Cid fica em silêncio em depoimento à PF
Ex-assessor de Bolsonaro, Mauro Cid está preso por suspeita de articular o esquema de fraude em carteira de vacinação
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), ficou em silêncio em depoimento à Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (18), diante de questionamentos sobre a sua suposta participação no esquema de fraude de cartões de vacinação de sua família, de Bolsonaro e da filha mais nova do ex-presidente, Laura.
Os advogados do tenente-coronel afirmaram que não tiveram acesso ao conteúdo integral da investigação e, por isso, Cid reivindicou o direito ao silêncio.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro esperavam que Cid negasse o esquema de fraude em carteiras de vacinação. Após o encontro do ex-ajudante com a PF, Bolsonaro disse: "Eu vi agora no rodapé de uma TV que ele ficou em silêncio. Isso é ele com o advogado dele. (...) Peço a Deus que não tenha errado e… Cada um siga sua vida. Nós não fizemos… Nós procuramos fazer tudo certo".

De acordo com as investigações, há indícios de que Bolsonaro sabia do esquema de fraude, já que a sua carteirinha de vacinação e de sua filha mais nova contêm registros falsos de imunização
Cid está preso desde 3 de maio pela suspeita de ser o articulador do esquema. De acordo com a PF, foram inseridos dois registros de vacinação contra a covid-19 na carteira de Bolsonaro, o primeiro em 13 de agosto e o segundo em 14 de outubro de 2022. Os registrados foram realizados retroativamente, ou seja, apenas em 21 de dezembro do ano passado, poucos dias antes de Bolsonaro viajar aos Estados Unidos.
Segundo a PF, "Jair Bolsonaro, Mauro Cid e, possivelmente, Marcelo Câmara [que trabalha na segurança do ex-presidente] tinham plena ciência da inserção fraudulenta dos dados de vacinação, se quedando inertes em relação a tais fatos até o presente momento".
Apesar de ter ficado em silêncio, Cid ofereceu abrir mão do sigilo fiscal de sua conta bancária em Miami, nos Estados Unidos, segundo apuração do jornal O Globo.
Comentários
Postar um comentário