileirão, com 47 pontos, e pode, inclusive, ser ultrapassado pelo Santos se for derrotado.

O Colorado deve continuar sem Yuri Alberto. A ausência do centroavante tem sido muito sentida pelo técnico Diego Aguirre. Os gaúchos perderam os últimos três jogos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diplomata do Brasil na Venezuela defende reaproximação: 'Destino de exportações'

Sul-Americana 2022: todos os 5 mandantes venceram e estão na fase de grupos. Hoje se decide mais 4 vagas. Confira

Gilberto Carvalho: "Espero que tenhamos um governo pedagogo"

Após boicote de bancos, governo recua e eleva juros do consignado para aposentado

Cearense 2022: com brigas judiciais, semifinal acontece hoje entre Ferroviário e Fortaleza. Confira

3° dia de Olimpíadas tem remo e tiro com arco, com brasileiros na disputa

Primeira mulher presa por motivos políticos no Brasil, Pagu ganha projeto com textos e vídeos

Conmebol divulga data para sorteio da Libertadores e define cabeças de chave

Ex-deputada Flordelis tem recurso negado e vai a júri popular por morte do marido no RJ

Série C 2022: Botafogo-SP, Mirassol e Campinense vencem. Paysandu goleia. Confira a classificação