Governo japonês inicia protocolo para isentar brasileiros de visto

 Além de encontro com premiê japonês, Lula participou de reuniões paralelos com Indonésia e França

Lula ao lado do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida

O governo japonês anunciou que tomará medidas para que brasileiros sejam isentados de apresentação de visto para entrada no país. O anúncio ocorreu após o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.

“O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil”, anunciou o governo local, em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão.

Em abril deste ano, o governo Lula anunciou que passará a exigir, a partir de outubro, visto dos países que não oferecem, em contrapartida, o mesmo benefício aos brasileiros, entre eles, o Japão.

Em nota, o governo japonês anunciou que além de questões diplomáticas, Kishida discutiu com Lula outros temas, como “clima, alimentação, desenvolvimento, paz e estabilidade em meio a múltiplas crises globais.”

Encontros bilaterais

Lula está no Japão para participar do encontro do G7. Além do Brasil e Indonésia, outros seis países foram convidados para integrar a cúpula: Índia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul e Vietnã.

Fora da agenda oficial do encontro, Lula teve reuniões com outros líderes estrangeiros, como o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Durante a reunião, os mandatários falaram sobre questões climáticas e discutiram o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia.

“Tivemos uma boa conversa sobre a questão do clima e proteção de florestas e concordamos sobre a importância de um diálogo pela paz no mundo”, afirmou Lula em suas redes sociais, sobre o encontro com Widodo.

Mais tarde, Lula esteve com o presidente francês Emmanuel Macron. No encontro, os líderes discutiram a “preservação da Amazônia e caminhos para a construção da paz na Ucrânia”, afirmou Lula, em suas redes sociais. O chefe do Executivo brasileiro também ressaltou a retomada da “amizade e parceria” entre os países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Chuva no litoral norte de SP: saiba como ajudar as famílias desabrigadas

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Tacla Duran acusa Moro e Dallagnol de corrupção, e denúncia vai ao STF; entenda o caso