Esther Dweck e Nelson Barbosa serão julgados por pedaladas no governo Dilma
TCU pede a condenação de Dweck e Barbosa
Esther Dweck
O Tribunal de Contas da União (TCU) irá julgar a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o diretor do BNDES Nelson Barbosa, nesta quarta-feira (29), por responsabilidade nas pedaladas fiscais que culminaram no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação de ambos com a inelegibilidade para cargos públicos por cinco anos. Se as denúncias forem aceitas, Dweck e Barbosa terão de ser afastados de seus cargos atuais.
O procurador Júlio Marcelo de Oliveira defende que Dweck, que na época era secretária de Orçamento Federal, teve participação dolosa na edição dos decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional. Na época, Nelson Barbosa era ministro do Planejamento e também responsável pelos decretos.
"Ao ver do MP de Contas, essa conduta revela mais que um erro grosseiro, com grave inobservância do dever de cuidado. Trata-se, em verdade, de uma conduta dolosa, com perfeita consciência de que uma condição exigida estava sendo frontalmente descumprida", argumenta Oliveira.
Comentários
Postar um comentário