Nível do Rio Acre continua subindo e preocupa moradores de Rio Branco

 Outros estados do Norte e do Nordeste também estão sendo afetados por fortes chuvas nas últimas horas

Na quinta-feira(23), o rio ultrapassou a cota de segurança, que é de 14 metros

O estado do Acre segue registrando fortes chuvas nas últimas horas. O nível do Rio Acre continua subindo e preocupa os moradores de Rio Branco. Nas últimas 24 horas, foram registrados 60 milímetros de chuva. Segundo dados da Defesa Civil, o rio amanheceu nesta segunda-feira com 16,74 metros, 32 centímetros a mais do que foi registrado na medição anterior, realizada no domingo (27) às 6 horas. 

Na quinta-feira (23), o rio ultrapassou a cota de segurança, que é de 14 metros. As fortes chuvas registradas nos últimos dias atingiram cerca de 30 mil moradores da capital acreana. Cerca de 1,9 mil pessoas estão desabrigadas e, segundo os cálculos das autoridades locais, aproximadamente quatro mil estão desalojadas. 

Rio Branco registrou, desde quinta-feira, 260 milímetros de chuva, bem próximo da quantidade esperada para o mês inteiro. Outras três cidades do estado decretaram estado de emergência. São elas: Assis Brasil, Brasilândia e Epitaciolândia. 

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, e Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, estiveram no estado. Ele sobrevoaram áreas alagadas, anunciaram a liberação de R$ 1,4 milhão para ajuda humanitária e chegaram a apontar que o governo estuda a publicação de um decreto que permita aplicar o estado de emergência permanente em pelo menos mil municípios classificados como mais vulneráveis aos eventos extremos climáticos. 

Além do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará e Tocantins registraram problemas em razão das fortes chuvas no final de semana. No Ceará, uma cratera se abriu na rodovia CE-384, que liga a cidade de Mauriti até a Paraíba. Dois carros caíram no buraco e sete pessoas ficaram feridas. 

No Amazonas, casas foram levadas pela enxurrada e duas crianças foram soterradas após deslizamento de barranco. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira (27) novos alertas. A previsão é de mais chuvas pelas próximas horas, com estimativas de 50 milímetros para capital. O governador do estado, Wilson Lima, anunciou que deve reassentar cerca de 200 famílias atingidas pelas chuvas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou