Moro propõe Corte Nacional Anticorrupção e causa revolta nas redes: "Vai punir juiz ladrão?"

 Deputado e personalidades foram às redes sociais criticar sugestão de ex-ministro de Bolsonaro: "Tribunal de exceção"

Ex-juiz deu declaração em entrevista ao jornal Correio Braziliense publicada neste domingo (5)                                                

O pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) disse que uma de suas medidas caso seja eleito nas eleições do próximo ano será a criação de uma Corte Nacional Anticorrupção.

A declaração revoltou congressistas da oposição e personalidades. Nas redes sociais, o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro foi acusado de propor um "tribunal de exceção" no país e questionado se a Corte puniria "juizes ladrões".

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense publicada neste domingo (5), o ex-juiz disse que é preciso "pensar um pouco fora da caixinha" para aprimorar o combate do Judiciário contra os "poderosos".

"Temos que pensar formas para aprimorar o combate à corrupção, inclusive nas cortes de Justiça. Por isso, no nosso projeto, que estamos apresentando, propomos a criação de uma corte nacional anticorrupção", afirmou o ex-ministro de Justiça e Segurança Nacional do governo Bolsonaro.

Uma das manifestações contrárias à proposta foi feita por Sérgio Tuthill Stanícia, doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, a sugestão é "uma besteira".

Stanicia criticou um dos elementos citados por Moro na entrevista: o de que a Corte Nacional Anticorrupção contaria com "os melhores servidores e os melhores magistrados".

"[É besteira] A ideia de 'atrair para a corte nacional anticorrupção os melhores servidores e os melhores magistrados'. Partindo do pressuposto de que dê para selecionar “os melhores”, que tipo de juízo de valor é esse que elege a “corrupção” como a matéria que merece esse tipo de prioridade?".

"São tantas matérias essenciais: criminal, infância e juventude, trabalhista, previdenciária, eleitoral, ambiental. Tirar os “melhores” dessas áreas para focar em “corrupção” significa deixar os “piores” para julgar as outras", prosseguiu.

"Moro quer nessa corte aqueles “comprometidos”, propensos a condenar, atropelando as regras se preciso, como ele próprio", explicou Stanicia.

Entre os críticos, estão o youtuber Felipe Neto, o ator José de Abreu, o jornalista Ricardo Noblat e o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO).

Leia as publicações:


Comentários

  1. Só a denunciada como escória da Sociedade se pronunciou. Esses que defendem os corruptos e atacam quem quer o bem do País.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Bolsonaro investiu R$ 17 mi em renda fixa enquanto recebia quantia equivalente via Pix, aponta Coaf

Bolsonaro vai depor à PF sobre trama golpista com Marcos do Val e Daniel Silveira

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

CPMI é suspensa após confusão protagonizada pelo Éder Mauro, que não faz parte da comissão

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Copa do Brasil 2022: quatro partidas pelos jogos de ida da 3ª fase acontecem esta noite. Coelho, Bahia, Cruzeiro e Flu entram em campo. Confira

Copa do Brasil 2022: São Paulo e Cruzeiro vencem e avançam. CSA elimina Paysandu com goleada. Altos, Tombense e Brasiliense, como visitantes, vencem nos pênaltis. Tocantinópolis também avança. Hoje se conhece os 3 últimos classificados. Confira

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte