Governo Bolsonaro bloqueou 1.075 perfis nas redes sociais

 Gestão de Lula afirma que não baniu nenhum usuário das redes e que estuda forma de reverter exclusões

Jair Bolsonaro

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), os três perfis que representam a Presidência da República no Facebook, Twitter e Instagram bloquearam 1.075 perfis de usuários. A informação foi levantada via Lei de Acesso à Informação (LAI), pelo coletivo Fiquem Sabendo.  

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda uma forma de reverter os bloqueios feitos pela gestão anterior nos perfis @govbr, @secomvc e @planalto.

O atual governo também informou que nenhum bloqueio foi feito desde que Bolsonaro deixou a presidência da República. Na resposta da LAI, o nome dos perfis bloqueados não foi informado, sob alegação de que são informações pessoais.

O pedido foi registrado pela Fiquem Sabendo depois da Controladoria-Geral da União (CGU) decidir, atendendo pedido de Lula, pela revisão de sigilos da gestão Bolsonaro, o que incluía desbloquear os perfis de pessoas bloqueadas em redes sociais institucionais do governo.

“O exame sobre a relação de perfis bloqueados – e não apenas da motivação para a sua exclusão –, desse modo, pode indicar padrões discriminatórios na conduta de agentes públicos, motivo pelo qual não se deve restringir o acesso a essas informações, com base na proteção da informação pessoal”, escreveu o órgão em um parecer encomendado pela própria Presidência da República.

Os perfis bloqueados não conseguem interagir com as contas oficiais da Presidência da República nas redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou