Governo japonês inicia protocolo para isentar brasileiros de visto

 Além de encontro com premiê japonês, Lula participou de reuniões paralelos com Indonésia e França

Lula ao lado do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida

O governo japonês anunciou que tomará medidas para que brasileiros sejam isentados de apresentação de visto para entrada no país. O anúncio ocorreu após o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.

“O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil”, anunciou o governo local, em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão.

Em abril deste ano, o governo Lula anunciou que passará a exigir, a partir de outubro, visto dos países que não oferecem, em contrapartida, o mesmo benefício aos brasileiros, entre eles, o Japão.

Em nota, o governo japonês anunciou que além de questões diplomáticas, Kishida discutiu com Lula outros temas, como “clima, alimentação, desenvolvimento, paz e estabilidade em meio a múltiplas crises globais.”

Encontros bilaterais

Lula está no Japão para participar do encontro do G7. Além do Brasil e Indonésia, outros seis países foram convidados para integrar a cúpula: Índia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul e Vietnã.

Fora da agenda oficial do encontro, Lula teve reuniões com outros líderes estrangeiros, como o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Durante a reunião, os mandatários falaram sobre questões climáticas e discutiram o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia.

“Tivemos uma boa conversa sobre a questão do clima e proteção de florestas e concordamos sobre a importância de um diálogo pela paz no mundo”, afirmou Lula em suas redes sociais, sobre o encontro com Widodo.

Mais tarde, Lula esteve com o presidente francês Emmanuel Macron. No encontro, os líderes discutiram a “preservação da Amazônia e caminhos para a construção da paz na Ucrânia”, afirmou Lula, em suas redes sociais. O chefe do Executivo brasileiro também ressaltou a retomada da “amizade e parceria” entre os países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios