Greve nacional dos trabalhadores da Receita Federal tem início nesta segunda-feira (27)

 Servidores estão insatisfeitos porque o orçamento público aprovado para 2022 cortou verbas destinadas à instituição

A decisão de entrar em greve foi tomada em uma assembleia geral dos trabalhadores com quase 4,3 mil participantes
A decisão de entrar em greve foi tomada em uma assembleia geral dos trabalhadores com quase 4,3 mil participantes                 

Os servidores da Receita Federal aprovaram o início de uma greve nacional da categoria para esta segunda-feira (27). Eles estão insatisfeitos com o orçamento público aprovado para o ano que vem, que cortou verbas destinadas para a instituição.

Além disso, o texto aprovado no Congresso Nacional não prevê recursos para reajustar os salários dos funcionários da instituição. Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pratica aberta campanha pelo reajuste no salário de agentes policiais. 

A decisão de entrar em greve foi tomada em uma assembleia geral dos trabalhadores com quase 4,3 mil participantes. Segundo o Sindifisco, entidade sindical que representa os trabalhadores da Receita, quase 100% dos servidores apoiaram a paralisação.

Os trabalhadores da Receita também manifestaram apoio aos funcionários que estão entregando seus cargos na instituição. Desde o dia 15 de dezembro, auditores de todo o país estão abrindo mão das funções de chefia em protesto contra a falta de reajuste. Essa mobilização se acelerou com a aprovação do Orçamento 2022 no Congresso Nacional sem a previsão de recursos para os servidores da Receita Federal.

Nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que um reajuste aos funcionários da instituição teria um impacto pequeno nas contas públicas, e que o Ministério da Economia poderia ter incluído essa previsão no orçamento do ano que vem.

Segundo o Sindifisco, mais de 700 postos de chefia foram entregues na instituição, até o momento, em protesto contra os cortes no orçamento. Com a greve que começa na segunda-feira, os servidores da Receita vão fazer operação padrão nas aduanas, com exceção a alguns tipos de cargas, como medicamentos e insumos da saúde. A paralisação não deve afetar o trânsito de quem está em viagem internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Roberto Barroso assume presidência do STF na próxima quinta-feira (28)

Após ofício desnecessário do Ministério da Defesa, TSE permite análise de códigos-fonte

PF faz buscas contra general por participação no 8 de janeiro; militar integrou gestão de Pazuello no Ministério da Saúde

Governo quer usar Copa Feminina para trazer evento ao Brasil em 2027

Justiça determina indenização de R$ 1 milhão para filho de Genivaldo, morto em Sergipe por agentes da PRF em 'câmara de gás

Justiça torna réu preparador físico do Universitario-PER por racismo, mas decide pela soltura

SERIE B: NÁUTICO VENCE E MANTÊM O TOPO E VASCO SÓ EMPATA

Após declaração de guerra por Israel, número de mortes se aproxima da casa dos milhares

Após derrota no STF, senadores ruralistas protocolam PEC para validar tese do marco temporal

Governo anuncia pacote para aumentar crédito para estados e municípios