BID e FMI vão a Brasília debater reforma tributária e taxação de grandes fortunas

 Fenafisco, Anfip e Sindifisco reúnem especialistas nacionais e internacionais no Pré-Fórum Internacional Tributário

Impostos sobre os mais ricos diminui desiguldades

Nesta segunda-feira (29), representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Monetário Internacional (FMI) se reúnem com especialistas, representantes do governo e entidades para discutir a reforma tributária no Brasil.

O Pré-Fórum Internacional Tributário (Pré-FIT 2023) ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília com o tema 'Tributação da Renda, da Riqueza e do Consumo: o Brasil na Contramão da OCDE'. A presença de representantes de organizações internacionais vai possibilitar uma análise comparativa com sistemas tributários de outras nações e soluções aplicadas em outros lugares do mundo. 

Essa análise comparativa ficará a cargo do chefe da Divisão de Política Tributária do Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, Alexander Klemm e do economista-chefe fiscal do BID, Alberto Barreix. Ambos têm palestras confirmadas no seminário.

O evento também é considerado um espaço estratégico importante para incluir a Emenda 178 na pauta da reforma tributária. De autoria de partidos de esquerda ela é substitutiva à proposta anterior (PEC 45/2019) e prevê mecanismos de justiça fiscal.

Chamado de Reforma Tributária Solidária, Justa e Sustentável, o texto encara a justiça fiscal como fundamental. Os objetivos são redistribuir as bases de incidência da tributação, reduzir a elevada carga que incide sobre o consumo e ampliar a incidente sobre as altas rendas e riquezas.

Frente à desigualdade brasileira, o debate à respeito do imposto sobre a renda, a riqueza e o consumo é considerado essencial para a diminuição do abismo social crescente. O seminário também vai tratar de paraísos fiscais, sonegação, dívida ativa e fortalecimento da gestão administrativa. 

O evento é organizado pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional).

A sociedade civil também pode participar do evento, que começa às 14h. As inscrições são gratuitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/seminario-pre-fit-2023-tributacao-da-renda-da-riqueza-e-do-consumo-o-brasil-na-contramao-da-ocde/1977347

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte