Governo deve lançar programa nacional para produção de alimentos saudáveis em maio

 Intenção é incentivar produção sem agrotóxicos e conter a queda na diversidade do que é plantado no Brasil

MST é um dos exemplos de luta pela valorização da agroecologia no Brasil

A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fernanda Machiaveli, informou que o governo federal pretende lançar um programa para a produção de alimentos saudáveis em todo o território nacional. O anúncio foi feito durante o seminário “Direito Humano à Alimentação Adequada, Agroecologia e Saúde: políticas públicas de futuro”, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a nova política será oficializada em maio, na apresentação do Plano Safra de 2023.

A intenção é garantir mais incentivos à produção orgânica, sem agrotóxicos e agroecológica, que é majoritariamente protagonizada pela agricultura familiar no Brasil. O governo também pretende reverter a redução da diversidade do que é produzido no Brasil.

Nos últimos anos, o país tem diminuído a área destinada a alimentos tradicionais da cultura culinária nacional, como o feijão, o arroz e a mandioca. Do outro lado, aumenta o espaço para commodities como soja, milho, cana e carne.

Em entrevista para a Agência Brasil, Machiaveli disse que o programa "terá uma visão de estímulo à produção de um alimento saudável, que vem da agroecologia, da agricultura familiar, que é produzido de forma sustentável e saudável".

Ela informou ainda que o governo federal atua para reestruturar a política nacional do setor. Na semana passada, um grupo de trabalho foi montado para reconstituir a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, com prazo de 45 dias.

O comitê interministerial de Agroecologia também está em processo de reconstituição e deve ter uma primeira reunião nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulistão 2022: todos os visitantes venceram neste domingo. Confira os resultados e a classificação

Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta (20) com jogo às 4h: veja os horários dos jogos

Justiça do RJ ouve Suel, envolvido na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

Série A: Juventude vence Bragantino e complica o Bahia. Fla vence Ceará e adia título do Galo. De olho na Libertadores, América-MG vence Chape. Cuiabá perde para o Palmeiras e continua correndo riscos

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Serie A: Fortaleza vence Juventude e conquista vaga inédita para a Libertadores. Atlético-GO vence Chape e está livre do rebaixamento. Faltando duas rodadas, confira a classificação

Justiça adia julgamento de indenização de fotógrafo que perdeu o olho por tiro da PM

Estaduais 2022: no Piauiense, Flamengo perde novamente e está na lanterna. Confira