Petrobrás vai recorrer de decisão do Ibama que vetou exploração de petróleo na foz do Amazonas

 Em nota, estatal afirma que cumpriu todos os pré-requisitos para processo de licenciamento

Para o Ibama, projeto de exploração da Petrobrás possui "alta vulnerabilidade socioambiental" - Agência Petrobras

Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), a Petrobrás anunciou que vai recorrer da decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que proibiu a estatal de explorar petróleo na foz do Rio Amazonas.

A Petrobrás afirma que "atendeu rigorosamente todos os requisitos do processo de licenciamento e todos os recursos mobilizados no Amapá e no Pará para a realização da Avaliação Pré-Operacional" e que o caso não será judicializado, pois a estatal fará um "pedido de reconsideração em âmbito administrativo", dentro da estrutura do órgão.

Ainda de acordo com a nota da estatal, há um termo de compromisso assumido com a Agência Nacional do Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANP) para a exploração da área no Amapá. Caso o projeto não avance, a Petrobrás estaria sujeita ao pagamento de uma multa contratual.

O Ibama publicou ontem sua decisão de não permitir a exploração de petróleo na região, em nota técnica assinada pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho. "Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental."

Em abril deste ano, 80 entidades ligadas à sociedade civil emitiram uma nota conjunta criticando a iniciativa da Petrobrás e pedindo ao governo que vetasse a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.

"A abertura dessa nova fronteira exploratória é uma ameaça a esses ecossistemas e, também, é incoerente com os compromissos assumidos pelo governo brasileiro perante a população brasileira e a comunidade global", alertaram as entidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios