STF forma maioria para tornar réus mais 131 golpistas de 8 de janeiro: já são 1175

 Votação termina formalmente às 23h59 desta segunda-feira; apenas indicados por Bolsonaro divergem de entendimento

Supremo decidiu tornar réus mais 131 "patriotas" que atacaram a Praça dos Três Poderes em janeiro - Agencia Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta segunda-feira (29) que mais 131 acusados de envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro em Brasília se tornarão réus. Com isso, já são 1175 pessoas que enfrentarão julgamento pela violência na Praça dos Três Poderes. Esta foi a sexta leva de acusados que tiveram as denúncias analisadas e aceitas pelo Supremo.

Mais uma vez, apenas os ministros André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Jair Bolsonaro (PL) para a Corte, divergiram do entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Até a tarde desta segunda-feira, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber tinham depositado seus votos acompanhando Moraes.

Essas discussões acontecem no plenário virtual do Supremo, sem discussão presencial ou por videoconferência. No caso das denúncias contra os 131 acusados que fazem parte desta sexta leva, o prazo para que os ministros depositem (ou ajustem) seus votos vai até as 23h59 desta segunda.

Todos os acusados que têm os casos analisados foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participação direta nos atos golpistas ou por incitação e financiamento dos ataques. No total, a PGR apontou indícios de crimes contra 1.390 pessoas.

A partir da aceitação das denúncias pelo STF, cada pessoa se torna ré de ação penal, e poderá apresentar suas estratégias de defesa no decorrer dos processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios