Congresso aprova PEC que inclui direito a sigilo de conversas por celular


O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (20) a Proposta de Emenda à Constituição 17 (PEC 17), que inclui a proteção de dados pessoais e mensagens trocadas por internet e celular no rol de direitos e garantias fundamentais do cidadão, reunidos no artigo 5º da Constituição Federal.

As mesmas garantias já haviam sido colocadas na Lei de Proteção de Dados, aprovada em agosto de 2020, mas agora adquirem força de cláusula pétrea constitucional.

A emenda já tinha sido aprovada na Câmara dos Deputados e não passa por sanção ou veto presidencial, assim entrando em vigor  logo após sessão solene de promulgação, em data ainda não marcada.

Agora, entre outras inclusões, constará entre as cláusulas pétreas da Constituição (que não podem ser alteradas por outra PEC) que é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo em caso de quebra de sigilo por ordem judicial.

A PEC também remete privativamente à União a função de legislar sobre o tema. Ou seja, estados e municípios não poderão criar leis que regulamentem a proteção de dados de pessoas trocados pela internet. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte