Série D 2023: dezoito jogos abrem a 3ª rodada neste sábado (20). Confira

 Nacional e Princesa se reencontram na Série D para desequilibrar chave A1 

Nacional treina para jogo com o Princesa
Times amazonenses se enfrentam neste sábado (20), na Colina, pela 3ª rodada do Grupo A1

O confronto entre Nacional e Princesa do Solimões abre a terceira rodada pelo Grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro, neste sábado (20), às 15h, no Estádio da Colina, zona oeste de Manaus. A partida dos conterrâneos deve acabar com o equilíbrio na chave, em que os oito clubes estão empatados, com três pontos.

Uma vitória de qualquer lado garante a liderança isolada temporária do Grupo A1 e a permanência no G-4, a zona de classificação à segunda fase. Mas a vaga no topo irá depender dos resultados dos jogos de domingo dos outros rivais da chave.

A possibilidade de empate nem é cogitada por Naça e Tubarão. Em um grupo que todos os clubes têm uma vitória e uma derrota, um novo triunfo pela Série D é o único caminho para sair com uma vantagem sobre as demais equipes.

Pela temporada deste ano, Nacional e Princesa se enfrentaram em um jogo oficial somente uma vez. Foi na vitória, por 2 a 1, do time de Manacapuru pela sexta rodada da fase classificatória do Campeonato Amazonense, no dia 14 de fevereiro.

Ainda pelo Barezão, as duas equipes também sofreram o mesmo desfecho ao serem eliminadas nas semifinais.   

Pela Série D, Leão da Vila Municipal e Tubarão vêm de resultados distintos. O time da capital amazonense perdeu de 2 a 1 para a Tuna Luso (PA), no Estádio Francisco Vasques, em Belém, no domingo passado, depois de estrear na quarta divisão com vitória, em casa, sobre o Humaitá (AC), por 3 a 1, na rodada anterior.

Já o Princesa do Solimões, goleou por 4 a 0 o São Francisco (AC), no Estádio Gilbertão, em Manacapuru, também no domingo. O placar elástico quebrou um jejum de dez jogos sem vitória. 

Com este triunfo, a equipe do interior também se recuperou da derrota na abertura da quarta divisão para o Águia de Marabá, por 3 a 0, fora de casa. O Tubarão saltou da lanterna do Grupo A1 para a liderança, pelo critério de desempate de menor número de cartões amarelos recebidos. 

Representantes do Maranhão, Cordino e Maranhão se enfrentam em Barra do Corda na partida única do Grupo A2, buscando a 1ª vitória 

Buscando a primeira vitória na competição, Cordino-MA é Maranhão se enfrentam nesta tarde de sábado (20), às 17h, no Leandrão, em Barra do Corda-MA. 

O Cordino estreou empatando com o Caucaia fora de casa em 2 a 2, mas foi derrotado pela equipe também cearense do Ferroviário-CE, por 1 a 0, e busca nesta tarde a reabilitação em casa contra o Maranhão.

Este, por sua vez, empatou as duas partidas que fez na competição: 1 a 1 em casa contra o Atlético-CE e 0 a 0 fora contra o Tocantinópolis. 

Iguatu e Pacajus fazem primeiro duelo cearense na Série D 2023, em partida única do Grupo A3 

iguatu x atleic

Após duas rodadas de disputa, Iguatu e Pacajus farão a primeira partida entre clubes cearenses nesta Série D. O jogo, válido pelo Grupo 3, será realizado no próximo sábado, 20, às 16 horas, no estádio Morenão, em Iguatu.

Depois de estrear com derrota por 1 a 0 visitando o Santa Cruz-PE, o Iguatu venceu o Nacional de Patos-PB em casa pelo mesmo placar e anotou seus primeiros pontos na competição nacional. A equipe está em quinto lugar na tabela de classificação.

O Pacajus, por sua vez, começou o torneio empatando por 2 a 2 com o Campinense-PB em casa e depois perdeu por 2 a 1 para o Sousa-PB como visitante. O clube ocupa a sétima colocação do grupo.

Este será o quinto confronto na história a ser realizado entre os times, que já duelaram três vezes pelo Campeonato Cearense e uma vez pela Copa Fares Lopes. São três vitórias do Iguatu e uma do Pacajus.

Três partidas abrem a 3ª rodada do Grupo A4 

ASA x Cruzeiro-AL será no Municipal de Arapiraca — Foto: Augusto Oliveira/FAF
Falcon e Sergipe se enfrentam neste sábado, às 16h, na Arena Batistão, pela terceira rodada do Grupo 4 da Série D do Brasileiro. Essa é a primeira vez que as equipes medem forças em uma competição nacional.

O Falcon chega em melhor fase para o duelo. O Carcará estreou com um empate em casa com o Retrô e, em seguida, venceu o Atlético de Alagoinhas, fora de casa, por 2 a 1. Os resultados colocam a equipe na segunda posição do grupo.

O Sergipe vem de duas derrotas seguidas na Série D (3x1 para o Bahia de Feira e 2x1 para o Jacuipense). O início ruim ocasiou a queda do técnico Rafael Jaques. Quem chegou para o cargo foi Leandro Sena, atual campeão da quarta divisão nacional.

Bahia de Feira e Retrô se enfrentam neste sábado, às 17h, pela terceira rodada da Série D Campeonato do Brasileiro. O duelo válido pelo Grupo 4 está marcado para Arena Cajueiro.

O Tremendão vem de derrota para o ASA, fora de casa, por 1 a 0. Já a Fênix empatou na rodada anterior com o Cruzeiro-AL na Arena de Pernambuco.

O Tremendão quer se recuperar do resultado adverso da segunda rodada e se manter no G-4 do Grupo A4. 

O jogo vai marcar a estreia de Marcelo Martelotte no comando da equipe pernambucana. Ele assumiu o Retrô na terça-feira e teve menos de uma semana para conhecer o elenco.

O treinador chegou prometendo mudanças e vai ter alguns problemas para escalar o time.

ASA e Cruzeiro-AL fazem o clássico da rodada do Grupo 4 da Série D. A partida começa às 17h deste sábado, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, e vale pela terceira rodada do Brasileiro.

Com 100% de aproveitamento, o ASA lidera o grupo, com seis pontos. Nas duas primeira rodadas, o time venceu o Jacuipense (fora) e o Bahia de Feira (casa). Neste sábado, faz a segunda partida seguida como mandante.

O Cruzeiro-AL também está com bom desempenho neste começo de Série D. Na estreia, venceu o Atlético-BA, por 1 a 0, em Arapiraca. Na rodada passada, empatou com o Retrô, por 1 a 1, na Arena Pernambuco, e ocupa o terceiro lugar da chave, com quatro pontos.

Grupo A5 terá todas as partidas da 3ª rodada acontecendo hoje

Foto: Divulgação
















Neste sábado (20/05), às 15h30 da tarde, Ceilândia e Real Ariquemes entram em campo pelo Grupo A5 da Série D. A partida, válida pela 3ª rodada da quarta divisão, acontecerá no Abadião, na própria região de Ceilândia. Além disso, a partida marcará a primeira vez na história em que as equipes ficarão frente a frente, nunca antes tendo se enfrentado em qualquer divisão ou copa nacional.

Em primeiro na tabela, o Ceilândia vai para o jogo buscando manter o retrospecto positivo após as duas primeiras rodadas. Nos compromissos iniciais, o Gato Preto derrotou o Iporá, em casa, por 4x0, e empatou com o União Rondonópolis, fora, 0x0. Além de ainda não ter perdido, também ainda não foi vazado até aqui.

O Furacão do Jamari, por outro lado, sem contar com o começo ruim do campeonato, também não virou o ano de maneira positiva. Além de não ter sido capaz de defender o título Rondoniense conquistado em 2022, ao ser eliminado na final do cruzamento olímpico de 2023, o Real Ariquemes, que não disputava a Série D desde 2021, largou mal, perdendo os dois primeiros jogos.

Apesar do bom começo na quartona, o Ceilândia não iniciou o ano sorrindo. Pelo Candangão deste ano, o esquadrão brasiliense decepcionou ao terminar a primeira fase apenas na sexta colocação, campanha que não o classificou para as semifinais. Após ficar apenas a um ponto de distância da fase seguinte, com quatro vitórias, dois empates e três derrotas, a equipe quebrou uma sequência de dois vice-campeonatos seguidos, em 2021 e 2022.

Agora, busca manter a largada positiva na Série D e fazer bonito, para, quem sabe, chegar às semifinais pela primeira vez na história. Em 8 campanhas, contando com a deste ano, a melhor colocação da equipe brasiliense foi o décimo lugar, em 2016. No ano passado, foi eliminado na fase de grupos, ao terminar em quinto lugar.

Abrindo sua campanha fora de casa, o Real Ariquemes foi derrotado pelo Anápolis, pelo placar mínimo, e, no fim de semana seguinte, viu a própria torcida lamentar mais um revés, dessa vez diante do Operário de Várzea Grande. Adicionalmente, em 180 minutos, não foi às redes nenhuma vez.

Buscando se recompor após a negativa campanha no estadual, e a ausência da Série D em 2022, o rubro-negro de Rondônia precisára contar com o elenco em seu melhor estado de espírito se quiser, finalmente, pontuar no campeonato e subir na tabela para, quem sabe, avançar à fase seguinte pela primeira vez.

Às 16h,  no Caldeirão, em Rondonópolis, o União-MT recebe a visita do Operário VG.

O União estreou na competição vencendo o Interporto fora de casa por 2 a 0, mas empatou sem gols contra o Ceilândia em casa na semana passada. 

Já o Operário estreou com derrota em casa para o Brasiliense por 2 a 0, mas se recuperou na 2ª rodada, ao vencer o Real Ariquemes fora de casa pelo mesmo placar. 

A saga na tentativa do acesso para a terceira divisão nacional exige quilometragem, no ponto mais literal. A quase 800 km da capital federal, o Brasiliense entra em campo neste sábado (20/5), às 16h, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. No Estádio General Sampaio, em Porto Nacional, no Tocantins, a equipe encara o Interporto.

O Jacaré é um dos ponteiros do Grupo A5, com quatro unidades, as mesmas do líder Ceilândia e dos terceiros e quartos colocados, respectivamente, União Rondonópolis e Anápolis, com os times separados pelo saldo de gols e pelo número de gols pró. Os goianos foram responsáveis por tirar pontos dos candangos no último sábado (13/5), empatando por 2 x 2 no Serejão.

Autor de um dos gols na reação para o empate da semana passada, ao entrar no intervalo, o centroavante Joãozinho espera ter continuidade para contribuir com a equipe. "A expectativa é grande. Assim como ajudei na partida anterior, espero poder ajudar e colaborar nessa próxima partida e sair com a vitória", afirmou o atacante.

Os mandantes do confronto vem de uma derrota incomum fora de casa: no Estádio Francisco Ferreira, em Iporá, o time local aplicou 8 x 1, isolando os tocantinenses na lanterna da divisão, com seis gols sofridos a mais em relação ao também zerado Real Ariquemes. No estadual, o Interporto foi rebaixado na única vaga de descenso da competição, mostrando o ano complicado pelo qual vem passando a equipe. A partida não conta com transmissão com imagens, podendo ser acompanhada pelas rádios locais.

Às 17h,  no Jonas Duarte, em Anápolis  o Anápolis recebe a visita do Iporá-GO, primeiro confronto entre goianos nesta edição da competição. 

O Anápolis venceu o Real Ariquemes na estreia por 1 a 0 e depois, foi à capital federal e empatou com o Brasiliense e. 2 a 2.

Já o Iporá estreou mal, sendo goleado pell Ceilândia por 4 a 0. Mas, na 2ª rodada, se reabilitou aplicando a maior goleada até o momento entre todas as divisões do Brasileiro, fazendo 8 a 1 no Interporto. 

Três partidas agitam o Grupo A6 neste sábado (20) 

Santo André
Santo André vai até nova iguaçu, pelo Campeonato Brasileiro da série D
Na tarde deste sábado às 15h, o Santo André volta a campo pelo Campeonato Brasileiro da Série D, e em jogo do grupo 6, vai ao Rio de Janeiro e no Estádio Jânio Moraes, vai enfrentar a equipe do Nova Iguaçu Futebol Clube-RJ, em busca da sua segunda Vitória e da liderança na chave.

O Ramalhão do ABC ocupa a segunda posição da chave com quatro pontos em duas partidas, uma vitória e um empate. O Nova Iguaçu é o lanterna da chave sem nenhum ponto em duas partidas com duas derrotas. A Portuguesa carioca lidera a chave com seis pontos e 100% de aproveitamento, depois vem Santo André e Democrata-MG com quatro pontos; somam dois pontos, Atlhetic, Real Noroeste com três; Rezende e o Vitória-ES com dois e na rabeira o Nova Iguaçu sem ponto ganho.

Na estreia o Ramalhão empatou por 1 a 1 com o Democrata em Minas, e no segundo jogo venceu o Vitória no Bruno José Daniel por 1 a 0. O time da baixada Fluminense, foi derrotado pelo Atlhetic no Jânio de Moraes por 2 a 1 na estreia e no segundo jogo, sofreu outra derrota, 2 a 0 para o Real Noroeste jogando no Espírito Santo. Portanto busca a recuperação no campeonato.

Para esse terceiro jogo o Santo André, do técnico Matheus Costa, deve ter dois desfalques certos, o lateral canhoto Jean e o ala destro Eliandro, lesionados que ainda não estrearam na competição. Além deles Dudu Cearense teve uma lesão mais grave, segue em recuperação.

quem falou na semana foi o jogador Xandy: . “Vai ser um jogo difícil por ser fora de casa e pela equipe que vamos enfrentar, mas estamos preparados para fazermos um grande jogo e vir do Rio de Janeiro com os três pontos”, destacou.

Para esse jogo neste sábado contra o time Paulista, o treinador do Nova Iguaçu do técnico Carlos Vitor deve mudar mas o treinador Carlos Vitor só deve anunciar momentos antes da partida. E o clube da baixada Fluminense conta com o apoio de seu torcedor.

Real Noroeste e Vitória-ES entram em campo, neste sábado, pelo jogo da terceira rodada do Grupo 6 do Campeonato Brasileiro Série D 2023. A partida entre as duas equipes capixabas, que começa às 15h30 (de Brasília), acontece no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.

Real Noroeste e Vitória-ES chegam para o jogo deste sábado vivendo situações distintas. Enquanto o time de Águia Branca vem de vitória sobre o Nova Iguaçu e busca entrar no G-4, o Alvianil de Bento Ferreira perdeu para o Santo André na última rodada e quer a reabilitação no Grupo A6.

Às 18h, no Luso-Brasileiro, a Portuguesa carioca enfrenta o Resende, buscando se manter na liderança. 

A Portuguesa-RJ  vem de duas vitórias consecutivas, goleando o Real Noroeste em casa na estreia por 5 a 2 e vencendo em São João del Rey, o Athletic, por 2 a 1.

Já o Resende ainda não venceu na competição, empatando na estreia contra o Vitória no Espírito Santo e se do derrotado em casa pelo Democrata GV-MG. 

XV de Piracicaba recebe o CRAC-GO e Ferroviária encara a Inter de Limeira-SP pelo Grupo A7 

XV DE PIRACICABA
Xv de Piracicaba enfrenta o CRAC no Barão
Em busca dos primeiros lugares no grupo 7 do Campeonato Brasileiro da Série D, o XV de Piracicaba volta a campo neste sábado, e com o apoio do seu torcedor, recebe às 17h no Estádio Barão de Serra Negra O Clube Recreativo Atletico Catalano (Crac), da cidade de Catalão-GO, em jogo da terceira rodada da primeira fase do certame nacional. E será um “jogo de seis pontos”. As duas equipes brigam pelo mesmo objetivo. Um ponto separa goianos e paulistas.  A chave que é liderada pelo Patrocinense-MG com quatro pontos ganhos, o Crac goiano é o segundo colocado com três pontos. Em seguida, XV divide a terceira colocação com Inter de Limeira, Maringá, Operário-MS e e Ferroviária todos com dois pontos ganhos; enquanto que o Cascavel-PR é o lanterna da chave com um ponto.

O Nho Quim busca sua primeira vitória no brasileiro e teve dois empates nas rodadas anteriores. O time piracicabano empatou na estreia no Barão de Serra Negra com Maringá por 1 a 1, e na rodada passada, atuando fora de casa, no Mato Grosso do Sul ficou no 0 a 0 com o Operário. A equipe goiana tem uma vitória e uma derrota. venceu o Cascavel no Paraná por 2 a 0 e na semana passada acabou tropeçando em casa e foi derrotada pelo Patrocinense por 2 a 1.

No XV de Piracicaba o treinador Cluber Gaúcho tem algumas baixas. O atacante Artur foi submetido à exames, por conta da contusão sofrida no menisco do joelho direito, no treino da última sexta-feira, 12, e, a partir do resultado obtido e da avaliação de um especialista, foi verificada a necessidade de intervenção cirúrgica, com data a ser definida.

Já o atacante Lúcio Flávio, e está treinando com ressalvas, seguindo orientações médicas, se preservando de qualquer lance em que possa ocorrer contato e ou outro trauma físico. Essa situação será mantida durante cerca de três a quatro semanas. E Thales está tratando uma entorse no tornozelo direito.


Em relação ao Crac-GO, segundo informações do repórter Murilo Marques, da Rádio Nova Liberdade, o treinador Paulo Massaro tem algumas dúvidas para esse jogo no Leão. O atacante Victor Rangel e o meia atacante o meia e apoiador Renato são dúvidas por contusões. Em contrapartida não tem ninguém suspenso para esse jogo em Piracicaba. para o ataque o treinador conta com as opções de Edipo ou Kayron e no meio, de Wagner Manaus ou Jeremias.

Após somar dois empates sem gols nas duas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro da Série D, a Ferroviária volta a campo neste sábado (20), às 17 horas, para enfrentar a Inter de Limeira no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.

O jogo marcará o reencontro das duas equipes após o jogo realizado no dia 5 de março na Fonte Luminosa, que terminou com o empate sem gols e o rebaixamento da Ferroviária para a Série A2 do Campeonato Paulista..

Com 2 pontos, o time araraquarense integra o Grupo A7, que conta ainda com Patrocinense-MG (4 pontos), Crac-GO (3), Inter de Limeira (2), Maringá-PR (2), XV de Piracicaba (2), Operário-MS (2) e Cascavel-PR (1).

Três partidas abrem o Grupo A8 neste sábado (20)

Neste sábado, o Hercílio Luz enfrenta o Sãojoseense, às 15h30, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, no Paraná, pela3ª rodada da Série D do Brasileirão. O Leão do Sul venceu o Novo Hamburgo no fim de semana passado, no Aníbal Costa, por 1 a 0, com gol de cabeça do zagueiro Wallace.

O Hercílio Luz busca a liderança do grupo A8 do Campeonato Brasileiro da Série D neste sábado (20), em São José dos Pinhais (PR). Mais de 400 quilômetros distante de Tubarão, a cidade do interior paranaense receberá o duelo do colorado contra o São Joseense, o time da casa, a partir das 15h30.

O Leão do Sul atualmente está em terceiro lugar, com quatro pontos ganhos, atrás do Camboriú (que tem seis) e do próprio São Joseense (que também tem quatro e leva vantagem sobre os tubaronenses no número de gols marcados, o segundo critério de desempate). Se vencer, pode assumir a ponta se o Camboriú não passar em casa pelo Concórdia.

A 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023 coloca frente à frente dois clubes em ascensão no Paraná. FC Cascavel e Maringá FC, com idades parecidas, tem projetos semelhantes fora de campo. As diretorias querem colocar as instituições em divisões superiores nos próximos anos, com uma escalada rumo à Série B do nacional. 

Fundado em 2008, o FC Cascavel quer chegar lá até 2027. Está no quarto ano seguido na Série D e chegou a fazer duas finais de Paranaense: 2021 e 2023. Já o Maringá FC não é tão enfático ao dizer em que ano o projeto precisa estar em divisões mais expressivas, mas, os resultados demonstram que a proposta está avançando. Também chegou a duas finais do estadual, 2014 e 2022, está na sua terceira Série D, não necessariamente de forma consecutiva, e este ano foi até a 3ª fase da Copa do Brasil, quando enfrentou o Flamengo, tendo vencido o jogo de ida em casa por 2 a 0, mas levando uma goleada por 8 a 2 na segunda partida. 

A rivalidade dentro e fora de campo entre FC Cascavel e Maringá FC existe e não é nenhum segredo. Só que o Dogão leva a melhor sobre a Serpente no retrospecto. De forma oficial, as equipes já se enfrentaram 11 vezes. São sete vitórias do Maringá, dois empates e duas vitórias do time cascavelense. Todos os duelos pelo Campeonato Paranaense, ou seja, será a primeira vez que as equipes estarão disputando uma partida nacional entre elas.

Outro detalhe, o FC Cascavel ainda não venceu o Maringá no Estádio Olímpico. As duas vitórias, em 2021 e 2016 foram como visitante. Fora de casa, o Maringá conseguiu vencer o rival no ano passado pelo jogo de ida das quartas de final, 1 a 0. O último confronto entre os clubes foi pela 6ª rodada da primeira fase do Paranaense 2023 e o Dogão venceu por 4 a 2. A última vitória do time cascavelense sobre o Maringá foi no dia 17 de maio de 2021, quando aplicou um 2 a 1 no Estádio Willie Davids.

O retrospecto de jogos entre as equipes é ainda mais favorável ao Maringá se forem contabilizados até mesmo os jogos não oficias. Nesse caso a soma vai para 16 confrontos. São mais três amistosos e dois jogos pelo Torneio de Verão, que também tiveram caráter de jogos treinos. 

O Tricolor maringaense, nesse caso, possui 10 vitórias, a equipe Aurinegra tem três vitórias e três jogos terminaram empatados.

Na tarde deste sábado (20), às 16h, o FC Cascavel tem a chance de voltar a vencer o clássico. Se isso acontecer será a primeira vitória da Serpente na Série D de 2023. Até aqui foram dois jogos, com uma derrota e um empate. O Maringá também não venceu ainda. Empatou os dois jogos que disputou. 

Às 19h, no Eduardo Zeferino, em Camboriú, o Camboriú recebe a visita do Concórdia. 

O Camboriú é líder do Grupo com 6 pontos, depois de golear o Novo Hamburgo na casa do adversário por 3 a 0 e vencer em casa O Aimoré por 1 a 0.

Já o Concórdia estreou com vitória sobre o Brasil de Pelotas por 1 a 0, mas, foi derrotado pelo Caxias por 2 a 0 na última rodada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Paulistão 2022: todos os visitantes venceram neste domingo. Confira os resultados e a classificação

Baianão 2022: Vitória e Atlético de Alagoinhas não saem do zero no Barradão. Hoje é a vez do Bahia. Confira

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Copa do Nordeste 2023: Leão empata no Barradão. Hoje tem Tricolor de Aço e tem Carcará. Confira

Série A: Juventude vence Bragantino e complica o Bahia. Fla vence Ceará e adia título do Galo. De olho na Libertadores, América-MG vence Chape. Cuiabá perde para o Palmeiras e continua correndo riscos

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Bolsonaro já cometeu inúmeros ataques contra indígenas; relembre

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta (20) com jogo às 4h: veja os horários dos jogos