Petrobrás vai recorrer de decisão do Ibama que vetou exploração de petróleo na foz do Amazonas

 Em nota, estatal afirma que cumpriu todos os pré-requisitos para processo de licenciamento

Para o Ibama, projeto de exploração da Petrobrás possui "alta vulnerabilidade socioambiental" - Agência Petrobras

Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), a Petrobrás anunciou que vai recorrer da decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que proibiu a estatal de explorar petróleo na foz do Rio Amazonas.

A Petrobrás afirma que "atendeu rigorosamente todos os requisitos do processo de licenciamento e todos os recursos mobilizados no Amapá e no Pará para a realização da Avaliação Pré-Operacional" e que o caso não será judicializado, pois a estatal fará um "pedido de reconsideração em âmbito administrativo", dentro da estrutura do órgão.

Ainda de acordo com a nota da estatal, há um termo de compromisso assumido com a Agência Nacional do Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANP) para a exploração da área no Amapá. Caso o projeto não avance, a Petrobrás estaria sujeita ao pagamento de uma multa contratual.

O Ibama publicou ontem sua decisão de não permitir a exploração de petróleo na região, em nota técnica assinada pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho. "Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental."

Em abril deste ano, 80 entidades ligadas à sociedade civil emitiram uma nota conjunta criticando a iniciativa da Petrobrás e pedindo ao governo que vetasse a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.

"A abertura dessa nova fronteira exploratória é uma ameaça a esses ecossistemas e, também, é incoerente com os compromissos assumidos pelo governo brasileiro perante a população brasileira e a comunidade global", alertaram as entidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou