Juristas pedem no STF que Bolsonaro esclareça declarações sobre compra de vaga na Corte

 Presidente fez os comentários em entrevista à TV Jovem Pan News

Os juristas que assinam a ação solicitam que Bolsonaro informe se tem conhecimento acerca de pagamentos de propina                                          

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou uma interpelação judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) preste esclarecimentos sobre comentários feitos durante uma entrevista à TV Jovem Pan News.  

Na ocasião, Bolsonaro disse que “no passado, o cara que fazia contrato levava uma caixa de dinheiro embora, metia a caneta no contrato e passava para R$ 20, o pedágio. Assim que funcionava. Ou não era assim? (…) Pra mim é fácil: ‘manda um sapato número 43 para mim, meu número aqui, tá? Um beijo’. Sem problema. Chega o sapato número 43 cheio de notinha de cem verdinha dentro”.  

Em outro momento, o presidente questionou se as pessoas que estavam no local sabiam quanto custa uma vaga no Supremo Tribunal Federal. 

Os juristas que assinam a ação solicitam que Bolsonaro informe se tem conhecimento acerca de pagamentos de propina, se possui provas dos fatos e se em algum momento alguém exigiu algum tipo de pagamento em favor de algum candidato à vaga aberta no STF, desde julho deste ano, quando Bolsonaro assinou a aposentadoria de Marcos Aurélio Mello. 

"Os esclarecimentos são absolutamente necessários com o propósito de buscar informações detidas sobre a manifestação de Bolsonaro, visando eventual e futura apuração de possíveis violações legais, quer no âmbito da administração pública, quer nas esferas penais e civis", escreve a ABJD. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios