Nível do Rio Acre continua subindo e preocupa moradores de Rio Branco

 Outros estados do Norte e do Nordeste também estão sendo afetados por fortes chuvas nas últimas horas

Na quinta-feira(23), o rio ultrapassou a cota de segurança, que é de 14 metros

O estado do Acre segue registrando fortes chuvas nas últimas horas. O nível do Rio Acre continua subindo e preocupa os moradores de Rio Branco. Nas últimas 24 horas, foram registrados 60 milímetros de chuva. Segundo dados da Defesa Civil, o rio amanheceu nesta segunda-feira com 16,74 metros, 32 centímetros a mais do que foi registrado na medição anterior, realizada no domingo (27) às 6 horas. 

Na quinta-feira (23), o rio ultrapassou a cota de segurança, que é de 14 metros. As fortes chuvas registradas nos últimos dias atingiram cerca de 30 mil moradores da capital acreana. Cerca de 1,9 mil pessoas estão desabrigadas e, segundo os cálculos das autoridades locais, aproximadamente quatro mil estão desalojadas. 

Rio Branco registrou, desde quinta-feira, 260 milímetros de chuva, bem próximo da quantidade esperada para o mês inteiro. Outras três cidades do estado decretaram estado de emergência. São elas: Assis Brasil, Brasilândia e Epitaciolândia. 

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, e Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, estiveram no estado. Ele sobrevoaram áreas alagadas, anunciaram a liberação de R$ 1,4 milhão para ajuda humanitária e chegaram a apontar que o governo estuda a publicação de um decreto que permita aplicar o estado de emergência permanente em pelo menos mil municípios classificados como mais vulneráveis aos eventos extremos climáticos. 

Além do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará e Tocantins registraram problemas em razão das fortes chuvas no final de semana. No Ceará, uma cratera se abriu na rodovia CE-384, que liga a cidade de Mauriti até a Paraíba. Dois carros caíram no buraco e sete pessoas ficaram feridas. 

No Amazonas, casas foram levadas pela enxurrada e duas crianças foram soterradas após deslizamento de barranco. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira (27) novos alertas. A previsão é de mais chuvas pelas próximas horas, com estimativas de 50 milímetros para capital. O governador do estado, Wilson Lima, anunciou que deve reassentar cerca de 200 famílias atingidas pelas chuvas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Paulistão 2023: Corinthians só empata. Hoje tem Choque-Rei no Allianz. Confira

Estaduais 2023: muitos gols no sábado e muitos jogos nesse domingo pelos estaduais Brasil afora. Confira

Pistoleiros atacam indígenas Pataxó, na Bahia. Famílias deixam suas casas para se esconder na mata

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula