Gilmar Mendes defende responsabilização de agentes públicos por omissão em casos de enxurradas

 Feita pelo Twitter, manifestação toca questões enfrentadas pela Bahia, que tem 136 municípios em situação de emergência

gilmar mendes
Manifestação de Gilmar Mendes endossa coro por maior responsabilização de agentes públicos diante de catástrofes ambientais e sociais              

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a existência de uma norma de punição de atores da administração pública por casos de omissão em contextos de calamidade, como o que a Bahia enfrenta hoje. O estado tem 136 municípios em situação de emergência por conta das enchentes que atingiram especialmente o Extremo Sul, deixando 60 cidades debaixo d’água, segundo o governo local.

“Os desastres na Bahia reiteram a importância de termos uma lei de responsabilidade social com métricas objetivas de atenção básica às comunidades em áreas de risco e um regime claro de responsabilidade dos gestores públicos. É hora de tratar essa agenda com prioridade”, sustentou Gilmar Mendes nesta quarta-feira (29), via Twitter.

A enxurrada na Bahia já deixou um rastro de 21 mortos e mais de 471 mil pessoas atingidas, sendo 34.163 delas desabrigadas e 42.929 desalojadas, por exemplo. Há ainda 358 feridos.  Os dados são compilados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que monitora a situação das cidades. 

O desastre provocou uma onda de manifestações de solidariedade, que vão desde iniciativas de doação de alimentos e outros produtos até posicionamentos oficiais de autoridades. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, por exemplo, soltou nota nesta quarta (29) lamentando o ocorrido.

“Reafirmamos o nosso compromisso com a oferta de uma Justiça rápida e eficiente para responder a todos os anseios e questionamentos que vierem a ser apresentados pelo povo baiano, com vistas à pronta retomada da normalidade, pois tudo passa, mas eterna é a misericórdia de Deus”, disse o ministro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Serie A: Fortaleza vence Juventude e conquista vaga inédita para a Libertadores. Atlético-GO vence Chape e está livre do rebaixamento. Faltando duas rodadas, confira a classificação

Justiça do RJ ouve Suel, envolvido na morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

PF prende suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco na manhã desta segunda (24)

Paulistão 2022: todos os visitantes venceram neste domingo. Confira os resultados e a classificação

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta (20) com jogo às 4h: veja os horários dos jogos

Baianão 2022: Em 'jogo de seis pontos', Vitória e Atlético de Alagoinhas se enfrentam no Barradão

Estaduais 2022: no Piauiense, Flamengo perde novamente e está na lanterna. Confira