“Relação entre presidente e vice nunca foi simples”, diz Mourão

 Vice-presidente comentou notícias sobre escalada do desgaste entre ele e o presidente Jair Bolsonaro e negou renúncia


Em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira (23/8), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), disse que a relação entre presidente e vice “nunca foi simples”. O general foi questionado sobre informações veiculadas nos últimos dias, relacionadas ao aumento da tensão com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Não é uma relação simples, né, nunca foi, entre presidente e vice. Nós não somos os primeiros a vivermos esse tipo de problema, mas a gente sabe muito bem que ele conta com a minha lealdade acima de tudo, porque não abro mão dos valores que aprendi ao longo da minha vida – da lealdade, da honestidade, da integridade, da probidade. Então, ele pode ficar tranquilo sempre a meu respeito”, disse o vice-presidente, ao chegar em seu gabinete.

Escolhido para ser vice após dificuldade de Bolsonaro em encontrar um nome, Mourão tem sido alvo da artilharia do presidente e de parte da militância, nos últimos meses. O mandatário tem o excluído de reuniões ministeriais e feito, publicamente, comentários críticos ao general. Em julho, chegou a dizer que o vice “atrapalha um pouco” o governo, e o comparou a um cunhado indesejado.

“O Mourão faz o seu trabalho, tem uma independência muito grande. Por vezes aí atrapalha um pouco a gente, mas o vice é igual cunhado, né. Você casa e tem que aturar o cunhado do teu lado. Você não pode mandar o cunhado embora. Então, estamos com Mourão, sem grandes problemas, mas o cargo dele é muito importante para agregar aí… Dele, não, o cargo de vice é muito importante para angariar simpatias, quer seja para candidatura à Presidência, governador ou prefeito”, declarou Bolsonaro.

Segundo o jornal O Globo, incomodado com os ataques do presidente, o general chegou a falar em renúncia. Mourão, porém, nega. “Jamais, jamais fugi de missão. Não entrego os pontos”, disse ele, adicionando que fica “tranquilamente” até o fim do governo.

No dia em que blindados da Marinha desfilaram na Praça dos Três Poderes a pretexto de entregar um convite a Bolsonaro, Mourão se reuniu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

reunião foi na casa de Barroso, no bairro Lago Sul. Bolsonaro, que ficou sabendo do encontro antes mesmo de o general despedir-se do ministro, demonstrou incômodo com a situação.

Barroso tem sido atacado por Bolsonaro de forma reiterada, em razão de divergências em torno do sistema eleitoral brasileiro. O ministro atuou, junto a parlamentares, na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso, que foi rejeitada pela Câmara dos Deputados.

Na sexta-feira (20/8), Bolsonaro apresentou pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O documento foi levado por funcionários do Palácio do Planalto em nome de Bolsonaro, que assina a peça. O chefe de gabinete do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi o responsável por recebê-lo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios