MST lamenta 'falas esvaziadas de elementos comprobatórios' de casal em CPI contra o movimento

 Os ex-acampados Nelcilene Reis e Ivan Xavier abandonaram a comissão antes de perguntas dos deputados de esquerda

Nelcilene Reis ao lado de Ricardo Salles, que teria aconselhado a ex-acampada a abandonar a CPI - Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) recebeu, nesta terça-feira (30), o casal Nelcilene Reis e Ivan Xavier, ex-acampados de um terreno ocupado pelo movimento em 2019.

Aos parlamentares, o casal fez acusações contra o movimento, que considerou a fala "esvaziada de elementos comprobatórios". "Suas falas, inflamadas por deputados bolsonaristas, lançaram uma série de acusações a militantes e ao Movimento sem nenhum tipo de comprovação. A fala do casal foi completamente esvaziada de elementos comprobatórios, apenas baseadas em suposições", explicou o MST.

O movimento lembrou ainda que "Ivan e Nelcilene foram autores de agressão contra família acampada em 2021. Segundo as vítimas, o casal tentava impor o 'terror e a força' contra os associados que são contrários às ideias daqueles".

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) defendeu o movimento. "Há décadas, o MST presta um enorme serviço à sociedade. O que há é a pedagogia da liberdade, um instrumento para organização do povo, um instrumento para que haja escolas no campo, para que aqueles e aquelas que vivem em lonas possa ter acesso á terra."

Quando o bloco de esquerda se organizava para perguntar, o casal abandonou a audiência. Instantes antes de partirem, Nelcilene Reis e Ivan Xavier foram avisados pela deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR) que poderiam ser processados se faltassem com a verdade durante o depoimento.

Membros do bloco de esquerda acusaram o relator da CPI, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) de orientar as respostas de Nelcilene Reis e de ter aconselhado a ex-acampada a abandonar a comissão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira

Lula exonera servidores de saúde indígena