Copa do Nordeste: semifinais com clássico acontece nesta quarta-feira (29)
Fortaleza x Ceará - Clássico por vaga na final da Copa do Nordeste
Clássico-Rei acontecerá pela terceira vez em 2023
Na noite desta quarta-feira, à partir de 21h30, na Arena Castelão, valendo vaga para a final da Copa do Nordeste, Fortaleza e Ceará protagonizam mais um capítulo da história do Clássico-Rei. Tricolores e alvinegros realizam ótimas campanhas na “Lampions League” e buscam mais um título.
O ganhador encara o vencedor de Sport e ABC, que jogam a outra semifinal em Recife-PE. O Estado do Ceará tem quatro títulos na competição. O Ceará levou o título de 2015 (venceu o Bahia nas finais, 1 a 0 e 2 a 1), e em 2020 (3 a 1 e 1 a 0 no mesmo Bahia); o Fortaleza tem também dois títulos: 2019 (duplo 1 a 0 no Botafogo-PB),e 2022 (1 a 1 e 1 a 0 no Sport). Portanto, quem se classificar vai poder lutar pelo tricampeonato da competição.
DUELO ESTRANGEIRO
A semifinal da Copa do Nordeste reunirá no banco de reservas um duelo entre dois treinadores estrangeiros. O argentino Juan Pablo Vovojda está desde 2021 no Leão, com 141 jogos e 71 vitórias.
O paraguaio Gustavo Morinigo foi contratado nesta temporada pelo Ceará e foram 18 jogos e 12 vitórias. Foram dois clássicos-rei que eles se enfrentaram. No Cearense o paraguaio levou a melhor, 2 a 1 e na Copa do Nordeste outra vitória de Morinigo, 2 a 0, construindo assim uma “escrita” curta de vitórias contra o argentino.
Na temporada de 2023, Morinigo totalizou em 18 jogos, com 12 vitórias, quatro empates e duas derrotas, 40 gols pró e 17 sofridos; sob o comando do argentino, o Fortaleza fez 20 jogos, com 13 vitórias, dois empates e cinco derrotas, 41 gols pró e 13 contra.
VERBA GORDA
A premiação para quem passar será de R$ 1,3 milhão no mínimo – valor que receberá o vice do torneio. Mas se for campeão a premiação é de R$ 2 milhões.
DÚVIDAS NO LEÃO
O Fortaleza vem para esse clássico com pelo menos uma dúvida. Um dos artilheiros na temporada, com quatro gols em 14 jogos (57 jogos em 2022 e marcou 14 gols), o atacante argentino Silvio Romero, 34 anos, sentiu dores da região posterior da coxa direita.
Além dele, o treinador argentino Juan Pablo Vovojda tem outros problemas, todos no DM do Leão: Pedro Rocha se recupera de uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo; Lucas Esteves trata um estiramento muscular na coxa; o goleiro João Ricardo cuida de uma lesão muscular; Guilherme busca se recuperar de um estiramento muscular na panturrilha. A boa notícia que Tinga faz a transição do DM para o camp e poderá ficar pelo menos no banco. O zagueiro Brítez cumpriu suspensão no jogo anterior e volta ao time.
“Eu estou contente com os jogadores que estão no elenco. Depois podemos somar um, dois jogadores a mais. Mas eu tenho que manter meu foco nos jogadores que estão neste momento porque eles estão respondendo”, disse Vovojda.
VOZÃO FAZ TREINO ABERTO
Como é de praxe antes dos clássicos, o Ceará abriu seu último treino para o torcedor que lotou seu CT nesta terça-feira, depois da vitória por 3 a 1 contra o Sergipe domingo na partida das quartas da Copa do Nordeste. O lateral-direito Warley que saiu durante o jogo com o Sergipe, poupado e com dores.
Ele concedeu entrevista nesta terça-feira: “O clássico significa uma final para a gente, encaramos como uma final. Vamos focados e fortes mentalmente. O mando de campo é deles, mas não vai interferir em nada. Temos que jogar com inteligência para buscar a vitória”, enfatizou o lateral. Morínigo terá a volta de Vitor Gabriel, que cumpriu suspensão diante do Sergipe.
“Para a torcida, a imprensa, os jogadores e nós, é uma festa (o clássico). Esperamos que siga sendo uma festa e que não ocorra coisas desagradáveis fora. Temos que lembrar que é futebol e a rivalidade é sempre dentro de campo. Que tenhamos atenção e entusiasmo, com todo respeito que sempre tratamos nossos adversários”, disse o treinador.
NÚMEROS
Na fase de classificação o Fortaleza foi o segundo colocado no grupo A com 19 pontos em oito jogos com 18 pontos, seis vitórias e duas derrots, 15 gols pró e cinco contra, atrás somente do Sport com 19 pontos.
O Ceará foi o líder do grupo B com 16 pontos em oito jogos com cinco vitórias, um empate e duas derrtas, 16 gols pró e 11 contra. Nas quartas-de-finais o Fortaleza venceu o Ferroviário por 4 a 0 e o Ceará fez 3 a 1 no Sergipe.
Sport e ABC fazem a outra semifinal em Recife-PE
Sport x ABC se enfrentam às 21h30 desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em confronto único pela semifinal da Copa do Nordeste de 2023. Em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis.
O Sport chega embalado às semifinais após ter a melhor campanha da primeira fase - com 19 pontos e 79% de aproveitamento - e golear o CRB por 4 a 0 nas quartas, também na Ilha. O time vive sequência de nove partidas de invencibilidade sob comando de Enderson Moreira, e na fase de grupos bateu o adversário desta quarta em casa por 2 a 0.
O ABC é o "intruso" nestas semifinais do Nordestão e espera surpreender. Para este reencontro na Ilha do Retiro, Fernando Marchiori vai precisar mexer no time que venceu o Náutico por causa da lesão sofrida por Walfrido. O Alvinegro também perdeu o atacante Paulinho Moccelin, ex-Sporr, que pediu desligamento do clube.
Sem problemas para a partida, o técnico Enderson Moreira repete a escalação titular que vem acumulando vitórias na temporada e goleou o CRB nas quartas de final.
Provável escalação: Renan; Eduardo, Sabino, Rafael Thyere e Igor Cariús; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Labandeira, Luciano Juba e Vagner Love.
Sem o volante Walfrido, vetado pelo departamento médico, Marchiori deve escalar Daniel ao lado de Wellington Reis. Em proposta mais cautelosa, o treinador alvinegro também pode sacar Maycon Douglas no ataque e reforçar a marcação com a entrada do volante Bruno Lima ou do zagueiro Walber.
Provável escalação: Simão, Alemão, Richardson, Afonso e Márcio Azevedo; Daniel, Wellington Reis e Raphael Luz; Maycon Douglas (Bruno Lima), Felipe Garcia e Fábio Lima.
Comentários
Postar um comentário