Brasil consegue adiantar a entrega de 7,7 milhões de doses infantis para a covid-19

 Na primeira semana do ano, Ministério da Saúde anunciou esforço com laboratório internacional para adiantar remessas

Vacinação de bebês contra a covid patinou no governo Bolsonaro - Agência Brasil

O Brasil vai receber 7,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 11 anos de idade até este sábado (21). A entrega é resultado das negociações entre o governo federal e a farmacêutica Pfizer para adiantamento das remessas.

Na primeira semana do ano, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, alertou para para o desabastecimento de imunizantes para o público infantil. Na ocasião, ela informou que a pasta iria procurar o laboratório para tentar reverter o cenário.

A entrega que chega em território nacional engloba 4,5 milhões de doses para idades entre 6 meses a 4 anos e 3,2 milhões para a faixa etária de 5 a 11 anos. Após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), elas serão distribuídas para as unidades da federação e haverá reforço na campanha de vacinação.

Com as novas doses, o governo espera iniciar o processo de correção do atraso na vacinação infantil, apontado por organizações e pela sociedade civil ao longo da gestão de Jair Bolsonaro (PL). A vacina da Pfizer para crianças pequenas de 6 meses a 4 anos de idade foi aprovada em setembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o dia 27 de dezembro do ano passado, no entanto, ela estava direcionada apenas para o público com comorbidades. No apagar das luzes do governo conservador, o Ministério da Saúde publicou recomendação para ampliar a vacinação. 

No documento, a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) reconheceu que a incidência da doença na população menor de 5 anos é maior que em faixas etárias mais altas (compostas em sua maioria por pessoas já vacinadas), e por isso recomendou a mudança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios