Mais Médicos abre inscrições na sexta-feira (26); saiba como participar

 Processo abrirá quase 6 mil vagas; governo pretende preencher outras 28 mil até o fim do ano

Programa Mais Médicos

O Ministério da Saúde informou que as inscrições para mais de 5,9 mil vagas no Programa Mais Médicos abrem na próxima sexta-feira (26) e seguem até 31 de maio. O processo vai priorizar profissionais brasileiros formados no país.

De acordo com a pasta, o edital pretende distribuir profissionais em quase 2 mil municípios de todas as regiões do Brasil. Locais em que foram identificados vazios assistenciais serão prioridade. Cerca de 45% das vagas estão em áreas de vulnerabilidade social com histórico de dificuldade no provimento de profissionais.

Quem for alocado ou alocada nesses postos e permanecer 48 meses no programa, poderá receber incentivo de R$ 120 mil – equivalente a 20% do total recebido no período. Profissionais formados e formadas com auxílio do Financiamento Estudantil (FIES) poderão receber até R$ 475 mil de incentivos, de acordo com critérios de localidade, tempo de atuação e valor da dívida.

Além disso, o programa prevê oportunidade de qualificação, aperfeiçoamento, incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis. O Ministério da Saúde identificou que mais de 40% dos participantes desistem do pograma em busca de capacitação.

Para reverter essa realidade, o governo vai oferecer oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado em Saúde da Família. Na semana passada, uma Portaria Interministerial da Saúde e da Educação foi publicada definindo como esse processo ocorrerá.

A formação vai contar com cursos ofertados por instituições de educação superior e componentes assistenciais de integração e serviço. Serão 44 horas de carga horária por semana, 36 dedicadas às atividades assistenciais e oito horas para atividades de formação.

Entre as quase 6 mil contratações, uma parte vai recompor vagas que estavam ociosas nos últimos quatro anos e 1 mil delas serão destinadas a novos postos de trabalho na Amazônia Legal. Hoje, mais de 8 mil profissionais já atuam no Programa Mais Médicos. No início do ano, 117 médicos e médicas foram convocados para trabalhar em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIS).

Profissionais com origem em outros países ou com formação no exterior poderão concorrer às vagas não ocupadas. O governo prevê que a mão de obra contratada já esteja atendendo os municípios a partir do fim de junho. 

Até o fim do ano, o governo federal espera contratar 28 mil profissionais pelo Programa Mais Médicos, com prioridade para áreas de extrema pobreza. Segundo o Ministério da Saúde, as contratações vão garantir atendimento a mais de 96 milhões de pessoas.

Estudos indicam que o programa aumenta o acesso à saúde, melhora os cuidados preventivos e diminui as internações. Levantamento realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) aponta redução nas complicações por diabetes e hipertensão, por exemplo.

A escassez de profissionais atingia cerca 1,2 mil municípios antes do programa, o que representa 21,6% do total. Dois anos após a implementação esse índice caiu para 14%, pouco mais de 770 cidades. 

As melhorias também alcançaram os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) que garantiram a presença do profissional médico nas equipes que atuavam com as comunidades.

Como participar

Para se inscrever é preciso acessar Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, no site https://maismedicos.saude.gov.br. Entre 01 a 05 de junho, candidatos e candidatas poderão indicar até dois locais preferenciais de atuação.

Para definir onde cada profissional vai atuar, o governo vai considerar titulação, formação e experiência prévia no projeto. Entre critérios de desempate terão prioridade os candidatos e candidatas de residência mais próxima do local de atuação, com maior tempo de formação e mais idade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira

Lula exonera servidores de saúde indígena