ONU escolhe Brasil para sediar cúpula sobre o clima; evento ocorre em Belém, em 2025

 Candidatura brasileira foi anunciada pelo presidente brasileiro logo após ser eleito, em 2022

COP será realizada próxima da Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou em suas redes sociais nesta sexta-feira (26) que o Brasil foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sede da COP30, a cúpula climática mais importante da diplomacia global. Ao lado do do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o petista prometeu a "melhor COP da história".

O chanceler Mauro Vieira destacou que esta é a "1ª vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança do clima no Brasil". O encontro está marcado para novembro de 2025 e ocorrerá em Belém do Pará.

Como presidente eleito em novembro de 2022, Lula anunciou pela primeira vez o plano brasileiro de sediar uma COP. Durante discurso no Egito durante a COP27, o presidente defendeu a candidatura brasileira pela primeira vez. Após ser empossado, Lula recolheu apoio e conseguiu declarações favoráveis ao seu plano da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da China, Portugal, entre outros países.

"Eu já participei de COP no Egito, já participei de COP em Paris, já participei de COP em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia. Então eu dizia assim: 'por que então a gente não faz a COP no estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia'", afirma Lula no vídeo do anúncio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou