Esther Dweck e Nelson Barbosa serão julgados por pedaladas no governo Dilma

 TCU pede a condenação de Dweck e Barbosa 


Esther Dweck 

O Tribunal de Contas da União (TCU) irá julgar a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o diretor do BNDES Nelson Barbosa, nesta quarta-feira (29), por responsabilidade nas pedaladas fiscais que culminaram no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação de ambos com a inelegibilidade para cargos públicos por cinco anos. Se as denúncias forem aceitas, Dweck e Barbosa terão de ser afastados de seus cargos atuais.

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira defende que Dweck, que na época era secretária de Orçamento Federal, teve participação dolosa na edição dos decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional. Na época, Nelson Barbosa era ministro do Planejamento e também responsável pelos decretos.

"Ao ver do MP de Contas, essa conduta revela mais que um erro grosseiro, com grave inobservância do dever de cuidado. Trata-se, em verdade, de uma conduta dolosa, com perfeita consciência de que uma condição exigida estava sendo frontalmente descumprida", argumenta Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulistão 2022: todos os visitantes venceram neste domingo. Confira os resultados e a classificação

Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta (20) com jogo às 4h: veja os horários dos jogos

Justiça do RJ ouve Suel, envolvido na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

Baianão 2022: Vitória e Atlético de Alagoinhas não saem do zero no Barradão. Hoje é a vez do Bahia. Confira

Série A: Juventude vence Bragantino e complica o Bahia. Fla vence Ceará e adia título do Galo. De olho na Libertadores, América-MG vence Chape. Cuiabá perde para o Palmeiras e continua correndo riscos

Justiça adia julgamento de indenização de fotógrafo que perdeu o olho por tiro da PM

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Copa do Brasil: Santos goleia a Juazeirense na Vila Belmiro e conquista grande vantagem por vaga nas quartas

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA