Movimentos populares brasileiros se encontram com ex-presidente equatoriano Rafael Correa em SP

 Centrais sindicais, organizações estudantis, entidades da sociedade civil e pesquisadores participarão do debate

Ex-presidente equatoriano foi vítima de lawfare

Representantes de movimentos populares do Brasil se reúnem nesta quinta-feira (30) com o ex-presidente equatoriano Rafael Corrêa, em São Paulo. O encontro terá participação de integrantes de centrais sindicais, organizações estudantis e entidades da sociedade civil, além de pesquisadores.

O líder político equatoriano é vítima de um caso reconhecido internacionalmente como de lawfare - ou seja, uma perseguição política e judicial. Ele foi condenado a oito anos de prisão em seu país de origem. Atualmente, vive na Bélgica, na condição de exilado político.

"O lawfare foi aplicado nos últimos anos aos diferentes líderes progressistas que não conseguiram derrotar nas urnas: Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai, Equador. Isso não é casualidade, faz parte da estratégia", disse o ex-presidente durante live em maio do ano passado. 

Correa e seu vice, Jorge Glas, foram acusados de receber financiamento indevido de campanha por meio de repasses financeiros de construtoras. Além da ordem de prisão, eles tiveram os direitos políticos suspensos por 25 anos. Glas chegou a ser preso, mas conseguiu habeas corpus. 

O objetivo do encontro desta quinta é fazer um debate sobre o andamento dos processos políticos latino-americanos. Correa presidiu o Equador entre os anos de 2007 e 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulistão 2022: todos os visitantes venceram neste domingo. Confira os resultados e a classificação

Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta (20) com jogo às 4h: veja os horários dos jogos

Justiça do RJ ouve Suel, envolvido na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

Baianão 2022: Vitória e Atlético de Alagoinhas não saem do zero no Barradão. Hoje é a vez do Bahia. Confira

Série A: Juventude vence Bragantino e complica o Bahia. Fla vence Ceará e adia título do Galo. De olho na Libertadores, América-MG vence Chape. Cuiabá perde para o Palmeiras e continua correndo riscos

Justiça adia julgamento de indenização de fotógrafo que perdeu o olho por tiro da PM

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal