Trabalhadores afastados pelo INSS têm até hoje (19) para agendar perícia médica

 Foram chamados aqueles que recebem benefício por afastamento temporário há mais de seis meses

No total, o INSS convocou 95.588 segurados                                     

Os trabalhadores afastados do serviço por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e que foram convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realizar nova perícia médica devem agendar o procedimento até hoje (19). O prazo inicial era 11 de novembro, mas agora foi prorrogado até o dia 19.  

O exame comprobatório do auxílio-doença pode ser marcado pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do órgão na Internet.  

Pente-fino  

O INSS fez a convocação por meio de uma operação pente-fino para averiguar possíveis irregularidades na transferência de benefício. O segurado, portanto, que não fizer o agendamento terá o pagamento suspenso. Se o beneficiário não se pronunciar após 60 dias da suspensão, o benefício será cancelado.  

Foram convocados aqueles que recebem o benefício por afastamento temporário há mais de seis meses e que não têm data de cessação estipulada ou alguma indicação de reabilitação profissional por meio do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade (PRBI). 

No total, o INSS convocou 95.588 segurados. Desses, apenas pouco mais de 10 mil já realizaram o agendamento, segundo o órgão. Desde julho, cerca de 170 mil beneficiários, que não fizeram a perícia médica há mais de seis meses, receberam uma carta informando a necessidade do agendamento. Os exames começaram em agosto e seguem até dezembro.  

O beneficiário que recebe a carta tem até 30 dias, a partir da data do recebimento do documento, para agendar o exame. 

Documentos 

No dia da perícia, é necessário levar carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes comprobatórios da incapacidade de trabalhar, laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), descrição e código da doença (CID - classificação internacional de doenças). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Chuva no litoral norte de SP: saiba como ajudar as famílias desabrigadas

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Tacla Duran acusa Moro e Dallagnol de corrupção, e denúncia vai ao STF; entenda o caso