Governo vai ao STF por demarcação nos Povos Indígenas

 AGU pediu o arquivamento de ação do PP que questiona que a função fique com o ministério criado por Lula

Ministério dos Povos Indígenas tem a prerrogativa de demarcação de terras - Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento da ação do Partido Progressistas (PP) que contesta a função de demarcar terras indígenas atribuída ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI) pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A sigla argumentou que a atribuição dada à pasta "atropela o princípio da isonomia", porque supostamente deixaria de lado os direitos dos produtores rurais e não cumpriria "as exigências de independência e imparcialidade para demarcar territórios indígenas".

A AGU, no entanto, declarou que "não há nada que indique a concessão de quaisquer privilégios ou regalias a um grupo em detrimento de outro" no pedido enviado ao STF. "Não é possível se supor, sem qualquer evidência ou prova, que as autoridades legalmente instituídas e os servidores públicos de um determinado Ministério atuarão, em desconformidade com os pilares básicos da Administração Pública, para benefício próprio ou de grupos determinados, em prejuízo do interesse público."

A ação corre no STF em paralelo à votação da Medida Provisória 1154/23, que reorganiza a estrutura dos ministérios. Na prática, o texto do relator Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) aprovado em comissão mista retirou atribuições importantes dos ministérios do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, chefiado por Marina Silva (Rede Sustentabilidade), e dos Povos Indígenas, de Sonia Guajajara (PSOL). A medida deve ser votada nesta quarta-feira (31) no Senado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou