Comitês populares terão ações em apoio ao governo entre os dias 30 de junho e 2 de julho

 Esquerda quer que o governo Lula tenha apoio popular para avançar "com as mudanças estruturais que o povo precisa"

“Os comitês podem ser uma nova forma de pedagogia das massas", disse João Pedro Stédile

Na última segunda-feira (22), lideranças de movimentos populares, centrais sindicais e partidos políticos de esquerda se reuniram na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP), para articular a retomada dos comitês populares e anunciaram ações para os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho deste ano.

A ideia, segundo Roberto Baggio, integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), é "voltar a oxigenar os comitês populares enquanto um grande espaço de agrupar militância partidária e dos movimentos populares da esquerda, no sentido de retomar o trabalho de base permanente nesse próximo período."

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem tido dificuldades em implementar a agenda política que teve êxito nas urnas, em 2022, por conta da difícil relação com o Congresso Nacional, majoritariamente de direita.

Membro da Executiva do PSOL e historiador, Valério Arcary afirmou, durante o encontro, que a esquerda precisa reorganizar a base diante do desafio da ascensão do fascismo no país.

"A extrema-direita está organizada, controla três estados ricos, tem a maioria nas Forças Armadas e popularidade nas redes sociais. Há uma palavra que deve nortear e unificar todos nós dentro dos comitês que é 'prisão para o (Jair) Bolsonaro'. Isso impede que normalizemos a extrema-direita neste país, que é o que deseja a classe dominante", disse Arcary.

As ações que ocorrerão entre 30 de junho e 2 de julho ainda serão decididas em plenárias dos movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais. Porém, explica Baggio, os objetivos estão evidentes.

"Os comitês serão fundamentais para que o governo Lula avance nas mudanças estruturais que o povo precisa, para reduzir a desigualdade social nesse país e para fazer uma revolução no campo", concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira

Lula exonera servidores de saúde indígena