Litoral de SP teve maior volume de chuva já registrado no país; 40 pessoas estão desaparecidas

 Região registra 36 mortes, 1.730 desalojados e 766 desabrigados até a noite desta segunda-feira

São Sebastião foi o município mais afetado pelas chuvas do final de semana, 36 pessoas morreram na cidade - Foto: Prefeitura de São Sebastião

Entre sábado (18) e domingo (19), o litoral norte registrou 682 milímetros de chuva, marca jamais alcançada na história do país. Em 2022, Petrópolis (RJ) choveu 530 milímetros em 24 horas. Antes, o maior índice havia sido registrado em Florianópolis (SC), em 1991, com acumulado de 400 mm em apenas um dia, de acordo com o governo de São Paulo.

Boletim divulgado na noite desta segunda-feira (20) informa que, ao todo, são 1.730 desalojados, 766 desabrigados, 40 desaparecidos e 36 mortos, sendo 35 em São Sebastião e um em Ubatuba. De acordo com o portal g1, o número de mortes já é de 40, mas a informação ainda não foi confirmada pelas autoridades. 

Mais de 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, realizam os trabalhos de busca desde a madrugada de domingo.

Ainda de acordo com o Palácio dos Bandeirantes, equipes da Polícia Civil e da Superintendência da Polícia Técnico Científica trabalham na identificação das vítimas e na elaboração dos trabalhos de Polícia Judiciária.

Por conta do alto número de feridos, o governo acionou outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da Capital, que estão recebendo parte das vítimas dos deslizamentos de encostas e alagamentos.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediu aos turistas e moradores do litoral norte que não tentem abandonar as cidades em direção à capital. Diversos trechos das rodovias de acesso ao município de São Paulo estão completa ou parcialmente interditadas.

A rodovia Mogi-Bertioga, principal ligação entre o litoral norte e a capital paulista, está completamente interditada desde o quilômetro 82, por rompimento de tubulação. Nos quilômetros 90 e 91, houve queda de barreiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios