Defensoria tenta impedir na Justiça que prefeitura de SP desvie recursos da moradia popular

 Ricardo Nunes quer que recursos do fundo, usados para moradia popular, sejam destinados à pavimentação de vias

"Por que Ricardo Nunes não pode asfaltar e recapear vias na cidade com os recursos do caixa ", pergunta a bancada do PSOL na Câmara

O Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo, da Defensoria Pública de São Paulo, denunciou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), à Justiça, através de uma ação civil pública, em que pede a suspensão da tramitação do Projeto de Lei (PL) que muda as regras de uso dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).

O PL, de autoria de Nunes, determina que o recapeamento e pavimentação de vias públicas no município de São Paulo sejam feitos com recursos do Fundurb, fundo de R$ 2 bilhões, que é mantido e utilizado para a construção de moradias populares, obras contra enchente, saneamento e melhorias no transporte público.

Na ação, os defensores alertam para os riscos do projeto de Ricardo Nunes para os paulistanos mais pobres, que dependem dos recursos do Estado para a garantia de direitos básicos.

“Ocorre que o projeto de lei alterador visa retirar essa neutralização, rendendo azo ao esvaziamento dos recursos destinados à promoção do direito à moradia adequada da população de baixa e média-baixa renda, franqueando o sequestro destes para a promoção de outros interesses, por vezes mais relacionados à população de média-alta e alta renda, como infraestrutura viária”, afirma a Defensoria.

Aprovado com o Plano Diretor de São Paulo, o Fundurb só pode ter suas regras de utilização dos recursos alteradas se houver discussão pública, com a Câmara dos Vereadores e a população, não por imposição do Executivo.

Em nota, a liderança do PSOL na Câmara dos Vereadores questionou a mudanças das regras. “A prefeitura tem cerca de R$ 35 bilhões em caixa. Por que Ricardo Nunes não pode asfaltar e recapear vias na cidade com os recursos do caixa e deixar os recursos do Fundurb livres para serem utilizados para aquilo que foi originalmente planejado?”  

De olho nas eleições de 2024, Nunes quer ampliar a capacidade de recapeamento das vias paulistanas. O atual prefeito aparece apenas em quarto lugar, em pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas, em 28 de fevereiro, para a corrida pela Prefeitura, com 8%. O pleito é liderado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que aparece com 32%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

Estaduais 2023: muitos gols no sábado e muitos jogos nesse domingo pelos estaduais Brasil afora. Confira

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata