MST lamenta 'falas esvaziadas de elementos comprobatórios' de casal em CPI contra o movimento

 Os ex-acampados Nelcilene Reis e Ivan Xavier abandonaram a comissão antes de perguntas dos deputados de esquerda

Nelcilene Reis ao lado de Ricardo Salles, que teria aconselhado a ex-acampada a abandonar a CPI - Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) recebeu, nesta terça-feira (30), o casal Nelcilene Reis e Ivan Xavier, ex-acampados de um terreno ocupado pelo movimento em 2019.

Aos parlamentares, o casal fez acusações contra o movimento, que considerou a fala "esvaziada de elementos comprobatórios". "Suas falas, inflamadas por deputados bolsonaristas, lançaram uma série de acusações a militantes e ao Movimento sem nenhum tipo de comprovação. A fala do casal foi completamente esvaziada de elementos comprobatórios, apenas baseadas em suposições", explicou o MST.

O movimento lembrou ainda que "Ivan e Nelcilene foram autores de agressão contra família acampada em 2021. Segundo as vítimas, o casal tentava impor o 'terror e a força' contra os associados que são contrários às ideias daqueles".

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) defendeu o movimento. "Há décadas, o MST presta um enorme serviço à sociedade. O que há é a pedagogia da liberdade, um instrumento para organização do povo, um instrumento para que haja escolas no campo, para que aqueles e aquelas que vivem em lonas possa ter acesso á terra."

Quando o bloco de esquerda se organizava para perguntar, o casal abandonou a audiência. Instantes antes de partirem, Nelcilene Reis e Ivan Xavier foram avisados pela deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR) que poderiam ser processados se faltassem com a verdade durante o depoimento.

Membros do bloco de esquerda acusaram o relator da CPI, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) de orientar as respostas de Nelcilene Reis e de ter aconselhado a ex-acampada a abandonar a comissão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte