Governo Bolsonaro bloqueou 1.075 perfis nas redes sociais

 Gestão de Lula afirma que não baniu nenhum usuário das redes e que estuda forma de reverter exclusões

Jair Bolsonaro

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), os três perfis que representam a Presidência da República no Facebook, Twitter e Instagram bloquearam 1.075 perfis de usuários. A informação foi levantada via Lei de Acesso à Informação (LAI), pelo coletivo Fiquem Sabendo.  

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda uma forma de reverter os bloqueios feitos pela gestão anterior nos perfis @govbr, @secomvc e @planalto.

O atual governo também informou que nenhum bloqueio foi feito desde que Bolsonaro deixou a presidência da República. Na resposta da LAI, o nome dos perfis bloqueados não foi informado, sob alegação de que são informações pessoais.

O pedido foi registrado pela Fiquem Sabendo depois da Controladoria-Geral da União (CGU) decidir, atendendo pedido de Lula, pela revisão de sigilos da gestão Bolsonaro, o que incluía desbloquear os perfis de pessoas bloqueadas em redes sociais institucionais do governo.

“O exame sobre a relação de perfis bloqueados – e não apenas da motivação para a sua exclusão –, desse modo, pode indicar padrões discriminatórios na conduta de agentes públicos, motivo pelo qual não se deve restringir o acesso a essas informações, com base na proteção da informação pessoal”, escreveu o órgão em um parecer encomendado pela própria Presidência da República.

Os perfis bloqueados não conseguem interagir com as contas oficiais da Presidência da República nas redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte