Ministério da Justiça determina que PF apure assassinatos de Marielle e Anderson Gomes

 Flávio Dino afirma que objetivo é "ampliar a colaboração federal com as investigações sobre a organização criminosa"

Defensora dos direitos humanos e ativista feminista, Marielle Franco segue como inspiração nas lutas políticas -  AFP

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a abertura de inquérito da Polícia Federal (PF) para investigar as mortes da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, assassinados em 2018.

Pelo Twitter, o ministro da pasta, Flávio Dino, afirmou que o objetivo é ampliar a colaboração do poder federal sobre as investigações. O crime completará cinco anos no próximo dia 14 de março.

Na última semana, Dino se reuniu com o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, e anunciou uma força-tarefa para garantir o avanço das investigações sobre o crime. Os dois acusados de execução, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, estão presos desde 2019, mas os mandantes nunca foram identificados.

Marielle e Anderson foram mortos na noite de 14 de março de 2018. A vereadora retornava para casa, levada pelo motorista, após participar de um evento no centro do Rio de Janeiro. O carro foi abordado no bairro do Estácio, também na região central da cidade, e alvejado. Marielle levou quatro tiros, e o motorista, três.

A assessora Fernanda Chaves, que também estava no veículo mas não foi atingida pelas balas, afirmou que nunca foi ouvida nas investigações até aqui. Ela foi recebida por Dino no Ministério da Justiça na primeira semana do ano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário da Defesa viaja 60 vezes e bate recorde de uso de verba com passagens: R$ 527 mil

Baianão 2022: Vitória só empata e beneficia Barcelona de Ilhéus. Jacupa é goleado pelo Bahia e acaba a invencibilidade. Confira

Série B: Cruzeiro empata e continua próximo à zona da degola. Brusque vence e sai do Z4. Vitória só empata e continua no desespero. Ponte perde e continua perigando

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Série D: em partida de ida pelas semifinais, Goleiro pega pênalti e Campinense arranca empate com Atlético-CE

Copa Verde 2023: hoje se decide os finalistas.

Guerra na Ucrânia faz preço do ouro subir e estimula retomada de garimpo ilegal no Pará

Ditadura nunca mais!

Para conter preço dos combustíveis, Senado aprova PL que cria auxílio e fundo de estabilização

MEI: primeira contribuição do ano vence quarta-feira (22), com novos valores: veja o que mudou