Maduro chega ao Brasil para reunião com Lula em 1ª visita oficial desde 2015

 Encontro marca restabelecimento total de relações após anos de ruptura diplomática causada por Bolsonaro

Maduro chegou a Brasília na noite deste domingo (28) - Prensa Presidencial

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília na noite deste domingo (28) após ser convidado pelo governo brasileiro para a cúpula de presidentes sul-americanos que ocorre nesta terça-feira (30).

Essa é a primeira visita de um mandatário venezuelano ao Brasil desde 2015. À época, Maduro esteve no país para acompanhar a posse da então presidenta Dilma Rousseff (PT) que havia sido eleita para o seu segundo mandato.

As relações entre Brasil e Venezuela se deterioraram após a destituição de Dilma e foram praticamente rompidas após a chegada de Jair Bolsonaro (PL) ao poder, em 2019. Em janeiro, após tomar posse, Lula nomeou o diplomata Flávio Macieira como encarregado de negócios do Brasil na Venezuela para reabrir a embaixada no país. Já Caracas designou Manuel Vadell como embaixador no Brasil.

Nesta segunda-feira (29), Maduro deve cumprir agenda bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Estão previstas reuniões privadas e ampliadas entre os mandatários, além de assinatura de acordos e um almoço no Palácio Itamaraty.

Em nota, a chancelaria brasileira afirmou que "os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação".

"Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros", disse o Itamaraty.

No último dia 17, uma delegação da ABC visitou Caracas e se reuniu com representantes técnicos do governo venezuelano para revisar os acordos já existentes entre ambos os países.

Segundo fontes diplomáticas, há expectativa de que Lula e Maduro firmem um convênio nesta segunda-feira (29) envolvendo as áreas discutidas pela missão da ABC.

Já nesta terça-feira (30), é esperado que Maduro participe de reunião com todos os presidentes sul-americanos em cúpula convocada por Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou