Governo deve lançar programa nacional para produção de alimentos saudáveis em maio

 Intenção é incentivar produção sem agrotóxicos e conter a queda na diversidade do que é plantado no Brasil

MST é um dos exemplos de luta pela valorização da agroecologia no Brasil

A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fernanda Machiaveli, informou que o governo federal pretende lançar um programa para a produção de alimentos saudáveis em todo o território nacional. O anúncio foi feito durante o seminário “Direito Humano à Alimentação Adequada, Agroecologia e Saúde: políticas públicas de futuro”, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a nova política será oficializada em maio, na apresentação do Plano Safra de 2023.

A intenção é garantir mais incentivos à produção orgânica, sem agrotóxicos e agroecológica, que é majoritariamente protagonizada pela agricultura familiar no Brasil. O governo também pretende reverter a redução da diversidade do que é produzido no Brasil.

Nos últimos anos, o país tem diminuído a área destinada a alimentos tradicionais da cultura culinária nacional, como o feijão, o arroz e a mandioca. Do outro lado, aumenta o espaço para commodities como soja, milho, cana e carne.

Em entrevista para a Agência Brasil, Machiaveli disse que o programa "terá uma visão de estímulo à produção de um alimento saudável, que vem da agroecologia, da agricultura familiar, que é produzido de forma sustentável e saudável".

Ela informou ainda que o governo federal atua para reestruturar a política nacional do setor. Na semana passada, um grupo de trabalho foi montado para reconstituir a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, com prazo de 45 dias.

O comitê interministerial de Agroecologia também está em processo de reconstituição e deve ter uma primeira reunião nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte