Chuvas trazem medo e alerta para o interior do Ceará; Senador Pompeu e Milhã ficaram alagadas
Um homem está desaparecido depois de pular do carro para escapar da enxurrada em Senador Pompeu
O governador Elmano de Freitas (PT) esteve Senador Pompeu, município a cerca de 270 quilômetros de Fortaleza, visitando as áreas alagadas pela chuva torrencial que caiu na região, durante a madrugada. O município decretou estado de calamidade pública. De acordo com a Funceme, foram 105 milímetros de chuva entre às 7h do domingo e às 7h desta segunda-feira.
Elmano também visitou o município de Milhã, que está em estado de emergência. Lá, a chuva de 130 milímetros sangrou o açude Jatobá, que antes de domingo estava com menos da metade da sua capacidade hídrica.
"São muitas tarefas, mas agora é hora de muito trabalho e é para isso mesmo que estamos nos cargos que nós estamos. Para quando o povo precisar, nós estarmos juntos", pontuou o governador.
Por conta dos alagamentos, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) bloqueou um trecho da CE-166, que liga Senador Pompeu a Piquet Carneiro. Um servidor da prefeitura de Piquet Carneiro está desaparecido depois de pular do carro para escapar da enxurrada que invadiu a pista. A mulher que estava com ele também pulou do veículo e foi resgatada de barco, agarrada nas árvores. Ela foi encaminhada ao hospital e passa bem.
O distrito de Codiá amanheceu ilhado e moradores foram resgatados de residências próximas à barragem do açude Patu, que sangrou depois de 12 anos. A família da comerciante Reneuda Mariano ficou presa no sítio que fica às margens da barragem e só foi resgatada hoje pela manhã. "Resgataram meus pais, meu irmão e uma pessoa que trabalha com a gente. Tá todo mundo bem e abrigado na casa de parentes", diz a comerciante.
A chuva também deixou Codiá sem luz durante toda a manhã. A energia só foi restabelecida por volta das 14h. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão atuando nos resgates. O prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (PDT) pediu que famílias da zona rural deixem as casas. "Quem mora em áreas de risco, peço que saiam de casa. Estamos em estado de calamidade, nós não temos nada a comemorar hoje. A sangria do Rio Patu era um sonho de 12 anos, mas pelas circunstâncias, só nos leva preocupação", lamentou.
Cariri
Na região do Cariri, dois veículos foram engolidos por uma cratera aberta na CE-384, que liga o município de Mauriti ao estado da Paraíba. Sete pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança. Elas foram encaminhadas para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.
Em Porteiras a chuva foi de 116 milímetros e o município entrou em estado de alerta, depois que uma barreira de contenção caiu atingindo casas na região.
Comentários
Postar um comentário