Sérgio Cabral propõe comparecimento virtual à Justiça para provar que está no Rio

 Ex-governador é advertido por juiz que argumenta que pedido não é previsto em lei e se tornaria "a benesse das benesses"

Em meio à polêmica, desde que saiu da prisão, em dezembro, Cabral tem um perfil ativo no Instagram, onde acumula mais de 15 mil seguidores

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, está propondo uma nova maneira de cumprir a determinação da Justiça que o obriga a comparecer ao Fórum para comprovar que está no Rio de Janeiro: ele propõe que seja feito de forma remota, pela internet, ao invés de ir pessoalmente ao local.

A 5ª Câmara Criminal do Rio determinou que Cabral compareça em juízo até o dia 10 de cada mês, para informar e justificar suas atividades.

A defesa, por sua vez,  alegou que a prisão domiciliar impossibilita o cumprimento da medida de comparecimento mensal em juízo e pediu que seja feito virtualmente. A prisão domiciliar do ex-governador já foi revogada, portanto, não há motivo para que Cabral não compareça pessoalmente à Justiça.

Mesmo em liberdade, o ex-governador está obrigado a cumprir medidas cautelares, como usar tornozeleira eletrônica, entregar o passaporte e comparecer mensalmente diante do juiz.

Reportagem publicada pelo portal G1 afirma que Cabral não compareceu ao fórum neste mês. No entanto, em resposta à reportagem, Cabral postou nas redes sociais o termo de comparecimento com sua assinatura datada no dia 13 de março. 

Em meio à polêmica, desde que saiu da prisão, em dezembro, Cabral tem um perfil ativo no Instagram, onde acumula mais de 15 mil seguidores. Na rede, ele fala sobre a experiência dos seis anos que passou na cadeia e também sobre seu dia a dia.

"A benesse das benesses"

Na última segunda-feira (27), segundo o G1, o juiz Vítor Moreira Lima advertiu o ex-governador. Escreveu que o pedido de comparecimento virtual, além de não previsto em lei, se tornaria "a benesse das benesses".

O juiz disse ainda que se todos os réus não comparecessem mais ao juízo para comprovar sua obediência às medidas impostas, apenas o fazendo virtualmente, seria o fim do objetivo da própria lei, que é para todos.

Sérgio Cabral chegou a ter 23 condenações em processos decorrentes da Operação Lava Jato, com penas que chegaram a somar 425 anos de prisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

Estaduais 2023: muitos gols no sábado e muitos jogos nesse domingo pelos estaduais Brasil afora. Confira

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula