Copa do Nordeste 2022: Vitória perde nos penaltis e está fora da fase de grupos. CRB vira sobre Moto Club e está classificado. Confira quais são as 16 equipes da fase de grupos

 Botafogo-PB vê goleiro reserva brilhar nos pênaltis, elimina Vitória e garante vaga na fase de grupos


Emoção não faltou nesta quinta-feira (18), no Barradão, em Salvador, na definição do último classificado para a fase de grupos da Copa do Nordeste 2022. Jogando em casa, o Vitória abriu vantagem de dois gols no primeiro tempo contra o Botafogo-PB, mas levou o empate dos rivais na etapa final e a definição foi para os pênaltis. Quem levou a melhor foi o Belo, que venceu os baianos na marca da cal, graças ao goleiro reserva Paulo Gianezini, que foi decisivo para a conquista da classificação.

Leão foi quem começou à frente no placar e balançou as redes duas vezes no final do primeiro tempo. Aos 28 minutos, Raul Prata recebeu pela direita, bagunçou defensor do Botafogo, avançou dentro da área e soltou a bomba para fazer 1 a 0 no Barradão.

Três minutos mais tarde, os donos da casa ampliaram com Fernando Neto. O meio-campista recebeu cruzamento de Bruno Oliveira dentro da área e, de casca, estufou as redes mais uma vez e fez 2 a 0.

E quem pensava que a partida já estava decidida, se enganou. O segundo tempo foi de muita emoção, já que o Botafogo-PB foi buscar a desvantagem no placar.

A reação começou aos 18 minutos, com o zagueiro William Machado. Esquerdinha cobrou escanteio com perfeição, e o defensor testou firme para marcar o primeiro do Belo.

Quatro minutos mais tarde, os visitantes fizeram o 2 a 2 com Welton Felipe. Mais uma vez com participação de Esquerdinha, que soltou a bomba em direção ao gol e fez o goleiro Lucas Arcanjo deixar rebote. Foi então que o atacante aproveitou e estufou as redes.

Aos 28 minutos, Esquerdinha e Eduardo, do Vitória, se estranharam, e o jogador do Belo ficou caído no gramado. Os dois levaram cartão amarelo pela confusão.

No final do primeiro tempo, já nos acréscimos, o goleiro titular do Botafogo, Lucas Ferreira, desabou no chão e precisou ser substituído por Paulo Gianezini.

O placar se manteve empatado em 2 a 2, e como o jogo de ida terminou empatado em 1 a 1, a definição foi para os pênaltis.

As duas equipes começaram muito bem e acertaram todas as cinco primeiras cobranças. Nas alternadas, Paulo pegou a primeira cobrança, de Renan Luís, e logo em seguida foi dele a cobrança decisiva, que classificou o Belo para a fase de grupos, com vitória por 6 a 5.

O goleiro do Botafogo-PB foi o nome do jogo. Depois de entrar nos acréscimos, foi decisivo na disputa por pênaltis, pegando uma cobrança e ainda batendo a penalidade decisiva, que classificou os paraibanos.

Agora, o Botafogo-PB se junta a CRB, Floresta-CE e Sousa-PE entre os clubes classificados na eliminatória direto para a fase de grupos da Copa do Nordeste.

O próximo passo é o sorteio, que definirá os dois grupos formados por oito equipes em cada, na fase de grupos da competição. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final.

Já o Vitória, está eliminado e não disputará a competição em 2022. O clube baiano é o maior campeão, com quatro títulos da Copa do Nordeste.

Brigando contra o rebaixamento na Série B, o Vitória volta a campo na segunda-feira (22), às 18h, pela Série B, para confronto fora de casa contra o CRB. 

Já o Botafogo-PB, agora só volta a campo em 2022, a começar pela disputa do Campeonato Paraibano e também da Copa do Nordeste.

Ficha técnica:

Vitória 2 x 2 Botafogo-PB (5-6 Pen.)
GOLS: Vitória: Raul Prata (28' 1ºT) e Fernando Neto (31' 1ºT); Botafogo-PB: William Machado (18' 2ºT) e Welton Felipe (22' 2ºT).
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Thalisson Kelven, Wallace Reis e Roberto (Renan Luís); João Pedro, Eduardo, Bruno Oliveira (Alisson Santos) e Fernando Neto (Manoel); Fabinho (Cédric) e David. Técnico: Wagner Lopes.
BOTAFOGO-PB: Lucas Ferreira (Paulo Gianezini); Sávio, Daniel Felipe, Willian Machado e Tsunami; Tinga (Amaral), Pablo e Juninho (Esquerdinha); Welton Felipe, Luã (Marcos Aurélio) e Éderson (Cleyton). Técnico: Gerson Gusmão.

CRB reverte vantagem do Moto Club e se classifica na Copa do Nordeste

Foto: Francisco Cedrim / AscomCRB

Nesta quinta-feira (18), o CRB contou com o apoio da torcida para conseguir reverter o placar de 2 a 1, sofrido para o Moto Club no jogo de ida do Pré-Nordestão. A equipe fez um gol em cada tempo, com Jean Patrick e Nicolas Careca e garantiu a classificação para a próxima fase.

Pressionado e contando com o apoio da torcida para reverter o resultado negativo da primeira partida, o CRB começou a partida no campo de ataque, mas com muita lentidão para fazer transações.

Aos poucos, a torcida foi ficando impaciente e pressão em campo ficou maior. Aos 31', Guilherme Romão cruzou da esquerda, Jean Patrick apareceu livre e mandou para as redes. Logo depois, Jajá ficou cara a cara com o goleiro, mas chutou para fora. O camisa 11 ainda teve outras oportunidade, mas desperdiçou.

A segunda etapa também começou mais devagar, sem maiores chances. Após lançamento, Keven quase fez gol contra e abriu vantagem para o CRB. Logo depois, Careca recebeu com chances e parou na defesa do goleiro João Paulo.

Aos 20', Celsinho acertou ótimo cruzamento, Nicolas Careca desviou de cabeça e a bola passou perto. Aos 32', Celsinho cruzou na direita, Careca apareceu na área de cabeça e fez o segundo gol da CRB e sacramentou a classificação.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

CRB 1 x 0 Moto Club
Local: Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Data/horário: 18 de novembro de 2021, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistente 1: Rogério de Oliveira Braga (PI)
Assistente 2: Márcio Iglésias Araújo Silva (PI)
Gols marcados: Jean Patrick (31'/1T) (1-0)
Cartões amarelos: Cleitinho (Moto Club)
CRB: Diogo Silva; Celsinho, Gum, Caetano (Páscoa - intervalo) e Romão (Alexandre Melo 35'/2T); Claudinei, Jean Patrick, Diego Torres (Renan Bressan 29'/2T); Jajá (Pablo Dyego 29'/2T), Émerson e Brandão (Careca - intervalo). Técnico: Allan Aal.
MOTO CLUB: João Paulo; Diego Renan, Keven, Anderson e Esquerdinha; Lucas Hulk, Márcio Diogo, Vander (Codó 37'/2T) e Henrique; Cleitinho (Gustavo 30'/2T)e Wallace Lima (Wanderley 34'/2T). Técnico: Marcinho.

Classificados para a fase de grupos 

Alagoas: CSA e CRB. 
Bahia: Atlético de Alagoinhas e Bahia. 
Ceará: Fortaleza, Ceará e Floresta. 
Maranhão: Sampaio Corrêa. 
Paraíba: Campinense e Botafogo. 
Pernambuco: Náutico e Sport. 
Piauí: Altos. 
Rio Grande do Norte: Globo e ABC. 
Sergipe: Sergipe. 

Fórmula da fase principal (a “Copa do Nordeste”)

O regulamento do Nordestão para a etapa principal será o mesmo pela 4ª vez seguida. No caso, os 16 times serão divididos em dois grupos de oito, com oito rodadas na primeira fase – os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B. Avançam os quatro melhores de cada chave, compondo o mata-mata, com quartas de final (jogo único), semifinal (jogo único) e final (ida e volta). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Justiça do RJ ouve Suel, envolvido na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

PF prende suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco na manhã desta segunda (24)

Paulistão 2022: todos os visitantes venceram neste domingo. Confira os resultados e a classificação

Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta (20) com jogo às 4h: veja os horários dos jogos

Serie A: Fortaleza vence Juventude e conquista vaga inédita para a Libertadores. Atlético-GO vence Chape e está livre do rebaixamento. Faltando duas rodadas, confira a classificação

Baianão 2022: Em 'jogo de seis pontos', Vitória e Atlético de Alagoinhas se enfrentam no Barradão