Serie A: Fortaleza vence Juventude e conquista vaga inédita para a Libertadores. Atlético-GO vence Chape e está livre do rebaixamento. Faltando duas rodadas, confira a classificação

 Segue na Série A! Atlético-GO vence Chapecoense e se aproxima de classificação para a Sul-Americana

Atlético-GO bateu a Chapecoense nesta sexta-feira (Foto: divulgação / Twitter Chapecoense)
Entrando na reta final do Brasileirão, a já rebaixada Chapecoense enfrentou o Atlético-GO na noite desta sexta-feira, na Arena Condá, em Chapecó. Apesar de um duelo sem grandes chances, o Dragão marcou no final do jogo, venceu por 1 a 0, e se aproximou da zona de classificação à competições continentais.

Precisando dos três pontos para garantir a permanência na Série A, o Atlético-GO começou com as jogadas de ataque. Aos 2, Rickson arriscou de fora da área, mas o goleiro João Paulo fez a defesa.

O Dragão voltou a aparecer pouco tempo depois. Aos 10, Janderson cobrou uma falta, mandando por cima da barreira e levando perigo. Contudo, a bola foi para tiro de meta.

Ainda na bronca, os visitantes apareceram pouco tempo depois. Em jogada aos 15, Marlon Freitas aproveitou a agilidade e finalizou de fora da área, mandando para fora.

Após uma sequência de sustos, o Dragão baixou o ritmo. Contudo, seguiu chegando ao ataque. Janderson e Rickson tentaram. Porém, acabaram esbarrando na defesa ou na má finalização.

Depois de inúmeras chegadas do Atlético, a Chape conseguiu aparecer. Após bola na área, aos 33, sobrou para Bruno Silva. No entanto, o goleiro Fernando Miguel foi mais rápido e ficou com a bola.

Aos 45, nova chance para os mandantes. Lima pegou uma sobra e mandou forte, mas a bola explodiu em Éder. Com isso, as duas equipes foram para o intervalo com o placar zerado.

Apesar dos minutos iniciais da segunda etapa começarem com poucos perigo, o Atlético-GO conseguiu aparecer aos 15. Na jogada, Marlon Freitas finalizou com uma bomba, mas mandou para fora.

Após algumas trocas em ambas as equipes, poucas chances, de fato, foram criadas. Aos 27, a Chape até conseguiu aparecer com perigo. Na jogada, Rodriguinho aproveitou que Fernando Miguel estava adiantado e tentou encobrir o goleiro. Contudo, a bola foi para fora.

Depois de inúmeras tentativas, o Dragão enfim conseguiu abrir o placar da Arena Condá. Aos 42, Arthur Henrique recebeu na área e tentou o cruzamento. No entanto, a bola encobriu o goleiro João Paulo, morrendo no fundo das redes.

Fortaleza vence o Juventude no Castelão pelo Brasileirão e garante vaga histórica na Libertadores

Fortaleza venceu o Juventude no Castelão e confirmou sua vaga na próxima Libertadores (Fernando Alves/ECJuventude)

O histórico dia 3 de dezembro de 2021 jamais irá sair da cabeça do torcedor do Fortaleza. Depois de viver um martírio com direito a oito anos na Série C do Brasileirão, entre 2010 e 2017, o Leão do Pici, campeão da Série B de 2018, confirmou, na noite desta sexta-feira, sua vaga na próxima edição da Libertadores da América.

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, a equipe chegou aos 55 pontos e vai disputar o torneio continental em 2022. O gol foi marcado pelo argentino Depietri. A duas rodadas para o fim do campeonato, o Fortaleza é o 5º colocado, e segue lutando para terminar entre os quatro primeiros colocado - está um ponto atrás do Corinthians, 4º. A situação do Juventude, por sua vez, segue alarmante: é o 15º, com 43, três a mais que o Bahia, que abre a zona de rebaixamento.

Os dois times voltam a campo na segunda-feira. O Juventude viaja para encarar o São Paulo, às 19h. Já o Fortaleza visita o Cuiabá, às 20h. Ambas as partidas são válidas pela 37ª rodada do Brasileirão Série A.

Os primeiros minutos na Arena Castelão foram totalmente do Fortaleza. Logo nos movimentos iniciais, Éderson obrigou Douglas a cair no canto esquerdo para espalmar. No rebote, a bola foi alçada na área, e Robson cabeceou com desvio.

Chamado para avaliar o lance devido a um toque no braço do zagueiro do Juventude, Bruno Arleu de Araújo acabou pegando falta de ataque antes da bola bater na mão. Mais tarde, Robson voltou a levar perigo quando saiu cara a cara com Douglas, mas, de esquerda, pegou mal na bola.

A parte intermediária do primeiro tempo continuou mostrando o Fortaleza mais afim de conseguir a vitória em casa. Entretanto, o Juventude montou uma barreira na frente da sua área, evitando todas as investidas do time da casa.

Na sua melhor chance, o Leão do Pici chegou em um lançamento de Matheus Vargas, que encontrou Yago Pikachu aparecendo como elemento surpresa na área adversária, mas a finalização foi fraca e parou nas mãos de Douglas.

O Juventude praticamente não jogou ao longo da primeira etapa. Quando a equipe conseguiu sair um pouco do campo de defesa, errou nos últimos passes no ataque e sequer conseguiu levar algum perigo para o gol defendido por Marcelo Boeck.

Do outro lado, se não estava conseguindo com os seus atacantes, o Fortaleza quase marcou com uma ajuda do adversário. David levou para o fundo e cruzou rasteiro. Robson tentou completar de carrinho, mas não alcançou. Ao tentar cortar de esquerda, Michel Macedo pegou mal e quase mandou contra o próprio gol.

O intervalo fez bem ao Juventude. O time gaúcho voltou mais ligado no jogo e levou perigo nos lances individuais de Sorriso, que apareceu mais para o confronto. A primeira grande chance veio em um cruzamento escorado pelo atacante, que encontrou Jadson. O meia finalizou por cima do gol.

Apesar do reinício apático, o Fortaleza levou muito perigo quando conseguiu finalizar. Pikachu invadiu a área e cruzou para Robson. O atacante finalizou, e Douglas fez a defesa. Na sequência da jogada, Osvaldo chegou ao fundo e cruzou rasteiro para nova intervenção do arqueiro.

O Juventude seguiu ligado no jogo e mostrou uma postura ainda mais diferente. Com Sorriso permanecendo como protagonista, Michel Macedo levantou na cabeça do atacante, que cabeceou no canto, mas Boeck fez milagre.

Depois do susto, o Fortaleza tentou esfriar o ânimo do confronto e conseguiu por um período. Aos 28 minutos, em bola alçada na área, o desvio veio na primeira trave, mas Ricardo Bueno não conseguiu completar para o gol.

Vendo a parte ofensiva sofrer para criar algo, Vojvoda mexeu no time. Apesar disso, os visitantes continuaram levando perigo e acertaram a trave em cruzamento de Chico, que encontrou Vitor Mendes. Na sobra, Sorriso errou o alvo.

Em saída errada de Douglas e erro de domínio de Vitor Mendes, Depietri, que havia entrado nas mexidas de Vojvoda, aproveitou o vacilo e estufou as redes, marcando o gol da vitória do Fortaleza.

CLASSIFICAÇÃO 

1°) Atlético-MG, 81pts (Campeão);
2°) Flamengo, 71pts;
3°) Palmeiras, 62pts;
4°) Corinthians, 56pts;
5°) Fortaleza, 55pts;
6°) Bragantino, 53pts;
7°) Fluminense, 51pts;
8°) América-MG, 49pts, 12 vitórias;
9°) Ceará, 49pts, 11 vitórias;
10°) Internacional, 48pts;
11°) Atlético-GO, 47pts;
12°) Santos, 46pts;
13°) Athletico-PR, 45pts, 13 vitórias;
14°) São Paulo, 45pts, 10 vitórias;
15°) Juventude, 43pts, 10 vitórias;
16°) Cuiabá, 43pts, 9 vitórias;
17°) Bahia, 40pts;
18°) Grêmio, 39pts;
19°) Sport, 34pts (rebaixado);
20°) Chapecoense, 15pts (rebaixado).

Verde = Libertadores fase de grupos 
Azul = Pré Libertadores 
Laranja = Sul-Americana 
Vermelho = Zona de rebaixamento 

Próximas rodadas

Domingo- 16h- Fonte Nova- Bahia x Fluminense 
Domingo- 16h- Itaquerão- Corinthians x Grêmio 
Domingo- 16h- Mineirão- Atlético-MG x Bragantino 
Domingo- 19h- Arena Castelão- Ceará X América MG 
Segunda- 19h- Morumbi- São Paulo x Juventude 
Segunda- 19h- Arena da Baixada- Athletico-PR x Palmeiras 
Segunda- 20h- Arena Pantanal-  Cuiabá x Fortaleza 
Segunda- 20h- Maracanã- Flamengo x Santos 
Segunda- 20h- Beira-Rio- internacional x Atlético-GO 
Segunda- 21h- Arena Condá- Chapecoense x Sport 

Quinta- 21h30- Arena Castelão- Fortaleza x Bahia 
Quinta- 21h30- Antônio Accioly- Atlético-GO x Flamengo 
Quinta- 21h30- Allianz Park- Palmeiras x Ceará 
Quinta- 21h30- Maracanã- Fluminense x Chapecoense 
Quinta- 21h30- Independência- América MG x São Paulo 
Quinta- 21h30- Nabizão- Bragantino x Internacional 
Quinta- 21h30- Ilha do Retiro- Sport x Athletico-PR 
Quinta- 21h30- Alfredo Jaconi- Juventude x Corinthians 
Quinta- 21h30- Arena Grêmio- Grêmio x Atlético-MG 
Quinta- 21h30- Vila Belmiro- Santos x Cuiabá 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agronegócio quer derrubar proibição do paraquate, agrotóxico que pode causar Parkinson e câncer

Copa do Nordeste 2023: Bahia e Atlético de Alagoinhas são derrotados. Confira

STF volta a julgar porte de maconha em agosto

Pernambucano 2023: Sport e Petrolina abrem as semifinais nesta tarde

Sisu: prazo para matrícula e inscrição na lista de espera termina nesta terça (8)

“Se não fosse o SUS...”: documentário fala sobre a saúde pública atuando contra a pandemia

Libertadores 2022: Fluminense vence o Olimpia e abre boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai

Enchentes em SP: Ermelino Matarazzo vai à Justiça por tratamento igual ao de bairro rico

General da reserva é alvo da 'Lesa Pátria', mas nega à PF participação em atos golpistas

Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre acusações de Tacla Duran contra Moro