Barroso pede que Câmara dê explicações sobre a PEC da Anistia

Proposta prevê perdão à partidos que não cumpriram suas obrigações nas eleições de 2022


Luís Roberto Barroso / /STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso deu um prazo para que a Câmara dos Deputados dê explicações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/23, mais conhecida como PEC da Anistia.  

A proposta prevê o perdão aos partidos que não cumpriram as cotas obrigatórias de candidaturas femininas e de negros nas eleições do ano passado. No início da semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a admissibilidade da PEC, com 45 votos a favor do texto e 10 contrários. Apenas o PSOL e o Novo votaram contra. A federação PT-PCdoB-PV orientou voto a favor.

Na última terça-feira (16), a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) protocolou um mandado de segurança no STF pedindo a suspensão da PEC. A congressista argumentou que a proposta é inconstitucional por violar a "isonomia política de gênero e racial, em sua dimensão material e como direito ao reconhecimento".

O "recado que a Câmara dos Deputados, ao permitir a tramitação desta PEC, passa a mulheres e pessoas negras é que esse espaço, que deveria ser plural e espelhar fidedignamente o nosso corpo social, somente será ocupado por homens brancos e ricos, por mais que sejam editadas legislações inclusivas ou exaradas decisões de nossos órgãos de cúpula, como o STF e do TSE", escreveu Sâmia.

A corrida para a aprovação do texto se intensificou após a conclusão do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as contas dos partidos relativas a 2017. A Corte determinou às siglas a devolução de pelo menos R$ 40 milhões aos cofres públicos, somados em ressarcimentos e multas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Chuva no litoral norte de SP: saiba como ajudar as famílias desabrigadas

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Tacla Duran acusa Moro e Dallagnol de corrupção, e denúncia vai ao STF; entenda o caso