Em sessão marcada por acenos conservadores, André Mendonça passa no primeiro teste no Senado

 Placar da votação na CCJ foi de 18 votos a 9; pauta será votada no plenário da Casa ainda nesta quarta-feira (1º)

André Mendonça foi sabatinado por cerca de 8 horas pela CCJ antes da votação de sua indicação                                         

Após sabatina ocorrida nesta quarta-feira (1º), no Senado, o nome do ex-ministro da Justiça e ex-advkgado-geral da União André Mendonça foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) como indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os parlamentares chancelaram  a proposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) por um placar de 18 votos a nove. Não houve abstenções.

A votação de indicados à Corte é secreta, por isso não é possível identificar o posicionamento de cada senador. Esse foi o primeiro teste de Mendonça na Casa, que ainda precisa avaliar a indicação no plenário, onde o tema será votado ainda nesta quarta.  

O ex-ministro carece do apoio de 41 dos 81 membros do Senado para ter um aval final que lhe leve definitivamente à cadeira antes ocupada pelo ministro Marco Aurélio Mello no STF.  

Mendonça chegou à sabatina após um longo percurso marcado pela resistência política de parte dos senadores ao nome do ex-ministro. Após ser indicado por Bolsonaro, ele chegou a ficar 100 dias na geladeira até que o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), promovesse de fato a audiência, que se deu entre afagos de evangélicos bolsonaristas e algumas chispas com parlamentares contrários ao nome do ex-AGU. 

A mensagem presidencial nº 36/2021, que oficializou a indicação do nome de Mendonça por parte de Bolsonaro, chegou ao Senado em 18 de agosto.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios