Série D 2023: dezoito jogos abrem a 3ª rodada neste sábado (20). Confira

 Nacional e Princesa se reencontram na Série D para desequilibrar chave A1 

Nacional treina para jogo com o Princesa
Times amazonenses se enfrentam neste sábado (20), na Colina, pela 3ª rodada do Grupo A1

O confronto entre Nacional e Princesa do Solimões abre a terceira rodada pelo Grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro, neste sábado (20), às 15h, no Estádio da Colina, zona oeste de Manaus. A partida dos conterrâneos deve acabar com o equilíbrio na chave, em que os oito clubes estão empatados, com três pontos.

Uma vitória de qualquer lado garante a liderança isolada temporária do Grupo A1 e a permanência no G-4, a zona de classificação à segunda fase. Mas a vaga no topo irá depender dos resultados dos jogos de domingo dos outros rivais da chave.

A possibilidade de empate nem é cogitada por Naça e Tubarão. Em um grupo que todos os clubes têm uma vitória e uma derrota, um novo triunfo pela Série D é o único caminho para sair com uma vantagem sobre as demais equipes.

Pela temporada deste ano, Nacional e Princesa se enfrentaram em um jogo oficial somente uma vez. Foi na vitória, por 2 a 1, do time de Manacapuru pela sexta rodada da fase classificatória do Campeonato Amazonense, no dia 14 de fevereiro.

Ainda pelo Barezão, as duas equipes também sofreram o mesmo desfecho ao serem eliminadas nas semifinais.   

Pela Série D, Leão da Vila Municipal e Tubarão vêm de resultados distintos. O time da capital amazonense perdeu de 2 a 1 para a Tuna Luso (PA), no Estádio Francisco Vasques, em Belém, no domingo passado, depois de estrear na quarta divisão com vitória, em casa, sobre o Humaitá (AC), por 3 a 1, na rodada anterior.

Já o Princesa do Solimões, goleou por 4 a 0 o São Francisco (AC), no Estádio Gilbertão, em Manacapuru, também no domingo. O placar elástico quebrou um jejum de dez jogos sem vitória. 

Com este triunfo, a equipe do interior também se recuperou da derrota na abertura da quarta divisão para o Águia de Marabá, por 3 a 0, fora de casa. O Tubarão saltou da lanterna do Grupo A1 para a liderança, pelo critério de desempate de menor número de cartões amarelos recebidos. 

Representantes do Maranhão, Cordino e Maranhão se enfrentam em Barra do Corda na partida única do Grupo A2, buscando a 1ª vitória 

Buscando a primeira vitória na competição, Cordino-MA é Maranhão se enfrentam nesta tarde de sábado (20), às 17h, no Leandrão, em Barra do Corda-MA. 

O Cordino estreou empatando com o Caucaia fora de casa em 2 a 2, mas foi derrotado pela equipe também cearense do Ferroviário-CE, por 1 a 0, e busca nesta tarde a reabilitação em casa contra o Maranhão.

Este, por sua vez, empatou as duas partidas que fez na competição: 1 a 1 em casa contra o Atlético-CE e 0 a 0 fora contra o Tocantinópolis. 

Iguatu e Pacajus fazem primeiro duelo cearense na Série D 2023, em partida única do Grupo A3 

iguatu x atleic

Após duas rodadas de disputa, Iguatu e Pacajus farão a primeira partida entre clubes cearenses nesta Série D. O jogo, válido pelo Grupo 3, será realizado no próximo sábado, 20, às 16 horas, no estádio Morenão, em Iguatu.

Depois de estrear com derrota por 1 a 0 visitando o Santa Cruz-PE, o Iguatu venceu o Nacional de Patos-PB em casa pelo mesmo placar e anotou seus primeiros pontos na competição nacional. A equipe está em quinto lugar na tabela de classificação.

O Pacajus, por sua vez, começou o torneio empatando por 2 a 2 com o Campinense-PB em casa e depois perdeu por 2 a 1 para o Sousa-PB como visitante. O clube ocupa a sétima colocação do grupo.

Este será o quinto confronto na história a ser realizado entre os times, que já duelaram três vezes pelo Campeonato Cearense e uma vez pela Copa Fares Lopes. São três vitórias do Iguatu e uma do Pacajus.

Três partidas abrem a 3ª rodada do Grupo A4 

ASA x Cruzeiro-AL será no Municipal de Arapiraca — Foto: Augusto Oliveira/FAF
Falcon e Sergipe se enfrentam neste sábado, às 16h, na Arena Batistão, pela terceira rodada do Grupo 4 da Série D do Brasileiro. Essa é a primeira vez que as equipes medem forças em uma competição nacional.

O Falcon chega em melhor fase para o duelo. O Carcará estreou com um empate em casa com o Retrô e, em seguida, venceu o Atlético de Alagoinhas, fora de casa, por 2 a 1. Os resultados colocam a equipe na segunda posição do grupo.

O Sergipe vem de duas derrotas seguidas na Série D (3x1 para o Bahia de Feira e 2x1 para o Jacuipense). O início ruim ocasiou a queda do técnico Rafael Jaques. Quem chegou para o cargo foi Leandro Sena, atual campeão da quarta divisão nacional.

Bahia de Feira e Retrô se enfrentam neste sábado, às 17h, pela terceira rodada da Série D Campeonato do Brasileiro. O duelo válido pelo Grupo 4 está marcado para Arena Cajueiro.

O Tremendão vem de derrota para o ASA, fora de casa, por 1 a 0. Já a Fênix empatou na rodada anterior com o Cruzeiro-AL na Arena de Pernambuco.

O Tremendão quer se recuperar do resultado adverso da segunda rodada e se manter no G-4 do Grupo A4. 

O jogo vai marcar a estreia de Marcelo Martelotte no comando da equipe pernambucana. Ele assumiu o Retrô na terça-feira e teve menos de uma semana para conhecer o elenco.

O treinador chegou prometendo mudanças e vai ter alguns problemas para escalar o time.

ASA e Cruzeiro-AL fazem o clássico da rodada do Grupo 4 da Série D. A partida começa às 17h deste sábado, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, e vale pela terceira rodada do Brasileiro.

Com 100% de aproveitamento, o ASA lidera o grupo, com seis pontos. Nas duas primeira rodadas, o time venceu o Jacuipense (fora) e o Bahia de Feira (casa). Neste sábado, faz a segunda partida seguida como mandante.

O Cruzeiro-AL também está com bom desempenho neste começo de Série D. Na estreia, venceu o Atlético-BA, por 1 a 0, em Arapiraca. Na rodada passada, empatou com o Retrô, por 1 a 1, na Arena Pernambuco, e ocupa o terceiro lugar da chave, com quatro pontos.

Grupo A5 terá todas as partidas da 3ª rodada acontecendo hoje

Foto: Divulgação
















Neste sábado (20/05), às 15h30 da tarde, Ceilândia e Real Ariquemes entram em campo pelo Grupo A5 da Série D. A partida, válida pela 3ª rodada da quarta divisão, acontecerá no Abadião, na própria região de Ceilândia. Além disso, a partida marcará a primeira vez na história em que as equipes ficarão frente a frente, nunca antes tendo se enfrentado em qualquer divisão ou copa nacional.

Em primeiro na tabela, o Ceilândia vai para o jogo buscando manter o retrospecto positivo após as duas primeiras rodadas. Nos compromissos iniciais, o Gato Preto derrotou o Iporá, em casa, por 4x0, e empatou com o União Rondonópolis, fora, 0x0. Além de ainda não ter perdido, também ainda não foi vazado até aqui.

O Furacão do Jamari, por outro lado, sem contar com o começo ruim do campeonato, também não virou o ano de maneira positiva. Além de não ter sido capaz de defender o título Rondoniense conquistado em 2022, ao ser eliminado na final do cruzamento olímpico de 2023, o Real Ariquemes, que não disputava a Série D desde 2021, largou mal, perdendo os dois primeiros jogos.

Apesar do bom começo na quartona, o Ceilândia não iniciou o ano sorrindo. Pelo Candangão deste ano, o esquadrão brasiliense decepcionou ao terminar a primeira fase apenas na sexta colocação, campanha que não o classificou para as semifinais. Após ficar apenas a um ponto de distância da fase seguinte, com quatro vitórias, dois empates e três derrotas, a equipe quebrou uma sequência de dois vice-campeonatos seguidos, em 2021 e 2022.

Agora, busca manter a largada positiva na Série D e fazer bonito, para, quem sabe, chegar às semifinais pela primeira vez na história. Em 8 campanhas, contando com a deste ano, a melhor colocação da equipe brasiliense foi o décimo lugar, em 2016. No ano passado, foi eliminado na fase de grupos, ao terminar em quinto lugar.

Abrindo sua campanha fora de casa, o Real Ariquemes foi derrotado pelo Anápolis, pelo placar mínimo, e, no fim de semana seguinte, viu a própria torcida lamentar mais um revés, dessa vez diante do Operário de Várzea Grande. Adicionalmente, em 180 minutos, não foi às redes nenhuma vez.

Buscando se recompor após a negativa campanha no estadual, e a ausência da Série D em 2022, o rubro-negro de Rondônia precisára contar com o elenco em seu melhor estado de espírito se quiser, finalmente, pontuar no campeonato e subir na tabela para, quem sabe, avançar à fase seguinte pela primeira vez.

Às 16h,  no Caldeirão, em Rondonópolis, o União-MT recebe a visita do Operário VG.

O União estreou na competição vencendo o Interporto fora de casa por 2 a 0, mas empatou sem gols contra o Ceilândia em casa na semana passada. 

Já o Operário estreou com derrota em casa para o Brasiliense por 2 a 0, mas se recuperou na 2ª rodada, ao vencer o Real Ariquemes fora de casa pelo mesmo placar. 

A saga na tentativa do acesso para a terceira divisão nacional exige quilometragem, no ponto mais literal. A quase 800 km da capital federal, o Brasiliense entra em campo neste sábado (20/5), às 16h, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. No Estádio General Sampaio, em Porto Nacional, no Tocantins, a equipe encara o Interporto.

O Jacaré é um dos ponteiros do Grupo A5, com quatro unidades, as mesmas do líder Ceilândia e dos terceiros e quartos colocados, respectivamente, União Rondonópolis e Anápolis, com os times separados pelo saldo de gols e pelo número de gols pró. Os goianos foram responsáveis por tirar pontos dos candangos no último sábado (13/5), empatando por 2 x 2 no Serejão.

Autor de um dos gols na reação para o empate da semana passada, ao entrar no intervalo, o centroavante Joãozinho espera ter continuidade para contribuir com a equipe. "A expectativa é grande. Assim como ajudei na partida anterior, espero poder ajudar e colaborar nessa próxima partida e sair com a vitória", afirmou o atacante.

Os mandantes do confronto vem de uma derrota incomum fora de casa: no Estádio Francisco Ferreira, em Iporá, o time local aplicou 8 x 1, isolando os tocantinenses na lanterna da divisão, com seis gols sofridos a mais em relação ao também zerado Real Ariquemes. No estadual, o Interporto foi rebaixado na única vaga de descenso da competição, mostrando o ano complicado pelo qual vem passando a equipe. A partida não conta com transmissão com imagens, podendo ser acompanhada pelas rádios locais.

Às 17h,  no Jonas Duarte, em Anápolis  o Anápolis recebe a visita do Iporá-GO, primeiro confronto entre goianos nesta edição da competição. 

O Anápolis venceu o Real Ariquemes na estreia por 1 a 0 e depois, foi à capital federal e empatou com o Brasiliense e. 2 a 2.

Já o Iporá estreou mal, sendo goleado pell Ceilândia por 4 a 0. Mas, na 2ª rodada, se reabilitou aplicando a maior goleada até o momento entre todas as divisões do Brasileiro, fazendo 8 a 1 no Interporto. 

Três partidas agitam o Grupo A6 neste sábado (20) 

Santo André
Santo André vai até nova iguaçu, pelo Campeonato Brasileiro da série D
Na tarde deste sábado às 15h, o Santo André volta a campo pelo Campeonato Brasileiro da Série D, e em jogo do grupo 6, vai ao Rio de Janeiro e no Estádio Jânio Moraes, vai enfrentar a equipe do Nova Iguaçu Futebol Clube-RJ, em busca da sua segunda Vitória e da liderança na chave.

O Ramalhão do ABC ocupa a segunda posição da chave com quatro pontos em duas partidas, uma vitória e um empate. O Nova Iguaçu é o lanterna da chave sem nenhum ponto em duas partidas com duas derrotas. A Portuguesa carioca lidera a chave com seis pontos e 100% de aproveitamento, depois vem Santo André e Democrata-MG com quatro pontos; somam dois pontos, Atlhetic, Real Noroeste com três; Rezende e o Vitória-ES com dois e na rabeira o Nova Iguaçu sem ponto ganho.

Na estreia o Ramalhão empatou por 1 a 1 com o Democrata em Minas, e no segundo jogo venceu o Vitória no Bruno José Daniel por 1 a 0. O time da baixada Fluminense, foi derrotado pelo Atlhetic no Jânio de Moraes por 2 a 1 na estreia e no segundo jogo, sofreu outra derrota, 2 a 0 para o Real Noroeste jogando no Espírito Santo. Portanto busca a recuperação no campeonato.

Para esse terceiro jogo o Santo André, do técnico Matheus Costa, deve ter dois desfalques certos, o lateral canhoto Jean e o ala destro Eliandro, lesionados que ainda não estrearam na competição. Além deles Dudu Cearense teve uma lesão mais grave, segue em recuperação.

quem falou na semana foi o jogador Xandy: . “Vai ser um jogo difícil por ser fora de casa e pela equipe que vamos enfrentar, mas estamos preparados para fazermos um grande jogo e vir do Rio de Janeiro com os três pontos”, destacou.

Para esse jogo neste sábado contra o time Paulista, o treinador do Nova Iguaçu do técnico Carlos Vitor deve mudar mas o treinador Carlos Vitor só deve anunciar momentos antes da partida. E o clube da baixada Fluminense conta com o apoio de seu torcedor.

Real Noroeste e Vitória-ES entram em campo, neste sábado, pelo jogo da terceira rodada do Grupo 6 do Campeonato Brasileiro Série D 2023. A partida entre as duas equipes capixabas, que começa às 15h30 (de Brasília), acontece no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.

Real Noroeste e Vitória-ES chegam para o jogo deste sábado vivendo situações distintas. Enquanto o time de Águia Branca vem de vitória sobre o Nova Iguaçu e busca entrar no G-4, o Alvianil de Bento Ferreira perdeu para o Santo André na última rodada e quer a reabilitação no Grupo A6.

Às 18h, no Luso-Brasileiro, a Portuguesa carioca enfrenta o Resende, buscando se manter na liderança. 

A Portuguesa-RJ  vem de duas vitórias consecutivas, goleando o Real Noroeste em casa na estreia por 5 a 2 e vencendo em São João del Rey, o Athletic, por 2 a 1.

Já o Resende ainda não venceu na competição, empatando na estreia contra o Vitória no Espírito Santo e se do derrotado em casa pelo Democrata GV-MG. 

XV de Piracicaba recebe o CRAC-GO e Ferroviária encara a Inter de Limeira-SP pelo Grupo A7 

XV DE PIRACICABA
Xv de Piracicaba enfrenta o CRAC no Barão
Em busca dos primeiros lugares no grupo 7 do Campeonato Brasileiro da Série D, o XV de Piracicaba volta a campo neste sábado, e com o apoio do seu torcedor, recebe às 17h no Estádio Barão de Serra Negra O Clube Recreativo Atletico Catalano (Crac), da cidade de Catalão-GO, em jogo da terceira rodada da primeira fase do certame nacional. E será um “jogo de seis pontos”. As duas equipes brigam pelo mesmo objetivo. Um ponto separa goianos e paulistas.  A chave que é liderada pelo Patrocinense-MG com quatro pontos ganhos, o Crac goiano é o segundo colocado com três pontos. Em seguida, XV divide a terceira colocação com Inter de Limeira, Maringá, Operário-MS e e Ferroviária todos com dois pontos ganhos; enquanto que o Cascavel-PR é o lanterna da chave com um ponto.

O Nho Quim busca sua primeira vitória no brasileiro e teve dois empates nas rodadas anteriores. O time piracicabano empatou na estreia no Barão de Serra Negra com Maringá por 1 a 1, e na rodada passada, atuando fora de casa, no Mato Grosso do Sul ficou no 0 a 0 com o Operário. A equipe goiana tem uma vitória e uma derrota. venceu o Cascavel no Paraná por 2 a 0 e na semana passada acabou tropeçando em casa e foi derrotada pelo Patrocinense por 2 a 1.

No XV de Piracicaba o treinador Cluber Gaúcho tem algumas baixas. O atacante Artur foi submetido à exames, por conta da contusão sofrida no menisco do joelho direito, no treino da última sexta-feira, 12, e, a partir do resultado obtido e da avaliação de um especialista, foi verificada a necessidade de intervenção cirúrgica, com data a ser definida.

Já o atacante Lúcio Flávio, e está treinando com ressalvas, seguindo orientações médicas, se preservando de qualquer lance em que possa ocorrer contato e ou outro trauma físico. Essa situação será mantida durante cerca de três a quatro semanas. E Thales está tratando uma entorse no tornozelo direito.


Em relação ao Crac-GO, segundo informações do repórter Murilo Marques, da Rádio Nova Liberdade, o treinador Paulo Massaro tem algumas dúvidas para esse jogo no Leão. O atacante Victor Rangel e o meia atacante o meia e apoiador Renato são dúvidas por contusões. Em contrapartida não tem ninguém suspenso para esse jogo em Piracicaba. para o ataque o treinador conta com as opções de Edipo ou Kayron e no meio, de Wagner Manaus ou Jeremias.

Após somar dois empates sem gols nas duas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro da Série D, a Ferroviária volta a campo neste sábado (20), às 17 horas, para enfrentar a Inter de Limeira no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.

O jogo marcará o reencontro das duas equipes após o jogo realizado no dia 5 de março na Fonte Luminosa, que terminou com o empate sem gols e o rebaixamento da Ferroviária para a Série A2 do Campeonato Paulista..

Com 2 pontos, o time araraquarense integra o Grupo A7, que conta ainda com Patrocinense-MG (4 pontos), Crac-GO (3), Inter de Limeira (2), Maringá-PR (2), XV de Piracicaba (2), Operário-MS (2) e Cascavel-PR (1).

Três partidas abrem o Grupo A8 neste sábado (20)

Neste sábado, o Hercílio Luz enfrenta o Sãojoseense, às 15h30, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, no Paraná, pela3ª rodada da Série D do Brasileirão. O Leão do Sul venceu o Novo Hamburgo no fim de semana passado, no Aníbal Costa, por 1 a 0, com gol de cabeça do zagueiro Wallace.

O Hercílio Luz busca a liderança do grupo A8 do Campeonato Brasileiro da Série D neste sábado (20), em São José dos Pinhais (PR). Mais de 400 quilômetros distante de Tubarão, a cidade do interior paranaense receberá o duelo do colorado contra o São Joseense, o time da casa, a partir das 15h30.

O Leão do Sul atualmente está em terceiro lugar, com quatro pontos ganhos, atrás do Camboriú (que tem seis) e do próprio São Joseense (que também tem quatro e leva vantagem sobre os tubaronenses no número de gols marcados, o segundo critério de desempate). Se vencer, pode assumir a ponta se o Camboriú não passar em casa pelo Concórdia.

A 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023 coloca frente à frente dois clubes em ascensão no Paraná. FC Cascavel e Maringá FC, com idades parecidas, tem projetos semelhantes fora de campo. As diretorias querem colocar as instituições em divisões superiores nos próximos anos, com uma escalada rumo à Série B do nacional. 

Fundado em 2008, o FC Cascavel quer chegar lá até 2027. Está no quarto ano seguido na Série D e chegou a fazer duas finais de Paranaense: 2021 e 2023. Já o Maringá FC não é tão enfático ao dizer em que ano o projeto precisa estar em divisões mais expressivas, mas, os resultados demonstram que a proposta está avançando. Também chegou a duas finais do estadual, 2014 e 2022, está na sua terceira Série D, não necessariamente de forma consecutiva, e este ano foi até a 3ª fase da Copa do Brasil, quando enfrentou o Flamengo, tendo vencido o jogo de ida em casa por 2 a 0, mas levando uma goleada por 8 a 2 na segunda partida. 

A rivalidade dentro e fora de campo entre FC Cascavel e Maringá FC existe e não é nenhum segredo. Só que o Dogão leva a melhor sobre a Serpente no retrospecto. De forma oficial, as equipes já se enfrentaram 11 vezes. São sete vitórias do Maringá, dois empates e duas vitórias do time cascavelense. Todos os duelos pelo Campeonato Paranaense, ou seja, será a primeira vez que as equipes estarão disputando uma partida nacional entre elas.

Outro detalhe, o FC Cascavel ainda não venceu o Maringá no Estádio Olímpico. As duas vitórias, em 2021 e 2016 foram como visitante. Fora de casa, o Maringá conseguiu vencer o rival no ano passado pelo jogo de ida das quartas de final, 1 a 0. O último confronto entre os clubes foi pela 6ª rodada da primeira fase do Paranaense 2023 e o Dogão venceu por 4 a 2. A última vitória do time cascavelense sobre o Maringá foi no dia 17 de maio de 2021, quando aplicou um 2 a 1 no Estádio Willie Davids.

O retrospecto de jogos entre as equipes é ainda mais favorável ao Maringá se forem contabilizados até mesmo os jogos não oficias. Nesse caso a soma vai para 16 confrontos. São mais três amistosos e dois jogos pelo Torneio de Verão, que também tiveram caráter de jogos treinos. 

O Tricolor maringaense, nesse caso, possui 10 vitórias, a equipe Aurinegra tem três vitórias e três jogos terminaram empatados.

Na tarde deste sábado (20), às 16h, o FC Cascavel tem a chance de voltar a vencer o clássico. Se isso acontecer será a primeira vitória da Serpente na Série D de 2023. Até aqui foram dois jogos, com uma derrota e um empate. O Maringá também não venceu ainda. Empatou os dois jogos que disputou. 

Às 19h, no Eduardo Zeferino, em Camboriú, o Camboriú recebe a visita do Concórdia. 

O Camboriú é líder do Grupo com 6 pontos, depois de golear o Novo Hamburgo na casa do adversário por 3 a 0 e vencer em casa O Aimoré por 1 a 0.

Já o Concórdia estreou com vitória sobre o Brasil de Pelotas por 1 a 0, mas, foi derrotado pelo Caxias por 2 a 0 na última rodada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Chuva no litoral norte de SP: saiba como ajudar as famílias desabrigadas

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Tacla Duran acusa Moro e Dallagnol de corrupção, e denúncia vai ao STF; entenda o caso