Lula venceria no 1º turno com 56% dos votos válidos, diz pesquisa Ipec

 Levantamento mostra petista na liderança da disputa pela Presidência da República nas eleições de 2022

Ex-presidente tem 27 pontos percentuais de vantagem em relação a Bolsonaro                                                          
   
Uma pesquisa Ipec, divulgada nesta terça-feira (14), mostra que o ex-presidente Lula (PT) ganharia no 1º turno se as eleições presidenciais fossem hoje. Nos dois cenários testados, o petista não precisaria de 2º turno para chegar ao Palácio do Planalto em 2022.

Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 56% das intenções de voto nos dois cenários. Levando em conta brancos, nulos e indecisos, o levantamento aponta que o petista está 27 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro varia de 21% a 22% e o ex-juiz Sergio Moro tem desempenho tímido: oscila de 6% a 8%.

Em setembro, um estudo eleitoral feito pelo Ipec também mostrou possibilidade de vitória de Lula no 1º turno, mas com desempenho levemente inferior. A empresa afirma, contudo, que os dados não podem ser comparados com pesquisas anteriores em virtude da mudança dos nomes testados.

Leia os números:

Cenário 1

Lula (PT): 48%;
Jair Bolsonaro (PL) : 21%;
Sergio Moro (Podemos): 6%;
Ciro Gomes (PDT): 5%;
André Janones (Avante): 2%;
João Doria(PSDB): 2%;
Cabo Daciolo (Brasil 35): 1%;
Simone Tebet (MDB): 1%;
Alessandro Vieira (Cidadania): 0%;
Felipe d’Ávila (NOVO): 0%;
Leonardo Péricles (UP): 0%;
Rodrigo Pacheco (PSD): 0%;
Brancos / Nulos: 9%;
Não sabem / Não responderam: 5%.

Cenário 2

Lula: 49%;
Bolsonaro: 22%;
Sergio Moro: 8%;
Ciro Gomes: 5%;
João Doria: 3%;
Brancos/nulos: 9%;
Não sabe/não respondeu: 3%

O levantamento do Ipec foi feito de 9 a 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisa Futura mostra estabilidade

Uma pesquisa feita pela Futura Inteligência por encomenda do banco digital ModalMais também divulgada nesta terça-feira (14) mostra que Lula segue com larga vantagem, mas precisaria de 2º turno para vencer o pleito.

O estudo aponta que o petista lidera todos os cenários no 1º e no 2º turno. Bolsonaro apresentou estabilidade, enquanto o terceiro colocado, Moro (Podemos), teve queda.

No cenário de 1º turno com mais nomes testados, Lula marca 37,9% das intenções de voto contra 30,6% de Bolsonaro e 9,8% de Moro. Na sequência, estão Ciro, com 6,4%, e Doria (PSDB), com 3,3%. Os outros nomes têm menos de 1%.

No estudo anterior produzido pelas mesmas empresas de pesquisa, Moro já aparecia com dois dígitos, variando de 11,9% a 13,6%.


Cenário 1 - Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022, segundo pesquisa Modalmais/Futura / Reprodução


Cenário 2 - Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022, segundo pesquisa Modalmais/Futura / Reprodução


Cenário 3 - Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022, segundo pesquisa Modalmais/Futura / Reprodução


Cenário 4 - Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022, segundo pesquisa Modalmais/Futura / Reprodução


No 2º turno, Lula tem 50,8%das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro. A pesquisa anterior estimava vitória do petista por 49,7% a 38,4%. As variações ocorreram dentro da margem de erro.

O levantamento ainda aponta que o petista também derrotaria Moro por 48,9% a 30,5%; Ciro, por 47,7% a 21,3%; e Doria, por 50,7% a 16%.

Foram entrevistadas, por telefone, 2.000 pessoas entre 7 e 13 dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta. Saiba como solicitar

Em Itacaré, Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Governo cria comitê interministerial para enfrentar tragédia Yanomami

Lula em Roraima: "Não vai mais existir garimpo ilegal"

Série A: Galo visita Bahia e pode ser campeão brasileiro hoje. Grêmio tenta respirar recebendo o São Paulo. Athletico-PR e Cuiabá jogam para fugir do Z4. Sport, rebaixado, recebe a visita do Fla

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional para proteger Esplanada dos Ministérios

TSE manda redes sociais retirarem ‘fake news’ de Damares Alves contra Lula

Estaduais 2023: outras 7 competições tiveram partidas nesta quinta-feira. Confira

Lula exonera servidores de saúde indígena

Lula troca comando do Exército treze dias após ataques em Brasília