Congresso aprova PEC que inclui direito a sigilo de conversas por celular


O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (20) a Proposta de Emenda à Constituição 17 (PEC 17), que inclui a proteção de dados pessoais e mensagens trocadas por internet e celular no rol de direitos e garantias fundamentais do cidadão, reunidos no artigo 5º da Constituição Federal.

As mesmas garantias já haviam sido colocadas na Lei de Proteção de Dados, aprovada em agosto de 2020, mas agora adquirem força de cláusula pétrea constitucional.

A emenda já tinha sido aprovada na Câmara dos Deputados e não passa por sanção ou veto presidencial, assim entrando em vigor  logo após sessão solene de promulgação, em data ainda não marcada.

Agora, entre outras inclusões, constará entre as cláusulas pétreas da Constituição (que não podem ser alteradas por outra PEC) que é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo em caso de quebra de sigilo por ordem judicial.

A PEC também remete privativamente à União a função de legislar sobre o tema. Ou seja, estados e municípios não poderão criar leis que regulamentem a proteção de dados de pessoas trocados pela internet. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou