MST lamenta 'falas esvaziadas de elementos comprobatórios' de casal em CPI contra o movimento

 Os ex-acampados Nelcilene Reis e Ivan Xavier abandonaram a comissão antes de perguntas dos deputados de esquerda

Nelcilene Reis ao lado de Ricardo Salles, que teria aconselhado a ex-acampada a abandonar a CPI - Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) recebeu, nesta terça-feira (30), o casal Nelcilene Reis e Ivan Xavier, ex-acampados de um terreno ocupado pelo movimento em 2019.

Aos parlamentares, o casal fez acusações contra o movimento, que considerou a fala "esvaziada de elementos comprobatórios". "Suas falas, inflamadas por deputados bolsonaristas, lançaram uma série de acusações a militantes e ao Movimento sem nenhum tipo de comprovação. A fala do casal foi completamente esvaziada de elementos comprobatórios, apenas baseadas em suposições", explicou o MST.

O movimento lembrou ainda que "Ivan e Nelcilene foram autores de agressão contra família acampada em 2021. Segundo as vítimas, o casal tentava impor o 'terror e a força' contra os associados que são contrários às ideias daqueles".

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) defendeu o movimento. "Há décadas, o MST presta um enorme serviço à sociedade. O que há é a pedagogia da liberdade, um instrumento para organização do povo, um instrumento para que haja escolas no campo, para que aqueles e aquelas que vivem em lonas possa ter acesso á terra."

Quando o bloco de esquerda se organizava para perguntar, o casal abandonou a audiência. Instantes antes de partirem, Nelcilene Reis e Ivan Xavier foram avisados pela deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR) que poderiam ser processados se faltassem com a verdade durante o depoimento.

Membros do bloco de esquerda acusaram o relator da CPI, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) de orientar as respostas de Nelcilene Reis e de ter aconselhado a ex-acampada a abandonar a comissão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios