Copa do Nordeste 2022: Vitória perde nos penaltis e está fora da fase de grupos. CRB vira sobre Moto Club e está classificado. Confira quais são as 16 equipes da fase de grupos

 Botafogo-PB vê goleiro reserva brilhar nos pênaltis, elimina Vitória e garante vaga na fase de grupos


Emoção não faltou nesta quinta-feira (18), no Barradão, em Salvador, na definição do último classificado para a fase de grupos da Copa do Nordeste 2022. Jogando em casa, o Vitória abriu vantagem de dois gols no primeiro tempo contra o Botafogo-PB, mas levou o empate dos rivais na etapa final e a definição foi para os pênaltis. Quem levou a melhor foi o Belo, que venceu os baianos na marca da cal, graças ao goleiro reserva Paulo Gianezini, que foi decisivo para a conquista da classificação.

Leão foi quem começou à frente no placar e balançou as redes duas vezes no final do primeiro tempo. Aos 28 minutos, Raul Prata recebeu pela direita, bagunçou defensor do Botafogo, avançou dentro da área e soltou a bomba para fazer 1 a 0 no Barradão.

Três minutos mais tarde, os donos da casa ampliaram com Fernando Neto. O meio-campista recebeu cruzamento de Bruno Oliveira dentro da área e, de casca, estufou as redes mais uma vez e fez 2 a 0.

E quem pensava que a partida já estava decidida, se enganou. O segundo tempo foi de muita emoção, já que o Botafogo-PB foi buscar a desvantagem no placar.

A reação começou aos 18 minutos, com o zagueiro William Machado. Esquerdinha cobrou escanteio com perfeição, e o defensor testou firme para marcar o primeiro do Belo.

Quatro minutos mais tarde, os visitantes fizeram o 2 a 2 com Welton Felipe. Mais uma vez com participação de Esquerdinha, que soltou a bomba em direção ao gol e fez o goleiro Lucas Arcanjo deixar rebote. Foi então que o atacante aproveitou e estufou as redes.

Aos 28 minutos, Esquerdinha e Eduardo, do Vitória, se estranharam, e o jogador do Belo ficou caído no gramado. Os dois levaram cartão amarelo pela confusão.

No final do primeiro tempo, já nos acréscimos, o goleiro titular do Botafogo, Lucas Ferreira, desabou no chão e precisou ser substituído por Paulo Gianezini.

O placar se manteve empatado em 2 a 2, e como o jogo de ida terminou empatado em 1 a 1, a definição foi para os pênaltis.

As duas equipes começaram muito bem e acertaram todas as cinco primeiras cobranças. Nas alternadas, Paulo pegou a primeira cobrança, de Renan Luís, e logo em seguida foi dele a cobrança decisiva, que classificou o Belo para a fase de grupos, com vitória por 6 a 5.

O goleiro do Botafogo-PB foi o nome do jogo. Depois de entrar nos acréscimos, foi decisivo na disputa por pênaltis, pegando uma cobrança e ainda batendo a penalidade decisiva, que classificou os paraibanos.

Agora, o Botafogo-PB se junta a CRB, Floresta-CE e Sousa-PE entre os clubes classificados na eliminatória direto para a fase de grupos da Copa do Nordeste.

O próximo passo é o sorteio, que definirá os dois grupos formados por oito equipes em cada, na fase de grupos da competição. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final.

Já o Vitória, está eliminado e não disputará a competição em 2022. O clube baiano é o maior campeão, com quatro títulos da Copa do Nordeste.

Brigando contra o rebaixamento na Série B, o Vitória volta a campo na segunda-feira (22), às 18h, pela Série B, para confronto fora de casa contra o CRB. 

Já o Botafogo-PB, agora só volta a campo em 2022, a começar pela disputa do Campeonato Paraibano e também da Copa do Nordeste.

Ficha técnica:

Vitória 2 x 2 Botafogo-PB (5-6 Pen.)
GOLS: Vitória: Raul Prata (28' 1ºT) e Fernando Neto (31' 1ºT); Botafogo-PB: William Machado (18' 2ºT) e Welton Felipe (22' 2ºT).
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Thalisson Kelven, Wallace Reis e Roberto (Renan Luís); João Pedro, Eduardo, Bruno Oliveira (Alisson Santos) e Fernando Neto (Manoel); Fabinho (Cédric) e David. Técnico: Wagner Lopes.
BOTAFOGO-PB: Lucas Ferreira (Paulo Gianezini); Sávio, Daniel Felipe, Willian Machado e Tsunami; Tinga (Amaral), Pablo e Juninho (Esquerdinha); Welton Felipe, Luã (Marcos Aurélio) e Éderson (Cleyton). Técnico: Gerson Gusmão.

CRB reverte vantagem do Moto Club e se classifica na Copa do Nordeste

Foto: Francisco Cedrim / AscomCRB

Nesta quinta-feira (18), o CRB contou com o apoio da torcida para conseguir reverter o placar de 2 a 1, sofrido para o Moto Club no jogo de ida do Pré-Nordestão. A equipe fez um gol em cada tempo, com Jean Patrick e Nicolas Careca e garantiu a classificação para a próxima fase.

Pressionado e contando com o apoio da torcida para reverter o resultado negativo da primeira partida, o CRB começou a partida no campo de ataque, mas com muita lentidão para fazer transações.

Aos poucos, a torcida foi ficando impaciente e pressão em campo ficou maior. Aos 31', Guilherme Romão cruzou da esquerda, Jean Patrick apareceu livre e mandou para as redes. Logo depois, Jajá ficou cara a cara com o goleiro, mas chutou para fora. O camisa 11 ainda teve outras oportunidade, mas desperdiçou.

A segunda etapa também começou mais devagar, sem maiores chances. Após lançamento, Keven quase fez gol contra e abriu vantagem para o CRB. Logo depois, Careca recebeu com chances e parou na defesa do goleiro João Paulo.

Aos 20', Celsinho acertou ótimo cruzamento, Nicolas Careca desviou de cabeça e a bola passou perto. Aos 32', Celsinho cruzou na direita, Careca apareceu na área de cabeça e fez o segundo gol da CRB e sacramentou a classificação.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

CRB 1 x 0 Moto Club
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Data/horário: 18 de novembro de 2021, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistente 1: Rogério de Oliveira Braga (PI)
Assistente 2: Márcio Iglésias Araújo Silva (PI)
Gols marcados: Jean Patrick (31'/1T) (1-0)
Cartões amarelos: Cleitinho (Moto Club)
CRB: Diogo Silva; Celsinho, Gum, Caetano (Páscoa - intervalo) e Romão (Alexandre Melo 35'/2T); Claudinei, Jean Patrick, Diego Torres (Renan Bressan 29'/2T); Jajá (Pablo Dyego 29'/2T), Émerson e Brandão (Careca - intervalo). Técnico: Allan Aal.
MOTO CLUB: João Paulo; Diego Renan, Keven, Anderson e Esquerdinha; Lucas Hulk, Márcio Diogo, Vander (Codó 37'/2T) e Henrique; Cleitinho (Gustavo 30'/2T)e Wallace Lima (Wanderley 34'/2T). Técnico: Marcinho.

Classificados para a fase de grupos 

Alagoas: CSA e CRB. 
Bahia: Atlético de Alagoinhas e Bahia. 
Ceará: Fortaleza, Ceará e Floresta. 
Maranhão: Sampaio Corrêa. 
Paraíba: Campinense e Botafogo. 
Pernambuco: Náutico e Sport. 
Piauí: Altos. 
Rio Grande do Norte: Globo e ABC. 
Sergipe: Sergipe. 

Fórmula da fase principal (a “Copa do Nordeste”)

O regulamento do Nordestão para a etapa principal será o mesmo pela 4ª vez seguida. No caso, os 16 times serão divididos em dois grupos de oito, com oito rodadas na primeira fase – os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B. Avançam os quatro melhores de cada chave, compondo o mata-mata, com quartas de final (jogo único), semifinal (jogo único) e final (ida e volta). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro