Branco em SP e negro em NY: as diferenças e semelhanças do racismo nos EUA e no Brasil

 Supremacia branca e o colonialismo europeu atravessam o debate racial nos 2 países

Brasil foi último país da América a proibir a escravidão; racismo e violência ainda são cotidiano da população negra 133 anos depois               

Embora o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o vice Hamilton Mourão (PRTB) neguem a existência do racismo no Brasil, pesquisadores dos EUA apontam um quadro diferente. Tanto no país mais rico do mundo quanto no Brasil, a cor da pele, e como ela é lida pelo resto da sociedade, tem impactos profundos.

O sociólogo especialista em estudos africanos Tukufu Zuberi, professor da Universidade de Pensilvânia, avalia que até mesmo Mourão pode ser vítima da violência policial por sua cor da pele nos EUA: "Se ele [Mourão] vier aos Estados Unidos, ele pode facilmente ser jogado no chão e revistado, ou até colocado na cadeia."

Esse tratamento "diferenciado" oferecido a brancos e negros, nos Estados Unidos, também existe no Brasil. Apesar de os países terem lá suas particularidades, é preciso entender que a pauta pela justiça racial têm mais pontos convergentes que divergentes.

"Ambos foram colonizados por grupos de colonos europeus, que devastaram a população indígena, que exploraram a mão de obra africana e criaram sistemas de identidade racial para promover noções de supremacia branca", diz Zuberi.

Quem completa a ideia do colega é o professor de Estudos Africanos na Brown University, Barrymore Bogues. "Uma das principais conexões da pauta racial é a forma como a escravidão oriunda do colonialismo europeu colocou a inferioridade no cerne do racismo negro; e no cerne dessa inferioridade está a concepção de que os negros não têm história", afirma. 

Essa narrativa supremacista que apaga histórias de populações inteiras acaba por desumanizar esses grupos que ainda hoje vivem às margens da sociedade. "Não é por acaso que pessoas negras são assassinadas nas favelas do Brasil e assassinadas pela polícia americana. São corpos descartáveis para a estrutura racista de países colonizados pela supremacia branca", explica Bogues.

São essas camadas sobrepostas entre países e culturas diferentes que levam os especialistas a defender a internacionalização da luta racial. "O Brasil precisa aprender com o movimento negro africano, que precisa aprender com o movimento negro estadunidense, que precisa aprender com o Brasil. Todos os movimentos precisam voltar seus olhos para a África e entender sua história, porque senão a própria lógica do racismo pode nos confundir", defende Zuberi.


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