Escritório do Conselho Nacional das Populações Extrativistas é atacado e roubado em Belém

 Dirigentes da entidade afirmam que denúncias de grilagem na região fizeram aumentar ameaças

Sede do CNS foi atacada e saqueada

Na madrugada deste sábado (22), a sede regional do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), em Belém (PA), foi atacada por pessoas armadas que invadiram o local e teriam agredido pessoas que dormiam no espaço.

De acordo com a denúncia feita pelo CNS, os criminosos teriam levado dinheiro, computadores, televisão e outros objetos da casa. O maior prejuízo foi o furto das antenas digitais, adquiridas através do projeto "Conexão Povos da Floresta", que seriam instaladas em terras indígenas e quilombolas.

Ainda de acordo com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas, os invasores teriam ameaçado retornar ao espaço caso a entidade insista nas denúncias de grilagem e conflitos de terras na região.

"Nos últimos três meses, o CNS tem percebido um aumento significativo de denúncias envolvendo ameaças a lideranças nos territórios. Tudo leva a crer que essas ameaças, inclusive, seriam uma consequência dos anúncios do governo federal de retomada da Amazônia", afirmou Dione Torquato, secretário-geral da entidade, em entrevista à Revista Cenarium.

O CNS informou que denunciará o ataque aos governos municipal, estadual e federal e pedirá que o espaço seja protegido por forças de segurança pública. "O CNS historicamente sempre defendeu a luta, a vida e a dignidade dos povos tradicionais, e continuará lutando", prometeu o dirigente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios