Garimpo ilegal no Rio Madeira é alvo de operação; 15 balsas são apreendidas

 300 balsas se dispersaram nesta sexta (26), após informações de que haveria uma operação federal de grande porte

A operação federal envolve equipes que entraram pelo rio, por meio de helicópteros e pelas estradas da região. Ao menos 15 embarcações foram apreendidas                                                       

Depois de aproximadamente duas semanas de prática ilegal de garimpo no Rio Madeira, na cidade de Autazes (AM), ao menos 15 balsas de garimpeiros foram apreendidas em uma operação federal, que teve início na madrugada deste sábado (27). Parte dos equipamentos está sendo queimada pela força-tarefa, que não tem data definida para ser encerrada.

A operação intitulada Uiara reúne servidores da Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Marinha e Aeronáutica. Os agentes são do Paraná, Brasília, Amazonas, Paraíba e Pará. 

O nome Uiara, escolhido para a ação, tem origem na língua tupi significa "mãe da água". Segundo informações de moradores locais, algumas embarcações começaram a deixar o local de mineração no dia anterior à chegada da fiscalização. 

Prática comum

O garimpo ilegal é prática comum na região, no entanto, a instalação da cidade flutuante se deu porque circulou entre os garimpeiros a informação de que haveria ouro naquele trecho específico. Autazes tem uma população de aproximadamente 41 mil pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fica a cerca de 110 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas.

Nesse tipo de atividade, o material coletado é filtrado e a água é devolvida ao rio. Além de ilegal, o trabalho realizado pelas dragas polui e impacta diretamente o meio ambiente e as comunidades ribeirinhas e indígenas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Justiça do RJ ouve Suel, envolvido na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

PF prende suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco na manhã desta segunda (24)

Paulistão 2022: todos os visitantes venceram neste domingo. Confira os resultados e a classificação

Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta (20) com jogo às 4h: veja os horários dos jogos

Serie A: Fortaleza vence Juventude e conquista vaga inédita para a Libertadores. Atlético-GO vence Chape e está livre do rebaixamento. Faltando duas rodadas, confira a classificação

Baianão 2022: Em 'jogo de seis pontos', Vitória e Atlético de Alagoinhas se enfrentam no Barradão