Lula segue com larga vantagem; Bolsonaro e Moro oscilam negativamente, diz pesquisa Ipespe

 Levantamento mostra que ex-presidente segue na frente e poderia ganhar pleito no 1º turno considerando a margem de erro

Petista segue na dianteira com chances de vencer eleição no 1º turno, aponta levantamento                                                       

O ex-presidente Lula (PT) aumentou a vantagem na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto em 2022, de acordo com pesquisa Ipespe divulgada nesta segunda-feira (20). O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) oscilaram negativamente.

Considerando os três pontos percentuais da margem de erro da pesquisa, Lula poderia ganhar a eleição no 1º turno, caso o pleito fosse hoje. O resultado é similar aos números de pesquisas divulgadas pelo Datafolha e pela CNT/MDA, na quinta-feira (16), e também pelo Ipec na terça-feira (14). Os três estudos apontam chance de vitória no 1º turno.


Evolução das pesquisas eleitorais feitas pelo Ipespe para as eleições presidenciais de 2022 / Reprodução/Ipespe 

No levantamento estimulado, segundo o Ipespe, o petista tem 44% das intenções de voto, contra 24% de Bolsonaro. Moro aparece com 9% e Ciro Gomes (PDT) tem 7%. Na sequência, estão João Doria, do PSDB (3%), Felipe D'Ávila, do Novo (1%), e Rodrigo Pacheco, do PSD (1%). Indecisos, nulos e brancos correspondem a 12%.

Em outros cenários, com mais nomes considerados, Lula também tem grande vantagem na liderança. O ex-presidente tem 43% dos votos, contra 23% de Bolsonaro. Moro, Ciro e Doria permanecem iguais ao outro cenário. Cabo Daciolo, Simone Tebet e Alessandro Vieira ficam com 1% e Felipe D'Ávila cai para 0%.

Em caso de segundo turno, Lula vence todos os adversários. Bolsonaro, por sua vez, perde para todos.


Evolução das pesquisas eleitorais feitas pelo Ipespe para o 2º turno das eleições presidenciais de 2022 / Reprodução/Ipespe

A pesquisa foi realizada no período de 14 a 16 de dezembro de 2021 com 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram telefônicas. Até novembro, as pesquisas Ipespe eram divulgadas em parceria com a corretora de investimentos XP. Desde então, a empresa de pesquisa divulga os levantamentos por conta própria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série B: Cruzeiro perde em pleno Mineirão e se complica. Botafogo vence e toma vice-liderança. Ponte ganha e respira. Veja a classificação

Série B: Avaí busca entrar no G4 contra o Londrina nesta tarde. CRB quer se manter no G4, visitando o Náutico. Vila enfrenta o Operário, querendo se afastar ainda mais do Z4. Coritiba quer se distanciar mais na liderança, contra o Confiança

Desespero em Gaza: população tenta se proteger após ultimato de Israel

Mais de 700 crianças palestinas morreram em ataques a Gaza, afirma porta-voz da Unicef

Série D: Atlético Cearense, Caxias, Campinense e Ferroviária saem na frente nas oitavas de final

Série D: pelas oitavas de final, dois empates e duas vitórias pelo placar mínimo marcaram as partidas de hoje. Próximo final de semana se decide quem vai às quartas.

Série D: mais quatro confrontos encerram as partidas de ida das oitavas de final

Controlada pelo centrão, Câmara atrasa e enfraquece propostas do governo para aumentar impostos sobre ricos

Políticos de Israel são hostilizados nas ruas e 56% da população quer afastamento de atual presidente

35 anos da Constituição Federal de 1988?