Enem 2023: pedidos de isenção de pagamento e justificativa de ausência vão até esta sexta (28)

 Estudante isentos do pagamento que não compareceram no Enem 2022 devem justificar ausência para pedir a isenção em 2023

Para ser isento do pagamento o estudante deve apresentar o NIS da família inscrita no CadÚnico ou comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa -  Agência Brasil

Os estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição têm até esta sexta-feira (28) para enviar o pedido. A data também é prazo limite para aqueles que desejam justificar ausência na edição do Enem 2022. Os procedimentos devem ser feitos diretamente na Página do Participante.

Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023, os participantes que estiverem cursando neste ano a última série do ensino médio em qualquer modalidade de ensino público. Além disso, devem ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada de ensino.

É importante destacar que para ser isento o estudante deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, o que totaliza R$1.980. 

O estudante também pode comprovar a situação de vulnerabilidade socioeconômica informando o NIS, caso seja membro de família de baixa renda, inscrita no CadÚnico do Governo Federal.

Para solicitar isenção da taxa do Enem, o estudante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br). O acompanhamento dos procedimentos pode ser feito nesta mesma plataforma, inserindo o login único. 

No caso do estudante ter sido isento do pagamento em 2022 sem ter comparecido aos dois dias de prova, ele deve justificar a ausência para então estar apto a solicitar a isenção da taxa do Enem em 2023. 

Justificativa de ausência

Aqueles estudantes que desejam justificar a ausência na edição do Enem 2022 também devem acessar a Página do Participante e realizar o pedido pela plataforma. 

Vale destacar que só é necessária a justificativa de ausência se o participante tiver faltado os dois dias de prova no ano passado. 

O edital do Enem 2023 que trata das justificativas prevê alguns casos que são aceitos, como por exemplo assalto, furto, acidente de trânsito, realização de casamento ou união estável e morte na família. 

A documentação necessária para a justificativa deve estar legível, datada e assinada. Não serão aceitas autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios