Chuva no litoral norte de SP: saiba como ajudar as famílias desabrigadas

 Sociedade civil organiza campanhas de solidariedade para ajudar as vítimas das chuvas que atingiram a região

Centenas de pessoas estão desalojadas e desabrigadas na cidade de São Sebastião, litoral

As chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo entre sábado (18) e domingo (19) deixaram pelo menos 36 mortos, 1.730 desalojados e 766 desabrigados até a tarde desta segunda-feira (20). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) se reuniram nesta segunda-feira (20) na cidade de São Sebastião, a mais afetada.

Além da liberação de R$ 2 milhões pelo governo federal e de R$ 7 milhões pelo estadual, a região acumula iniciativas da sociedade civil para o auxílio imediato das pessoas atingidas por deslizamentos de terra e bloqueios de estradas.

Confira abaixo como ajudar as vítimas:


Fundo de Solidariedade da cidade de São Sebastião, a mais afetada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo, está recebendo doações para auxiliar as vítimas / Reprodução


O Instituto Verdescola e Instituto Conservação Costeira estão arrecadando itens essenciais para as vítimas da chuva no litoral norte de SP; doações por pix também são aceitas / Reprodução


A Cáritas da Paróquia São Sebastião está arrecadando doações via pix para os atingidos pelas chuvas e deslizamentos de terra na cidade / Reprodução


Fundo Social tem pontos de recebimento de doações em toda a cidade de São Sebastião / Reprodução


Socorro paras as vítimas

A Secretaria de Estado da Saúde informa que 13 adultos e cinco crianças vítimas das chuvas são atendidas no Hospital Regional do Litoral Norte. Deste total, cinco estão em estado grave e 11 estáveis e dois receberam alta. 

De acordo com o governo, 14 helicópteros estão à disposição para o transporte das tropas aos locais de difícil acesso, bem como a remoção de vítimas e corpos. São mais de 500 pessoas envolvidas nas atividades de busca, reconhecimento e auxílio às vítimas, entre servidores das forças de segurança e resgate do governo de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários. 

Além deles, 104 técnicos da Sabesp seguem trabalhando para o restabelecimento dos sistemas de abastecimento de água no Litoral Norte e Baixada Santista. Em São Sebastião e Ilhabela, 33 caminhões tanque da companhia realizam o abastecimento emergencial até a regularização total dos sistemas. A produção de água na Barra do Una (Sistema Cristina) foi retomada parcialmente com 62 litros por segundo. Equipes da Sabesp trabalham para reparar a estação de captação de água em Maresias. Em Caraguatatuba, e Ubatuba, os sistemas de abastecimento estão em processo de recuperação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro