Gilberto Gil é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

 Cantor e compositor baiano foi ministro da Cultura do Brasil nos dois mandatos do governo Lula, entre 2003 e 2008

gilberto gil
Gil: "Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha"                                                             

O músico baiano Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito por maioria absoluta para ocupar a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na última quinta-feira (11). Eleito com 21 votos, o artista é o segundo homem negro a ocupar uma cadeira na ABL, antes, o escritor e professor Domício Proença Filho foi presidente da Academia em 2016 e 2017. 

O mais novo imortal da ABL agradeceu nas redes sociais. "Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha", escreveu Gil que foi ministro da Cultura do Brasil nos dois mandatos do governo Lula, entre 2003 e 2008.

Gilberto Gil é uma das figuras mais reconhecidas da cultura popular brasileira, autor de clássicos como "Refazenda", "Esotérico", "Expresso 2222", "Realce", "Divino Maravilhoso", e tantos outros. Em mais de 50 anos de carreira, foi premiado com nove Grammys e, em 1999, nomeado "Artista da Paz", pela Unesco. Em 2001, Gil recebeu o título embaixador da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Na disputa pela vaga na ABL também estavam o poeta Salgado Maranhão e o autor e crítico literário Ricardo Daunt. A cadeira número 20 ocupada pelo artista já pertenceu ao general Lyra Tavares, ministro do Exército Brasileiro que assinou o Al-5 em 1968, de repressão na ditadura militar. Antes de Gil, a cadeira era ocupada pelo jornalista Murilo Melo Filho, que faleceu em 2020.

No começo de novembro, Fernanda Montenegro, de 92 anos, também foi eleita para a Academia Brasileira de Letras com maioria absoluta. A atriz ocupa a cadeira de número de 17 da ABL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios