STF forma maioria para tornar réus mais 131 golpistas de 8 de janeiro: já são 1175

 Votação termina formalmente às 23h59 desta segunda-feira; apenas indicados por Bolsonaro divergem de entendimento

Supremo decidiu tornar réus mais 131 "patriotas" que atacaram a Praça dos Três Poderes em janeiro - Agencia Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta segunda-feira (29) que mais 131 acusados de envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro em Brasília se tornarão réus. Com isso, já são 1175 pessoas que enfrentarão julgamento pela violência na Praça dos Três Poderes. Esta foi a sexta leva de acusados que tiveram as denúncias analisadas e aceitas pelo Supremo.

Mais uma vez, apenas os ministros André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Jair Bolsonaro (PL) para a Corte, divergiram do entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Até a tarde desta segunda-feira, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber tinham depositado seus votos acompanhando Moraes.

Essas discussões acontecem no plenário virtual do Supremo, sem discussão presencial ou por videoconferência. No caso das denúncias contra os 131 acusados que fazem parte desta sexta leva, o prazo para que os ministros depositem (ou ajustem) seus votos vai até as 23h59 desta segunda.

Todos os acusados que têm os casos analisados foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participação direta nos atos golpistas ou por incitação e financiamento dos ataques. No total, a PGR apontou indícios de crimes contra 1.390 pessoas.

A partir da aceitação das denúncias pelo STF, cada pessoa se torna ré de ação penal, e poderá apresentar suas estratégias de defesa no decorrer dos processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou